China já está substituindo ilustradores por IAs É o fim dos ilustradores?

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
China
©Shirobako

O portal Rest of World compartilhou um artigo apontando que uma situação bastante particular ocorreu na China envolvendo Inteligência Artificial (IA) com capacidade de gerar ilustrações. Como eles podem realizar o trabalho de um ilustrador em questão de minutos, as IAs fazem o “trabalho pesado”, enquanto os ilustradores apenas corrigem detalhes, reduzindo significativamente seus salários.

“A ilustradora freelancer Amber Yu costumava ganhar de 3.000 a 7.000 yuans (US$ 430 a US$ 1.000) para cada ilustração de jogo que desenhava. Fazer os banners promocionais, que são postados nas redes sociais para atrair jogadores e apresentar novidades, requer muita habilidade e tempo. Certa vez, ela passou uma semana inteira completando a ilustração de uma mulher em traje tradicional chinês dançando a dança do leão, primeiro desenhando no Adobe Photoshop, depois refinando cuidadosamente os contornos e adicionando cores.”

“Mas desde fevereiro, essas oportunidades de trabalho desapareceram”, disse Yu ao Rest of World. As empresas de jogos, equipadas com geradores de imagem de IA, podem criar uma ilustração semelhante em segundos. Yu diz que agora eles simplesmente se oferecem para encomendar pequenos consertos, como retoques na iluminação e partes tortas do corpo, por um décimo de seu salário original.”

“Avanços recentes em imagens de IA, com programas como DALL-E 2, Midjourney e Stable Diffusion lançados em 2022, permitiram que os usuários produzissem desenhos perfeitos a partir de prompts de texto. Nos últimos meses, as empresas chinesas de games, de gigantes da tecnologia como a Tencent a desenvolvedores de jogos independentes, começaram a usar esses programas para projetar e criar personagens de jogos, planos de fundo e materiais promocionais.”

“A ascensão da arte gerada por IA causou grande preocupação na indústria chinesa de games. Os artistas são cruciais na produção, seja conceituando personagens ou desenhando elementos de fundo, como paisagens urbanas ou placas. Dada a alta qualidade das obras de arte produzidas por IA, muitos na indústria estão se perguntando por quanto tempo poderão manter seus empregos, disseram os ilustradores de jogos ao Rest of World. Vários deles brincam com a possibilidade de mudar de profissão e se dedicar à venda de macarrão de arroz na rua.”

“‘A inteligência artificial está se desenvolvendo em uma velocidade muito além da nossa imaginação’, explica Xu Yingying, um ilustrador de estúdio independente de Chongqing. O estúdio de Xu produz designs para grandes desenvolvedores de jogos na China. Cinco dos quinze ilustradores do estúdio especializados em design de personagens foram demitidos este ano, e Xu acredita que a adoção de geradores de imagem de IA foi parcialmente culpada. ‘Duas pessoas podem fazer o trabalho que dez pessoas costumavam fazer’, diz ele.”

“(Omissão) A arte gerada por IA era tão engenhosa que alguns ilustradores falaram em abandonar o desenho por completo. “De repente, nossa maneira de ganhar a vida foi destruída”, disse uma ilustradora de jogos de Guangdong ao Rest of World, falando sob condição de anonimato por medo de ser identificada por seu empregador. Yu, um ilustrador freelancer, chamou de ‘desprezível’ que os algoritmos – formados a partir de vastos conjuntos de dados que levaram décadas para serem produzidos por seres humanos – estão prestes a substituir os próprios artistas. Ainda assim, Yu planeja treinar programas de IA em seus próprios desenhos para melhorar sua produtividade. “Se eu for um artista top, posso boicotá-los. Mas eu tenho que comer.'”

“Os ilustradores dizem que as empresas os incentivam a usar geradores de imagens de IA para aumentar sua produtividade. No estúdio de Xu, por exemplo, os geradores de IA criam roupas e acessórios a partir de esboços de personagens ilustrados por humanos. Os designers de jogos também usam programas de IA para desenhar baús de tesouro e moedas de ouro, explicou um ilustrador de Xangai ao Rest of World.”

“O artista de jogos de Guangdong, que trabalha em uma grande empresa de jogos, disse que antes, os funcionários podiam desenhar uma cena ou personagem em um dia; agora, com a ajuda da IA, eles podem ganhar 40 por dia para seus chefes escolherem. ‘Gostaria de poder encerrar esses shows’, disse o artista ao Rest of World, depois de sair do trabalho tarde da noite. Ele disse que o medo de demissões iminentes tornou seus colegas mais competitivos; muitos ficavam até tarde, trabalhando mais horas para tentar produzir mais. ‘A IA nos tornou mais produtivos, mas também mais exaustos.'”

“O mercado de trabalho na indústria de games já era precário depois que o congelamento de licenciamento imposto pelo governo chinês em 2021 deixou milhares de desenvolvedores sem trabalho. Leo Li, recrutador da indústria de jogos em Hangzhou, disse ao Rest of World que o número de empregos para ilustradores caiu 70% no ano passado, não apenas por causa das pressões regulatórias e da desaceleração da economia, mas também por causa do aumento da inteligência artificial. Dadas as capacidades crescentes das ferramentas de IA, “os chefes podem estar pensando que não precisam de tantos funcionários”, disse Li.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.