Escritor de Batman explica porque os mangás estão dominando sobre as HQs "Infelizmente, não há variedade. Não há nada realmente diferente"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Mangas
©Shonen Jump

O escritor de longa data do Batman e co-criador de Bane, Chuck Dixon, explicou recentemente porque o mangá japonês está “varrendo o chão” com os quadrinhos americanos. Dixon recentemente carregou seu 65º episódio do programa “Ask Chuck Dixon” em seu canal no YouTube, onde Ricardo Garcia perguntou a ele: “Qual é a sua teoria / ideias sobre por que o mangá está varrendo o chão com os quadrinhos americanos?“.

Dixon respondeu:

“Não é muito difícil de entender, realmente. Há muita dedicação, paixão e habilidade no mangá. E isso está faltando, quase que completamente, nas Big Two (DC Comics e Marvel Comics). “Ele explicou: “A Marvel e a DC ainda comandam o mercado aqui. Eles ainda são os líderes de mercado. E, infelizmente, não há variedade. Não há nada realmente diferente. Não há algo para todos como no mangá.”

“Não é difícil de ver. A obra de arte é atraente. É diferente. É interessante. É cativante. É variado. Portanto, há muitas razões pelas quais eu prefiro mangás. “Ele continuou: “E não há muitos motivos pelos quais eu gosto do que está disponível agora nos quadrinhos. Porque o que está disponível agora, para os Dois Grandes, é, na maior parte, mal trabalhado. Existem algumas exceções, mas na maioria das vezes é mal planejado, mal concebido, há uma agenda política óbvia para tudo e não há variedade.”

Nos mangás japoneses existem até quadrinhos sobre golfe. Não é que haja um, mas sim vários sobre o assunto. E nesses vídeos eu mencionei um dos meus mangás favoritos sobre pesca. É só pesca. Não se trata de vampiros pescando em outro planeta ou bruxas pescando ou pescando após um apocalipse zumbi. É sobre caras pescando. Pescar em barcos, pescar na costa, pescar nas margens dos rios e as histórias são fascinantes, lindamente desenhadas e lindamente executadas.”

Então ele comparou isso com os quadrinhos americanos, “Mas aqui, o que temos? Temos super-heróis ou super-heróis mal feitos. Realmente, não há nada mais nas grandes empresas. Eles são super-heróis, super-heróis, super-heróis. E todos são avatares da agenda política dos escritores. E eles são um pouco chatos. Eles não são particularmente bem desenhados. Eles não são particularmente bem feitos.

Dixon então perguntou: “Por que você gostaria de ler essa merda se tivesse a opção de ler um gênero de sua preferência, seja terror, mistério, espião ou golfe? Quando há apenas um sabor nos quadrinhos americanos, é claro, os quadrinhos japoneses vão dominar o mercado. “Ele continuou: “O maior problema aqui é que tudo que vejo são os fabricantes de quadrinhos americanos, os empresários, reclamando do mangá. Bem, por que você não aprende com mangá? Por que você não olha o que o mangá está fazendo e o imita?

Então Dixon ofereceu uma solução para os quadrinhos americanos competirem: “E não é minha intenção desenhar pessoas com olhos enormes e muitas linhas de velocidade. Pretendo fazer histórias mais variadas. Faça histórias mais complexas. Coloque mais esforço nas ilustrações. Coloque mais esforço na embarcação. Mude o formato, pelo amor de Deus. Pare de fazer os quadrinhos fólio e veja o que o mangá faz. Essas grandes listas telefônicas. Comics lançados semanalmente. Esse tipo de coisa. Basta alterar a fórmula. Olha o que o mangá está fazendo. Por que o mangá faz sucesso? Copie e veja se funciona para você.”

No entanto, ele disse: “É claro que se eles tentaram copiá-lo, como fizeram na década de 1990 aqui nos Estados Unidos, eles simplesmente erraram. Eles não sabem o que fazem. E eles não têm interesse. Eles só vão reclamar disso. Como se isso os fizesse ganhar mais leitores. Então é triste. É uma situação triste. Mas todos eles viram isso chegando. Isso tinha que acontecer. Deve haver vencedores e perdedores. À medida que as vendas dos quadrinhos americanos despencam, algo tem que substituí-los e o mangá está lá. É popular. Eu sei que meus filhos conhecem crianças que lêem mangá, mas eles não conhecem ninguém que leia quadrinhos americanos.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.