Mulheres no Japão têm vozes cada vez mais agudas devido ao anime Muitas forçam a voz para se adequarem à "moda"

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Anime
© Anime

O portal japonês Joshi Spa! publicou uma entrevista com a pesquisadora Hiroko Yamazaki, que explicou que a influência do anime na sociedade japonesa acabou popularizando as “vozes agudas” em níveis preocupantes, fazendo com que muitas mulheres buscassem se adaptar a esse tom para se encaixar, ao mesmo tempo em que escondendo sua voz real.

““As mulheres japonesas têm vozes muito agudas”, diz a jornalista musical e pesquisadora de voz Hiroko Yamazaki (山崎広子). Na primeira parte de nossa entrevista, ela nos disse que as mulheres em países com grande diferença de gênero têm uma voz mais aguda para encontrar “sua voz autêntica”. Na segunda parte da entrevista, perguntamos à Sra. Yamazaki sobre os fatores que explicam o aumento da nitidez da voz das mulheres, principalmente por volta dos anos 2000, e o que ela gostaria de dizer às mulheres que tendem a falar em uma voz aguda de desconhecidas. [Para este artigo, vamos nos concentrar na segunda parte].”

‘[A Sra. Yamazaki escreve em seu livro que as vozes das mulheres se tornaram especialmente importantes desde o ano 2000] A voz também era aguda até a década de 1970, mas caiu temporariamente um pouco durante os anos da bolha. No entanto, uma pesquisa de vozes na rua mostra que a taxa tem sido alta novamente desde cerca de 2000. Como um fenômeno social, a cultura da animação passou da subcultura para o mainstream, as dubladoras se tornaram mais populares e agudas, vozes afeminadas são cada vez mais usadas em outros campos que não a animação. Foi também nessa época que essas vozes começaram a ser consistentemente listadas como “vozes preferenciais”. No passado, teria parecido estranho para uma mulher adulta normal ter a chamada ‘voz de anime’, mas à medida que essas vozes se tornaram mais prevalentes e podiam ser ouvidas em todos os lugares na televisão e outras mídias, acho que mulheres jovens, em particular, foram involuntariamente inspirados a falar com uma voz mais aguda.

“[O que significam vozes femininas agudas?] As vozes de bebês, tanto humanos quanto animais, são agudas. Isso ocorre porque eles são pequenos e têm cordas vocais e tratos vocais curtos. Em outras palavras, uma voz aguda indica que o organismo ainda é jovem e imaturo. Em algumas séries de anime, vi personagens femininas cujas vozes representam imaturidade, fraqueza e infância, enquanto apenas seus corpos são retratados como sexualmente maduros. Claro, nem todas as séries de anime são assim, mas se essas imagens de mulheres são necessárias, devemos estar atentos aos nossos retratos de mulheres no Japão.”

“[Quero que as mulheres vivam com sua própria voz] As mulheres da minha geração foram oprimidas pela divisão do trabalho por gênero e tiveram que desempenhar o ‘papel de mulher’. Mas eu quero que isso acabe com a minha geração. Quero que as mulheres vivam com sua própria voz e vivam mais confortavelmente “por conta própria”, sem inventar uma voz que se encaixe. E seja você mãe ou não, quero que você fale com sua própria voz sem inventar sua voz e que seja um modelo para seus filhos. Diga às meninas que elas não precisam se forçar a se apresentarem ‘bonitas’. De fato, diz-se que as vozes profundas têm um efeito calmante e que podemos ser felizes onde estamos sendo nós mesmos. Acredito que se mais e mais mulheres puderem viver suas vidas expressando sua individualidade dessa maneira, isso mudará a consciência social do Japão e tornará a vida mais fácil não apenas para as mulheres, mas também para os homens.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.