Garantem que o Japão está em declínio por causa dos animes e videogames Amigos da Europa olham para anúncios sexualizados japoneses e dizem: 'É como a época da minha avó'

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Japão
©Bocchi the Rock

No final de novembro, a ativista Kanako Otsuji, ex-membro da Câmara dos Representantes do Partido Constitucional Democrático do Japão (DPJ), havia protestado contra a colocação de diferentes cartazes do jogo para smartphone Mahjong Soul e a Franquia Saki Zenkoku-hen (Saki: The Nationals) na JR Osaka Station, um lugar público, especialmente porque eles eram bastante sugestivos.

A administração do local indicou que não tomou a decisão errada e que não havia problema em exibir esses sinais nas instalações. Claro que a resposta não foi bem recebida pelos partidários da opinião da ativista, mas a opinião de um advogado japonês virou tendência nos fóruns de comentários por criticar o fato de o Japão ter como principais mercados (ou pelo menos ele reconhece) aos mangás e videogames, o que, segundo ele, faz do Japãoum país em declínio”.

Seu discurso completo, citando um artigo sobre a situação com o ativista, escreveu:

“Aparentemente, a opinião em relação a Otsuji-san é que eles não deveriam ‘falar a favor de impedir as pessoas de exercerem suas liberdades e direitos humanos constitucionalmente garantidos sem motivos razoáveis’. E o fato de que os legisladores não podem sequer levantar a questão, por causa de uma questão de liberdade de expressão? Especialmente quando suas declarações políticas são protegidas.”

“E a Sra. Otsuji deve estar suficientemente familiarizada com as observações finais do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres. Veja bem, o Comitê apela ao governo para ‘aplicar efetivamente as medidas legais existentes e os programas de controle para regular a produção e distribuição de pornografia, videogames e animação que ampliam os estereótipos discriminatórios e promovem a violência sexual contra mulheres e meninas.”

“Os professores de direito constitucional costumam citar leis e decretos japoneses, que são subnormas, mas não parecem citar tratados com muita frequência, argumentando que os tratados são obrigações para o estado e as opiniões gerais não são normativas. Mas “discriminação composta” é apenas uma “palavra” na Opinião Geral, nas Observações Finais, que nem está na Convenção, mas a Corte escreveu na Sentença.”

“Amigos da Europa olham para anúncios sexualizados japoneses e dizem: ‘É como a época da minha avó’ ou ‘O Japão não parece desenvolvido’. Na verdade, o Japão já é um país em desenvolvimento em declínio quando games e animes são os “principais produtos” do nosso mercado.”

“Neste artigo é dito que falta educação legal e constitucional, mas parece que há uma falta ainda maior de educação relacionada aos direitos humanos internacionais.”

Japão
© Japão

Claro, sua opinião atraiu uma variedade de comentários em fóruns:

  • ‘Quando você diz países em declínio, quer dizer que há muitos jogos e desenhos animados?’;
  • ‘Uau, seus amigos imaginários da Europa são muito espirituosos’;
  • ‘Existem desenhos animados e videogames interessantes em países em desenvolvimento?’;
  • ‘Eu não vejo a conexão. As malditas feministas começam com a conclusão e não sabem como desenvolver as ideias’;
  • ‘Na verdade, a China já está nos superando’;
  • ‘Na época de sua avó, não haveria nenhum país em desenvolvimento ou colônia onde videogames e desenhos animados fossem os principais produtos’;
  • ‘Quando a cultura é uma mercadoria, não difere muito do turismo. É como vender produtos locais’;
  • ‘Esta mulher ainda brinca de boneca’;
  • ‘Afinal, são os otakus que dirigem a economia do Japão’;
  • ‘É mais uma nação avançada onde os programas e conteúdos são vendidos. Além do Japão, apenas o futebol americano e depois o europeu’.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.