O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, pediu em julho que todo mundo hasteasse a tradicional bandeira vermelha e branca antes do Dia da Independência, comemorado em 17 de agosto. Só que, no lugar dela, muita gente decidiu mostrar outra bandeira: a famosa Jolly Roger, com caveira e ossos cruzados.
Agora, é possível ver a bandeira pirata em portas, carros, muros e até pinturas pelas ruas. O motivo? Um protesto contra o que os manifestantes dizem ser um governo cada vez mais centralizador.
A Jolly Roger é um símbolo antigo, mas ficou ainda mais famosa graças ao mangá e anime One Piece, de Eiichiro Oda. Na história, os piratas erguem a bandeira como sinal de liberdade e resistência. Inspirados por isso, muitos indonésios dizem que amam seu país, mas não concordam com todas as políticas atuais.
Enquanto alguns membros do governo veem a ação como tentativa de dividir a nação, outros, como o ministro secretário de Estado Prasetyo Hadi, afirmam que o próprio presidente não se opõe, desde que seja uma “expressão criativa” e não diminua o valor da bandeira nacional.
A polícia de Jacarta, por sua vez, disse que está de olho no uso de bandeiras e símbolos que não sejam nacionais. A lei não proíbe bandeiras fictícias, mas exige que, se forem hasteadas, a bandeira vermelha e branca esteja junto — e sempre no lugar mais alto.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.