Ilustradores iniciam um protesto contra IAs Muitos já privaram suas artes no Pixiv

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
IA
©Oshi no Ko

“Tornei temporariamente todos os meus posts no Pixiv privados“, é uma mensagem que tem sido cada vez mais vista na plataforma Pixiv desde o passado dia 6 de maio. Ilustradores com centenas de milhares de seguidores no Twitter têm feito isso, motivados por um protesto conjunto contra o surgimento de IAs geradoras de ilustrações, bem como o aparente apoio do Pixiv a essas ferramentas.

Por exemplo, “@Akmkmk3”, um ilustrador com mais de 240.000 seguidores no Twitter, postou uma atualização em 7 de maio informando que pararia de postar novas ilustrações no Pixiv e tornaria todas as postagens anteriores privadas. Em suas palavras, “continuará com esta decisão até que Pixiv expresse claramente sua posição sobre a ascensão da IA”.

Twitter
©Twitter
Twitter
©Twitter

Muitos outros ilustradores, incluindo “@Rswxx” com mais de 640.000 seguidores e “@kuroe16370547” com mais de 130.000 seguidores, anunciaram movimentos semelhantes. Em ambos os casos, os artistas mencionaram que temem que o Pixiv continue permitindo que IAs usem suas ilustrações como modelos de aprendizado.

Twitter
©Twitter

São muitas as reações à agora chamada “Greve dos Ilustradores, destacando: “Gostaria de os apoiar com o objetivo de reduzir o número de pessoas que ostentam ilustrações que eles próprios não fizeram”; e ‘Agora nem mesmo a Internet é um lugar seguro, considerando que uma IA poderia usar seu trabalho publicado.’

A deslocação ao protesto dos ilustradores foi motivada por um boato que surgiu nas redes sociais onde se afirmava que o Pixiv estava permitindo o scraping, tecnologia que recolhe dados específicos de sites, neste caso sendo utilizada para recolher todas as ilustrações publicadas no Pixiv para tornar a geração de ilustrações por meio de IA mais eficiente.

A técnica discutida utiliza tecnologia capaz de criar novas obras de arte a partir de obras de arte criadas anteriormente, o que pode resultar em imagens que se assemelham a certas obras de arte de artistas reais. Primeiro, as IAs usam um banco de dados de milhões de ilustrações. Depois, através das instruções dadas pelo utilizador, a IA gera uma ilustração ou um grupo de ilustrações suportadas pela enorme base de dados à sua disposição. Isso parece ter espalhado a impressão por parte dos ilustradores de que o Pixiv não estavam dando passos para evitar alimentar o aprendizado das IAs, levando-os a dar o passo atual.

No entanto, os termos de uso do Pixiv proíbem explicitamente ‘o uso de programas ou ferramentas que coletam postagens feitas na plataforma‘. Simplificando, o scraping é, de fato, proibido no Pixiv. No entanto, foi mencionado que as medidas são atualmente inadequadas e devem ser melhoradas.

No entanto, se as ilustrações também foram publicadas em plataformas diferentes do Pixiv, esse protesto perde todo o sentido. Os ilustradores também parecem estar cientes disso, e alguns deles tornaram suas ilustrações privadas como uma expressão de seu desejo de pedir ao Pixiv para fortalecer sua repressão ao aprendizado de IA.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.