Os baixos salários dos novos animadores do Japão são expostos novamente "Talvez se fosse qualquer outro país, seria impossível produzir a mesma qualidade da animação japonesa a um custo razoável."

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Japão
© Anime

O usuário do Twitter “ぷるこ (@prkg_prkg_)”, que se descreve como um trabalhador da indústria de anime no Japão, postou uma atualização que imediatamente se tornou viral, revelando o baixo salário que recebia, apesar de durante o período ter feito mais de 500 frames de animação durante o mês.

O usuário escreveu: ‘Eu não sabia que 180.000 ienes (US$ 1.434,69) era o que uma empresa de animação me daria, e às vezes era como 150.000 ienes (US$ 1.195,58) para um trabalho de meio período como estudante, então 180.000 ienes para um profissional de trabalho não é muito… Eu anteriormente recusei uma empresa que me ofereceu 180.000 ienes porque pensei que poderia ganhar mais dinheiro facilmente. Este é o salário de um trabalhador júnior de 4 meses que trabalhou muito duro para obter 500 quadros de animação.’

Anime
© Anime

Ele continuou: ‘Isso deixou muitos animadores novos e aspirantes incertos … Não se preocupe, se você conseguir aguentar isso por dois anos, obterá mais 30.000 de receita pelo mesmo número de quadros com custos fixos, hahaha!’ Ele concluiu: “É incorreto pensar que todos os animadores freelancers não ganham dinheiro, o correto é que todos os novos animadores não ganham dinheiro, sejam eles freelancers ou contratados. No terceiro ano foi meio e meio para os animadores, e no quarto ano foi de seis milhões para os animadores e supervisão de produção, e no quinto ano foi de sete milhões para os animadores, supervisão de produção e supervisão de produção geral’.

Anime
© Anime

As postagens foram compartilhadas em fóruns de comentários no Japão, onde inspiraram opiniões como as seguintes:

  • Eu tinha um amigo que trabalhava nesse tipo de trabalho e, além disso, ele mandava dinheiro para os pais.”
  • “As greves devem começar. Mas todo mundo é avesso ao risco e é um aborrecimento, então no final ninguém faz isso. É por isso que as coisas não mudam.”
  • “E que eles ainda não mostraram as deduções fiscais…”
  • “Animadores e outros profissionais merecem receber mais do que os assalariados. As que mais desperdiçam na distribuição são as agências de publicidade, seguidas das redes de televisão. Eles não podem fazer algo sobre isso?”
  • “Se você acha que isso pode acontecer com você no futuro, a única coisa que você pode fazer é ter medo.”
  • “Uau, houve um aumento de 30 ienes desde a última vez que verifiquei!”
  • “Bem, eu sinto falta dos detalhes… Antigamente, com taxas locais como Osaka, costumava ser 100 ienes ou mais por quadro… É um mundo difícil… Eu acho que ele é muito talentoso, e 500 quadros no quarto mês é brilhante.”
  • “Há muito tempo venho pensando que a razão pela qual o Japão conseguiu se tornar uma potência mundial de animação e ainda é hoje é provavelmente por causa desse tipo de coisa. Talvez se fosse qualquer outro país, seria impossível produzir a mesma qualidade da animação japonesa a um custo razoável.”
  • “Os animadores têm muito mais dificuldade do que eu… todo mundo que tem mais dificuldade do que eu deveria estar ganhando mais dinheiro do que eu.”

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.