Novo sistema tributário do Japão pode levar mangakás à falência A indústria pode estar em perigo

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Japão
© Anime

Recentemente, representantes de quatro grupos da indústria do entretenimento realizaram uma coletiva de imprensa para expressar sua oposição ao controverso novo sistema de cobrança do Japão. O artista de mangá Reon Yutaka, revelou estatísticas preocupantes com base em uma pesquisa da indústria de mangá: 98% dos entrevistados eram indivíduos empreendedores (cidadãos autônomos) e, entre eles, 20,6% relataram que temem que o sistema de faturas os obrigue a declarar falência.

Com o novo sistema, que entrará em vigor em outubro de 2023, os trabalhadores independentes e as pessoas físicas com atividade empresarial perderão a isenção fiscal porque as faturas estarão sujeitas a imposto sobre o consumo. Yutaka explicou que os artistas de mangá estão enfrentando uma situação difícil porque os direitos autorais são instáveis, enquanto as taxas de manuscritos estão estagnadas devido à longa estagnação da economia japonesa e à recessão da indústria editorial. Ele argumentou que, se os artistas tiverem que contratar contadores e pagar impostos sobre suas contas, eles serão forçados a sair do mercado.

De acordo com a pesquisa da indústria de mangá, realizada de 3 a 10 de novembro, apenas 17 dos 1.275 entrevistados eram a favor do sistema de faturas. A maioria dos entrevistados indicou que conhecia o sistema em geral, mas não entendia para quem ou para que serve o sistema. O impacto também afetará severamente os ajudantes de mangakás. 31% destes ajudantes atualmente ganham entre 1 e 2 milhões de ienes (cerca de $ 7.213 a $ 14.425) por ano e 30% ganham menos de 1 milhão de ienes ($ 7.213), fazendo com que 60% ganhem menos de 2 milhões de ienes ($ 14.425).

Mais da metade não consegue ganhar a vida a menos que tenha um emprego paralelo. Yutaka disse que teme que o sistema de cobrança piore essa situação e que menos pessoas se tornem artistas de mangá. Nesse caso, a indústria poderia ser engolida por países estrangeiros como a Coreia do Sul e a China, deixando apenas os editores e artistas mais conhecidos intocados.

O sistema também é controverso por comprometer a privacidade individual. As faturas só podem ser consideradas “verificadas” se os indivíduos as enviarem usando seus nomes reais, e os nomes serão acessíveis ao público por meio de um banco de dados nacional. Isso representa problemas para os trabalhadores que desejam manter seus nomes reais privados, como artistas de mangá e YouTubers Virtuais.

Masuo Ueda, ex-produtor da Sunrise e diretor representante da Skyfall, citou os resultados de uma pesquisa semelhante entre animadores independentes (sem contrato) na indústria de anime. 60% estão preocupados com o impacto, enquanto um em cada quatro disse que corre o risco de falência.

Ueda comentou: “As pessoas chamam a indústria de anime de indústria negra. No entanto, nos últimos anos, a indústria como um todo tem feito esforços para melhorar o ambiente de trabalho e garantir o status de funcionário dos artistas. No entanto, a realidade é que nem todos podem se tornar empregados, e a importância de apoiar os autônomos permanecerá a mesma no futuro. Forçar independentes, especialmente artistas, a fechar significa que os jovens não poderão mais entrar na indústria. Receio que a indústria de anime será devastada em alguns anos.’

Apesar da impopularidade do sistema, o número de usuários registrados está aumentando. Segundo Tetsushi Shimono, que gerencia o sistema de cobrança da Agência Nacional de Impostos, o sistema contava com 1,43 milhão de usuários cadastrados no final de outubro, um aumento de 228 mil em relação ao final de setembro.

Hiroshi Someya, diretor de planejamento da repartição de finanças, argumentou que o sistema de faturas é necessário para calcular corretamente os impostos em várias filiais. No entanto, ele afirmou que o governo também considera importante apoiar o Cool Japan e sugeriu que preocupações específicas poderiam ser abordadas por meio de uma política redigida separadamente.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.