Autor de Love Hina comentou sobre a situação dos dubladores no Japão Dubladores novos estão ganhando muito pouco e trabalhando sem serem pagos

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Dublador
© Girlish Number

O portal japonês J-CAST publicou um artigo descrevendo um diálogo entre o autor e político Ken Akamatsu (Love Hina) e a dubladora Atsuko Enomoto (Yukino Miyazawa em Kareshi Kanojo no Jijou, Triela em Gunslinger), que comentou sobre a difícil situação na indústria de dublagem no Japão , onde os salários também são precários.

“Em uma conversa entre o artista de mangá Ken Akamatsu e as dubladoras Atsuko Enomoto e Akemi Kanda em um ‘Space’ no Twitter em 28 de fevereiro de 2022, as duras condições de trabalho dos dubladores vieram à tona. A Sra. Enomoto estreou em Kareshi Kanojo no Jijou (His and Her Circumstances) (1998) e continua a trabalhar como dubladora e narradora. Quando perguntado por Akamatsu no final desta palestra se havia algo que ela gostaria que ele fizesse em sua futura carreira como político, Enomoto mencionou a melhora na situação salarial dos dubladores.”

“O Sr. Akamatsu é atualmente o principal conselheiro da organização política “Liberdade de Expressão” e declarou sua intenção de se candidatar à Câmara Alta em 2022 pelo Partido Liberal Democrata. A Sra. Enomoto reclama que o ambiente de trabalho para dubladores é a única parte da indústria de animação que não melhorou. Como razões ela citou as baixas taxas para aparições no anime e a posição fraca dos dubladores.”

“’As taxas em trabalhos de animação são muito baixas. Podemos aumentar os preços, mas na realidade está ocorrendo dumping (vender um produto ou serviço abaixo do preço normal). A maioria de nós não pode aumentar nossos preços. Somente aqueles que estão na indústria há muito tempo ou estão razoavelmente seguros podem trazê-lo à tona’, disse Enomoto. De acordo com um artigo do dublador Akio Otsuka no Toyo Keizai Online, as taxas dos dubladores são determinadas por um sistema de classificação baseado na carreira e tipo de trabalho, e os novos dubladores que acabaram de estrear são calculados na classificação júnior. De acordo com a Sra. Enomoto, a taxa para uma performance no “nível júnior” é de 15.000 ienes (cerca de US$ 130), mas eles tentam aumentá-la a partir daí.”

“’Quando eles pedem 18.000 ienes (cerca de US$ 156), eles já dizem que é muito caro para um trabalho normal, o que significa que a indústria não pode pagar a diferença entre 15.000 ienes e 18.0001′, revelou Enomoto. ‘As taxas de dublagem não poderiam ser mais altas, então o despejo foi primeiro nas dubladoras femininas. O número de pessoas aumentou, então nem todos podem arrecadar 15.000 ienes’, acrescentou. Ela também sugeriu o impacto da competição excessiva entre dubladores, dizendo que o mesmo era verdade entre dubladores masculinos. A Sra. Enomoto também disse que ‘ela trabalha em animação há 24 anos e nada mudou’.”

“A Sra. Enomoto também falou sobre a realidade de que horas de trabalho e remuneração não são proporcionais. Normalmente, a relação entre um dublador e sua agência não é um contrato de trabalho, portanto, os dubladores são tratados como trabalhadores individuais e as leis e regulamentos trabalhistas não se aplicam a eles. ‘É uma animação com contrato de três meses, mas o trabalho dura até seis meses, principalmente se você conseguir um personagem principal. Então, eles mantêm você ocupado por seis meses, mas só são pagos por três deles. Além disso, é tarde demais para alterar a programação (ou seja, fluxos de trabalho agendados), portanto, se um dia agendado não for trabalhado, eles deverão pagar por isso. Embora poucas empresas realmente cumpram isso’, comentou.”

“A razão pela qual Enomoto acredita que o ambiente não mostra sinais de melhora é a posição fraca dos dubladores. ‘É difícil dizer quando você está em uma agência porque as pessoas pensam que é a opinião da agência. Não tenho nenhuma afiliação no momento, então posso dizer coisas assim, e digo isso porque confio que, se o fizer, fará algum bem, mas é como se o dublador fosse um refém de cada personagem. Estou em uma situação em que não posso falar nada há muito tempo porque me sinto mal se digo algo e isso causa problemas para o trabalho, ou posso ser removida do projeto. Acho que todos nós queremos ganhar mais dinheiro com a animação.'”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.