Curiosidades: Animadores estão se sentido igual a escravos Luta importante

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Shirobako
© Shirobako

O veterano animador Terumi Nishii está defendendo melhores condições de trabalho na indústria de anime japonesa, alegando que os trabalhadores em tempo integral atualmente se sentem “mais como escravos”. Com mais de 20 anos de experiência no mundo dos animes, Nishii contribuiu para a produção de séries de sucesso como JoJo’s Bizarre Adventure, Jujutsu Kaisen, Mawaru Penguindrum e “Rurouni Kenshin. Em um entrevista para a Anime News Network, Nishii explicou que existem uma série de problemas importantes que afetam os estúdios de anime em general, como a falta de apoio sindical, a contratação frequente de animadores freelancers e os turnos fisicamente exaustivos para os empregados em tempo integral.

Shirobako
© Shirobako

Nishii está atualmente colaborando com a NAFCA (Japan Anime and Film Association) para aliviar esses e outros problemas da indústria. De acordo com Nishii, os piores criminosos da indústria estão levando os animadores aos seus limites físicos e mentais. “Geralmente, as horas extras são extremamente longas, ou há prazos estranhos que você nunca consegue cumprir, então você nunca consegue voltar para casa”, afirmou. Reclamações sobre condições semelhantes foram apresentadas contra vários estúdios proeminentes, incluindo MAPPA (Jujutsu Kaisen, Attack on Titan).

Nishii explicou que essas condições são o resultado natural de uma indústria que já exige longas horas de trabalho para atender às demandas de produção. “As empresas japonesas existiram num ambiente onde aqueles que se tornaram empregados a tempo inteiro foram forçados a trabalhar arduamente durante os últimos 20 a 30 anos, mas parece que em vez de se tornarem ’empregados a tempo inteiro’, são mais como escravos… Foi apenas nos últimos cinco anos que as pessoas começaram a dizer que há algo errado com a estrutura desta indústria onde, se você estiver com pouco dinheiro, espera-se que seus colegas de trabalho mais velhos abusem de você… Minha impressão é que eles estão procurando maneiras de manter a qualidade [no anime] enquanto mudam a estrutura do que foi feito no passado”.

As lutas dos trabalhadores também são agravadas pela presença de animadores amadores, que os estúdios têm recorrido à contratação devido à escassez geral de trabalhadores. Como os estúdios geralmente contratam animadores freelancers que não são qualificados para determinados cargos, os animadores mais experientes precisam despender mais tempo e esforço corrigindo seus erros.

Shirobako
© Shirobako

Para piorar a situação, os funcionários dos estúdios não têm a possibilidade de negociar salários ou expressar preocupações devido à ausência nacional de sindicatos de animadores. “Acho que você estará em desvantagem se não estiver em um, disse Nishii.Afinal, a menos que você negocie em grupo, não poderá vencer, e mesmo que a situação de uma pessoa melhore um pouco, isso não significa que a de todos melhorará”.

Nishii está trabalhando junto com a NAFCA para desenvolver uma pesquisa de animadores em todo o setor. O objetivo desta pesquisa é fornecer ao governo japonês dados concretos sobre o estado geral da indústria de anime, o que ajudará a instalar soluções pragmáticas. A NAFCA também está tentando facilitar a criação de um “Teste de Habilidades de Animador”, que ajudará os estúdios a determinar com mais precisão as habilidades dos futuros funcionários. Isso também ajudará os animadores freelancers a aprimorar seus talentos com um aprendizado mais especializado.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.