Autor do ataque à Kyoto Animation pode ser libertado A defesa alega transtorno mental para diminuir sua pena

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Kyoto Animation
©K-on

A equipe de defesa do cidadão japonês Shinji Aoba, acusado de assassinato e outras acusações contra as instalações e funcionários da Kyoto Animation Studios em 2019, revelou que contestará a responsabilidade criminal do réu, argumentando que, no momento do incidente, Aoba estava em um estado de transtorno mental. Essas informações foram descobertas por meio de entrevistas com pessoas relacionadas ao caso.

O acusado tem um histórico de tratamento para doença mental no passado, pelo que o seu grupo de advogados deverá lutar para apurar a responsabilidade ou reduzir consideravelmente a sua pena durante o seu próximo julgamento, que terá lugar em 5 de setembro no Tribunal Distrital de Quioto.

No dia 10 de junho, a Procuradoria de Quioto realizou uma reunião informativa com os familiares das vítimas, onde foi explicado o cronograma do júri e os pontos em disputa. Espera-se que a defesa argumente que, embora reconheça as acusações apresentadas, Aoba não tem capacidade para responsabilidade criminal, ou se tem, é limitada‘. Isso significa que os atos causados ​​pelo réu não devem ter consequências criminais para ele ou devem ser mínimos. Por outro lado, a promotoria sustenta que Aoba tem todos os poderes para ser punido.

Segundo fontes próximas à investigação, após sua prisão, Aoba admitiu as acusações, afirmando que ‘achava que poderia matar muita gente usando gasolina‘ e também mencionou que ‘a Kyoto Animation roubou suas novas ideias’. Foi confirmado que Aoba já havia enviado contos e romances como parte de sua inscrição, mas se ocorreu plágio não foi verificado.

Kyoto Animation
©Kyoto Animation

Aoba também sofreu queimaduras graves durante o incidente, mas se recuperou o suficiente para poder conversar após receber tratamento. O Ministério Público decidiu deter Aoba por aproximadamente seis meses para realizar uma avaliação psiquiátrica e determinar sua capacidade de responsabilidade. Em dezembro de 2020, as acusações foram arquivadas. Posteriormente, foi realizada outra avaliação psiquiátrica.

Segundo a acusação, no dia 18 de julho de 2019, por volta das 10h30, Aoba jogou gasolina no primeiro estúdio da Kyoto Animation, onde estavam cerca de 70 funcionários da empresa. Ele é creditado por iniciar um incêndio que matou 36 pessoas e deixou outras 32 gravemente ou levemente feridas.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.