O diretor do Psycho-Pass foi criticado por ser machista Os comentários foram bem infelizes

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Psycho-Pass 3: First Inspector
© Psycho-Pass 3: First Inspector

A conta do TwitterWomen’s Database Plaza (@females_db_park)”, encarregada de compilar artigos sobre eventos que oprimem as mulheres no Japão, compartilhou um artigo relembrando uma situação desse tipo que foi realizada pela equipe de produção da franquia Psycho Pass alguns anos atrás, especificamente pelo diretor Katsuyuki Motohiro.

A situação era a seguinte:

Os diretores Katsuyuki Motohiro e Naoyoshi Shiotani participaram do evento especial de prévia do filme “Psycho-Pass The Movie” em dezembro de 2014, também apresentando o elenco de voz. Depois que o elenco se manifestou, foi a vez desses dois diretores.

Olhando para trás, o diretor Naoyoshi Shiotani, que trabalha na franquia há quase cinco anos, deu um grande suspiro e disse: “No bom sentido, foi muito difícil. Achei que não deveria estar trabalhando na série de TV e no filme ao mesmo tempo. Porém, eu disse que faria a segunda temporada, e assim foi.”

O diretor Shiotani olhou para o teatro lotado e exclamou: “Estou feliz que tantas pessoas vieram ver o filme”, mas o diretor Katsuyuki Motohiro fez referência ao fato de que havia muitas mulheres na platéia e disse: “Não foi isso o que eu esperava. Eu estava tentando criar uma forte história de ficção científica que pudesse ser apreciada pelos homens como espectadores. Mas acontece que a maioria dos fãs são mulheres”. Mesmo que dissesse “Sem nada fofo!” ao dirigi-lo, é realmente decepcionante””.

Esta velha notícia foi compartilhada pela conta “Women’s Database Plaza (@females_db_park), que escreveu:

<Olhando para trás, o diretor de Psycho-Pass também se dirigiu ao público na exibição antecipada do filme em 2014 e disse: “Achei que tinha feito um anime de ficção científica com uma história para os homens verem, mas é uma pena que as fãs são todas mulheres. Não era para ser assim”. Foi de partir o coração ouvir os fãs dizerem que não eram bem-vindos para os membros da produção>.

Psycho-Pass 3: First Inspector
© Psycho-Pass 3: First Inspector

Sem dúvida, o comentário do diretor gerou reação imediata nas redes sociais, onde o consideraram machista e desdenhoso com as telespectadoras. Muitos criticaram sua visão estereotipada e exclusiva, argumentando que as mulheres também podem desfrutar e apreciar a ficção científica sem a necessidade de elementos especificamente projetados para atraí-las.

As críticas ao diretor não se limitaram apenas ao seu comentário, mas também à sua aparente falta de compreensão e valorização das fãs do Psycho-Pass, que demonstraram seu apoio e paixão pela série ao longo dos anos. Além disso, a comunidade de fãs apontou que Motohiro subestima a diversidade do público e a capacidade das mulheres de apreciar e valorizar histórias de ficção científica complexas e bem construídas.

A postagem obteve mais de dez milhões de interações no Twitter, tornando-se viral no processo e atraindo comentários de internautas no Japão, que disseram:

“Se você queria atrair apenas homens, deveria ter contratado Akira Toriyama como designer de personagens”;

“Esta foi uma declaração de Katsuyuki Motohiro, supervisor do diretor. O diretor Naoyoshi Shiotani ficou de lado durante essas palavras. Certamente, o comentário do Motohiro-san foi fora de linha. Por outro lado, Shiotani-san escolhe suas palavras com cuidado e sempre demonstrou respeito pela base de fãs”;

“Como fã do mangá Shonen Jump, entendo o fato de não ser bem recebido, é triste. Eu amo Rurouni Kenshin, mas o autor escreveu em um dos livros que “as mulheres só procuram garotos bonitos em um mangá”, o que me deixou muito triste porque economizava dinheiro todos os meses para comprar seus novos volumes”;

«Acho uma pena que o público cyberpunk não tenha gostado, mas é uma pena que haja tantas mulheres que gostam de cyberpunk?;

“Acho que é culpa da produção que não atraiu os homens”;

“O design do personagem não me parece que atraia os homens. Na verdade, a garota principal nem é atraente”;

“Não há um único cara rude nesta série, você realmente achou que eles atrairiam o público masculino?”;

“Acho que não é razoável dizer que eles não estavam visando o público feminino com isso”;

“Se sim, por que não pedir a alguém como Katsuhiro Otomo ou Katsuya Terada para desenhar os personagens?”;

“Achei que era mais para as mulheres porque contrataram Akira Amano, a autora de Reborn!, para esta obra”;

“Sou mulher, mas deixei-o depois de um episódio”.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.