Oshi no Ko – Autor afirma que qualquer semelhança é pura coincidencia Será?

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Oshi no Ko
©Oshi no Ko

Há alguns dias surgiu uma polêmica no Japão a respeito do mais recente arco da história da adaptação para anime de Oshi no Ko. Nesta história, Aqua Hoshino participa de um reality show onde Akane Kurokawa, em sua tentativa de deixar sua marca na televisão, acaba ferindo uma de suas colegas. Isso faz com que ela receba uma grande quantidade de críticas e comentários de ódio nas redes sociais, a ponto de tentar o suicídio.

Esses acontecimentos foram apontados como semelhantes ao ocorrido em 2020 com o suicídio de Hana Kimura, lutadora que passou exatamente pela mesma situação, se metendo em confusão com um dos participantes de um reality show do qual participou, recebendo comentários de ódio nas redes sociais e, finalmente, cometendo suicídio.

No mangá original Oshi no Ko, esse arco começou com o capítulo 21 publicado em 15 de outubro de 2020 na Weekly Young Jump, cinco meses após o suicídio de Hana Kimura, noticiado em 23 de maio de 2020. As datas apenas reforçam a teoria de que Aka Akasaka, o escritor do mangá, inspirou-se neste evento. Porém, os fãs apuraram que não é a primeira vez que o autor é acusado de usar essa tragédia como inspiração para sua obra, já que ele já havia comentado sobre isso em entrevista anterior.

O próprio Aka Akasaka apontou em entrevista ao meio Kai-You Premium, publicada em setembro de 2021, que as semelhanças desse arco de história com o suicídio de Kimura foram ‘uma completa coincidência‘. O autor sentou-se com o músico Masayoshi Oishi, e em uma das seções eles comentaram sobre esta situação:

Masayoshi Oishi: O sentimento real de retratar o amor é uma coisa, mas a sensação do documentário é tão boa que faz você pensar que esse tipo de coisa acontece na vida real na indústria do entretenimento. O retrato de um reality show romântico é o mesmo, e a cena conjunta nos bastidores de um festival de ídolos parece tão real que me pergunto quanta pesquisa foi feita. No final, eu me pergunto se não há drama mais interessante do que a realidade. Além disso, trata de questões contemporâneas, como calúnias nas redes sociais, e também estive no meio de incidentes semelhantes acontecendo na vida real, então achei bastante agressivo.

Aka Akasaka: Essa foi uma história que decidi escrever antes mesmo de começar a publicar o mangá, então foi uma coincidência completa algo semelhante ter acontecido ao mesmo tempo.

Masayoshi Oishi: Mas os perigos da mídia social e como manter a mentalidade em caso de comentários odiosos são coisas a serem consideradas com cuidado, e pensar que eles foram rápidos em soar o alarme ao descrevê-lo em seu trabalho me faz pensar que suas antenas e suas ideias são muito nítidas. Acho que a melhor coisa sobre “Oshi no Ko” é que vai direto ao cerne dessas coisas. Não é apenas um mangá de amor ou entretenimento.

É verdade que foi tudo uma coincidência? Ou é uma desculpa bastante conveniente para o autor evitar críticas? No fim das contas, tudo depende da opinião dos fãs, e embora o autor afirme o contrário, a coincidência é muita, tanto no tempo quanto na forma dos fatos, para afirmar que não houve nem um pingo de inspiração nos fatos que abalaram a indústria da luta livre em 2020.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.