Cowboy Bebop – O fracasso do live-action pode condenar futuras produções semelhantes “Se há uma desvantagem na era do streaming, é a impaciência"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Cowboy Bebop
©Cowboy Bebop

O portal de entretenimento INVERSE publicou um artigo apontando que o recente fracasso da série live-action produzida pela Netflix e baseada no anime original Cowboy Bebop, poderia representar ‘um antes e um depois‘ nas decisões da indústria em geral de ‘Americanizar Anime japonês.

“No início deste mês, a Netflix anunciou o cancelamento de sua cara e ambiciosa série Cowboy Bebop, uma adaptação live-action do influente anime japonês de mesmo nome. Como observou o The Hollywood Reporter, o martelo caiu apenas três semanas após a estreia da série. A promoção incessante da Netflix até o seu lançamento, para seu rápido cancelamento semanas depois, levanta uma questão extenuante: para que servia tudo isso?”

“A Netflix está em uma busca perpétua e desesperada por produções originais para reforçar seu catálogo de conteúdo. Ao contrário das empresas de streaming que contam com uma biblioteca existente, como Paramount + ou WarnerMedia, a Netflix é flexível o suficiente para licenciar, adaptar e adquirir. E como é mais lucrativo adaptar um IP com um público existente do que tentar algo novo (pelo menos se apostas bem-sucedidas como Stranger Things e Squid Game forem ignoradas), a Netflix encontrou seu caminho para Cowboy Bebop, um anime amado em parte pelo conteúdo que ele contém. era como uma série de 26 episódios, em vez de uma saga absurda de 900 episódios. “

“Mas a Netflix abriu muitas feridas no fandom da cultura pop. Os fãs de anime estão fartos das adaptações de anime japonesas feitas por produtores de Hollywood, porque durante décadas os criadores americanos demonstraram uma lamentável incompreensão dos temas culturais que tornam essas histórias especiais. As tentativas de fazer um remake americano do clássico de ficção científica Akira de 1988 tentaram definir a história na cidade de Nova York, apesar do fato de Akira ser principalmente sobre a crise existencial do Japão no século 20, como evidenciado por suas representações de agitação civil, gangues bosozoku desenfreadas e imagens nucleares prevalecentes.”

“Embora a maioria das adaptações de anime de Hollywood tendam a mostrar uma laboriosa devoção visual a essas histórias – como no filme Ghost in the Shell de 2017, estrelado por Scarlett Johansson, que continha várias imitações plano a plano do filme de anime de 1995 – eles ainda o fazem não se adaptar a um novo ambiente. Cowboy Bebop é o maior e mais recente exemplo. Apesar dos esforços óbvios da série para ser anime, a produção live-action falhou em ser tão viva, enérgica e rítmica quanto a animação. Era como olhar para uma fotocópia desbotada. “

“O elenco dividiu ainda mais o público. No papel-título do caçador de recompensas Spike Spiegel estava John Cho, o ator coreano-americano cujo sucesso em Hollywood passou a representar algo maior do que ele mesmo. Havia também Mustafa Shakir, cujo Bushmaster em Luke Cage foi uma revelação, como o piloto Jet Black, e Daniella Pineda, um novo talento excitante cuja Faye Valentine exigia coragem e doçura. (…) A partir de agora, o valor do Cowboy Bebop para a Netflix é claro. A Netflix ainda está interessada em anime (uma adaptação live-action de One Piece está em desenvolvimento), e não parece que a carreira de ninguém terminou da noite para o dia. Certamente não John Cho, que tem mais empregos em diferentes estágios de produção. As pessoas podem suar um pouco menos por causa disso. Mas apesar de toda essa conversa incansável, da futilidade das adaptações do anime americano às ‘reputações instáveis’ apresentadas por seu elenco, de que adiantava tudo isso se a Netflix não se comprometia com isso?”

“Se há uma desvantagem na era do streaming, é a impaciência. As empresas de streaming querem que novas séries sejam lançadas com a antecipação da era de Game of Thrones, mas não reconhecem que Game of Thrones levou anos para alcançar uma notoriedade generalizada. Isso não quer dizer que Cowboy Bebop merecesse oito temporadas, mas não é inédito que uma série de televisão seja reiterada e retocada com o tempo. A Netflix perdeu Cowboy Bebop na primeira tomada, mas imagine se eles tivessem tempo, espaço e dinheiro para tentar uma segunda. Mas com a bagagem das adaptações de anime e o risco dispendioso de representação diversa no mercado, vale a pena continuar tentando em primeiro lugar? “

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.