Evangelion teria motivado quem fez um ataque incendiário em Tokushima "Acho que passei muito tempo sentindo que nunca seria um bom adulto"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Evangelion
©Evangelion

Em 24 de março de 2021, um homem foi preso por suspeita de atear fogo em um prédio na cidade de Tokushima, onde um show de um grupo de idols estava sendo realizado. Em relatórios preliminares, os investigadores revelaram que o homem disse a eles que pretendia imitar o mortal ataque incendiário da Kyoto Animation em 2019.

O suspeito, Shigeru Okada, um morador desempregado de 38 anos da prefeitura de Tokushima, foi acusado de invadir as instalações do edifício Acty Annex em 14 de março de 2021, logo após um grupo de idols local começar a se apresentar em um bar no último andar do prédio de quatro andares.

De acordo com a polícia, o incêndio começou logo após o início da apresentação, às 13h, ameaçando a vida de cerca de 70 pessoas que estavam no local, incluindo clientes e os cinco membros do grupo idol, que puderam ser evacuados com segurança para o exterior. O gerente do bar, na casa dos 50 anos, conseguiu apagar o fogo, sofrendo queimaduras no pescoço.

No entanto, a NHK publicou um documentário sobre “pessoas que buscam se matar com ações que afetam outras pessoas”, ou seja, pessoas que cometem crimes com o objetivo de receber a pena de morte, pois não têm coragem suficiente para tirar a própria vida. Esses casos parecem ser cada vez mais comuns no Japão, e acontece que no documentário a pessoa responsável pelo ‘ataque em Tokushima‘ foi um desses casos e se inspirou depois de ver a quarta e última parte de Rebuild of Evangelion. O trecho escreve:

“(…) O que provocou diretamente Okada? Ele explica que se inspirou assistindo a última parte de um filme de animação, que foi um grande sucesso. O protagonista é um menino que sofreu problemas interpessoais e solidão. Ele mencionou que estava desesperado pelo conteúdo de crescer através de várias lutas. Okada comentou: ‘O protagonista sai para o mundo aberto e eu, que não podia ir a lugar nenhum… não estou satisfeito de alguma forma, estou quebrado na minha vida.’ As circunstâncias do protagonista da animação são até comparadas com as suas, e o sentimento de miséria e derrota que elas despertaram. Okada acrescentou: “O filme me deu um encerramento. Eu pensei que nunca estaria mais animado na minha vida.'”
“Ele disse que começou a sentir fortemente que ‘eu poderia morrer agora’ em 14 de março de 2021, cinco dias depois de ver o filme. (Evangelion 3.0 + 1.0 estreou em 8 de março de 2021). “Se eu cometer um crime, posso decidir me matar”, e o que me veio à mente foi uma apresentação ao vivo de um grupo ídol. Certa vez, ele ouviu que um dos membros estava em um relacionamento e estava sendo assediada nas mídias sociais. Naquela manhã, ele pesquisou na Internet por ataques incendiários anteriores (isso corresponde à sua declaração de que ele foi inspirado pelo ataque à Kyoto Animation) e comprou gasolina. “Eu só queria incomodá-los”, disse ele, ateando fogo em um andar abaixo do local do show sem qualquer inspeção prévia. Apenas cinco horas se passaram desde que ele planejou o crime.”
“Okada conclui: “Sinto muito, mas honestamente não sei por que causei o incidente, mesmo pensando nisso agora. Acho que passei muito tempo sentindo que nunca seria um bom adulto. Acho que passei muito tempo me sentindo assim e nunca superei’.”

Embora o texto nunca mencione o nome de Rebuild of Evangelion, isso é evidenciado no documentário em vídeo quando ele é mostrado segurando um panfleto para o filme Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time (embora esteja borrado, é fácil notar que é a imagem promocional onde os personagens estão na praia).

NHK
©NHK
NHK
©NHK

Fonte: Aqui! 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.