Continuam os casos dos youtubers recebendo reclamações de direitos autorais de anime Empresas estão processando fora do sistema do YouTube

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Youtubers
© Anime

Dois youtubers de anime que estavam envolvidos em problemas relacionados a direitos autorais nos últimos meses alcançaram resoluções muito diferentes, o que destaca inconsistências na aplicação de direitos autorais na plataforma de streaming de vídeo.

Após ter recebido mais de 150 reivindicações de direitos autorais da TOEI Animation em dezembro, Mark FitzPatrick, do canal Totally Not Mark, relatou em um vídeo que atingiu uma concessão com o YouTube e o proprietário dos direitos: os vídeos marcados serão bloqueados no Japão, mas permanece acessível em outros países. Para emitir uma queda em outras regiões com diferentes leis de direitos autorais e uso justo, a empresa deve argumentar seu caso baseado nas leis desses territórios.

FitzPatrick afirmou que alguém do “alto nível no YouTube” contatou-o através do Discord e informou-o da política que o YouTube pretende implantar em uma escala maior no futuro. Um gerente de comunicação da política do YouTube disse a Kotaku que, embora essa política de direitos autorais não seja nova, é a primeira vez que o YouTube o aplica na prática.

Por outro lado, o youtuber Suede, criador da série de paródias / comentários “Pokémon Journey“, verá seu canal completamente eliminado em três meses. Em um vídeo publicado recentemente, ele explicou que a Shogakukan-Shueisha Productions (Sho-Pro) lhe enviou uma ação judicial em que exigia o pagamento de 80,200 ienes (cerca de US $ 700) por danos, além de despesas legais.

Suede avisou que, em vez de usar o sistema automático de reivindicação de direitos autorais do YouTube, as empresas podem recorrer à entrega manual de ameaças legais para pressionar os criadores do YouTube. Essa tática também tira dos youtubers a capacidade de emitir uma contrademanda através do sistema do YouTube e o torna caro para eles contraatacarem. Ele também afirmou que a solução de geobloqueio utilizada no caso de Totally Not Mark também pode perder efeito se a empresa apresentar um pedido de danos com base em visualizações acumuladas no Japão no passado. Suede defende que todos os youtubers tenham acesso ao geo para evitar preventivamente que problemas como os seus sejam repetidos em outros contextos.

Em outras notícias relacionadas a direitos autorais no YouTube, o GilvaSunner anunciou em sua conta do Twitter que seu canal recebeu mais de 3.500 reivindicações de direitos autorais pela Nintendo, no total, e é por isso que eles vão suspender o canal. Eles afirmaram que não monetizaram os vídeos com as músicas, mas também declararam que respeitam os direitos legais da empresa. Vários dos vídeos afetados foram temas musicais que não estão legalmente disponíveis em plataformas de transmissão e download de música. Gilvasunner recebeu 1.300 reclamações de direitos autorais em dezembro e outras 2.200 esta semana.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.