Artistas estão chateados com Blue Archive por ‘usar IA’ Será??

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Blue Archive
© Blue Archive

Uma ilustração da franquia “Blue Archive” virou tema de discussão nas redes sociais depois que fãs notaram um erro peculiar: um dos personagens tinha seis dedos na mão direita. Essa descoberta desencadeou uma onda de críticas à franquia, com acusações de possível uso de Inteligência Artificial (IA) na criação das ilustrações.

De cima para baixo, os erros apontados são: (1) O arco torrii é absurdamente longo horizontalmente; (2), O telhado da segunda casa parece flutuante, não há paredes; (3) A mão direita de Tsubaki parece fundir-se com a madeira no polegar; (4) A mão direita tem seis dedos.

Blue Archive
©Blue Archive

Adicionar mais dedos do que os corretos é um erro comum associado à Inteligência Artificial que gera ilustrações. Isso levou os internautas a questionarem se o “Blue Archive” estava usando IA para reduzir custos no processo de design.

A polêmica ganhou força porque as IAs geradoras de imagens têm sido alvo de críticas constantes, vistas por alguns como uma ameaça aos artistas humanos. Os críticos argumentaram que uma franquia de grande nome como “Blue Archive” deveria empregar artistas humanos para garantir a qualidade das ilustrações, em vez de depender de tecnologias que poderiam comprometer a integridade da arte.

No entanto, a situação tomou um rumo inesperado quando “Mendou Kusai (@dmvvhv_ver2)”, o artista responsável pela ilustração em questão, interveio na polémica através da sua conta no Twitter. Em uma série de postagens, ele esclareceu que o erro não foi resultado do uso de Inteligência Artificial, mas simplesmente de erro humano.

Ele ainda forneceu esboços feitos no Photoshop como prova de que a ilustração foi criada do zero, sem ajuda de IA. E escreveu:

1. Sobre os seis dedos: Olhando para a imagem enviada, o esboço está errado na seção de desenho de linha, então meu erro se aplica mais do que o problema de IA;
2. O telhado parece estar flutuando: Não estava flutuando, mas coberto de pétalas, originalmente tentei cobri-lo com folhas de grama, mas pode haver um mal-entendido porque só há grama verde ao redor, mas se você olhar o que eu tenho mostrado na foto, o telhado não é flutuante, mas coberto de pétalas. Mais uma vez, isso se deve à minha incapacidade de me expressar;
3. Os dedos de Tsubaki derreteram no banco: Esta parte foi pintada em Tsubaki enquanto a parte da sombra estava sendo colorida e não tem relação com IA;
4. O portão/arco torii é extremamente longo: Essa parte foi desenhada com o material que me deram, mas no processo de fazer o desenho a parte que vi e desenhei ficou estranha. Não suspeitei que houvesse um problema porque passou na inspeção do gerente. “Desculpe, eu deveria ter olhado esta parte com mais cuidado.”

Blue Archive
© Blue Archive

Este incidente destaca como o debate em torno da IA ​​geradora de imagens evoluiu para uma espécie de “caça às bruxas”, onde qualquer erro numa ilustração é rapidamente atribuído ao uso da tecnologia, em vez de considerar a possibilidade de um erro humano genuíno. E por fim, o artista corrigiu a ilustração em questão.

Blue Archive
©Blue Archive

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.