Love Hina – Autor é o primeiro mangaká a ser membro do parlamento japonês "Vou me esforçar para cumprir minhas promessas"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Love Hina
©Love Hina

O autor de Love Hina e UQ HOLDER!, Ken Akamatsu, fez história como o primeiro autor de mangá eleito para o parlamento japonês, conhecido como a Dieta do Japão. Akamatsu representará toda a nação japonesa na Câmara dos Conselheiros (a “Câmara Alta”) do Partido Liberal Democrático (LDP), sendo eleito por meio de uma lista aberta nacional na qual foi eleito por meio de votação proporcional.

Ken Akamatsu
©Ken Akamatsu

Akamatsu declarou a notícia em sua conta oficial no Twitter, onde escreveu:

“Pouco depois das 20h, a imprensa anuncia que foi confirmado o vencedor das eleições ordinárias para a Câmara de Vereadores. Este resultado marca o nascimento do primeiro artista de mangá a se tornar membro do parlamento do Japão. Acredito que o país será transformado! Vou me esforçar para cumprir minhas promessas para não trair os eleitores que depositaram suas esperanças em mim e votaram em mim, e não ter vergonha de ser um “representante de todo o povo”.”

Ken Akamatsu fez campanha pela liberdade de expressão para criadores de anime e mangá, usando esses trabalhos para diplomacia internacional, apoio a freelancers e sua oposição ao controverso novo sistema de cobrança. Ele falou anteriormente com membros do parlamento em junho de 2020 sobre o futuro da “liberdade de expressão” do mangá e mais tarde anunciaria sua candidatura em dezembro de 2021.

Akamatsu falou sobre a Lei de Direitos Autorais do Japão em 2011 e sobre outras medidas, como as questões de direitos autorais da Parceria Transpacífica para Cooperação Econômica. As eleições de 10 de julho para a Câmara Alta foram consideradas calmas e sem incidentes, até o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 8 de julho. A cobertura nacional da tragédia pode ter contribuído para o volume das eleições para a Câmara Alta, que não são utilizadas para escolher o primeiro-ministro ou o partido no poder, atingindo uma afluência estimada decente de 51,58%.

Isso levou a coalizão Partido Liberal Democrático/Komeito, que inclui tanto Abe quanto Akamatsu, a uma maioria confortável, conquistando 76 assentos dos 125 em disputa, um aumento de sete assentos. Foi também uma noite histórica para a representação feminina: 35 das vencedoras eram mulheres, o maior número de todos os tempos, segundo a NHK.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.