Japoneses estão chateados com mudanças na definição de “otaku” Otaku não é mais fedido?

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
© Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Uma análise recente que examina a evolução do termo japonês “otaku” atraiu atenção considerável, deixando os usuários surpresos com a extensão em que a conotação da palavra se transformou ao longo do tempo. Esta análise perspicaz foi realizada como parte de um programa educacional com o objetivo de despertar o interesse em linguagem e linguística entre alunos do ensino fundamental e médio no Japão. O estudo envolveu alunos analisando criticamente várias definições do termo “otaku” encontradas em dicionários.

A transformação do significado do termo foi saudada positivamente por muitos, pois a conotação tomou uma direção decididamente mais favorável. No entanto, as pessoas que se identificam com a definição mais antiga e negativa de “otaku” parecem hesitar em aceitar essa mudança.

A conversa em torno deste tópico começou quando um usuário no Twitter compartilhou um relatório sobre a aula de idiomas. O usuário exclamou: “Uau! Isso mostra claramente como a imagem da palavra ‘otaku’ foi completamente transformada. E pelas reações dos alunos, é ainda mais surpreendente ver que a forma como o significado listado no dicionário mudou reflete totalmente essa transformação.”

Japão
© Japão

O Dr. Wakako Kashino, editor da 8ª edição do Dicionário Japonês Iwanami, conhecido por acompanhar as mudanças linguísticas ao longo do último século, conduziu a aula. Os alunos foram solicitados a comparar a definição de “otaku” da sétima edição do dicionário com a atual oitava edição:

  • A sétima edição retratou “otaku” como “uma pessoa que se isola em seu mundo limitado e voltado para o hobby e evita a interação social com os outros”, uma definição que pegou os alunos de surpresa e deixou alguns desanimados pelas associações negativas;
  • Em contraste, a oitava edição define “otaku” como “uma pessoa que ama profundamente um campo de hobby específico, possui e coleta conhecimento ou itens relacionados a esse campo e realiza ações além da média”. De acordo com o relatório, os alunos ficaram mais entusiasmados com a definição mais recente e mais positiva.

Japão
© Japão

A mudança da representação negativa da sétima edição, que enfocou o retraimento e o comportamento insociável, para a representação positiva da última edição, que enfatizou a paixão e a dedicação, surpreendeu muitos usuários online. Um usuário comentou: “Otaku. Parece-me que este termo mudou completamente nos últimos 15 ou 20 anos. Também acho muito raro ver uma palavra mudar de significado tão rapidamente em um período de tempo tão curto“. A sétima edição foi publicada em 2011, enquanto a oitava edição foi lançada em 2019, destacando a recente mudança na imagem do termo.

Embora a nova definição mais positiva de “otaku” tenha surgido, alguns usuários questionam se ela captura com precisão a essência de ser um otaku. Um usuário comentou de brincadeira: “Quando fica muito positivo, fica difícil usar ‘otaku’ como humor autodegradante haha”. Outro usuário refletiu sobre as implicações da mudança, imaginando: “Então, como o otaku original deveria ser chamado?”.

Em última análise, à medida que a sociedade evolui e as perspectivas mudam, o significado das palavras provavelmente também mudará. A influência da Internet acelerou o processo de transformação dos significados das palavras, sugerindo que o termo “otaku” poderá sofrer uma maior evolução nos próximos anos. À medida que as definições se adaptam e assumem novas dimensões, as pessoas que se identificam com o termo “otaku” devem lidar com as conotações mutáveis, moldando seu senso de identidade e comunidade.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.