Perseguir uma VTuber já é considerado crime no Japão Se ofende ao avatar ofende à pessoa por trás dele...

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Vtuber
©Houshou Marine

Em 31 de agosto, o Tribunal Distrital de Osaka ordenou que um provedor de serviços de Internet divulgasse informações sobre uma pessoa que difamou uma personagem virtual do YouTuber, ou seja, uma VTuber. O presidente do tribunal, Masatoshi Ishimaru, disse que uma mulher que publica vídeos na Internet como uma YouTuber Virtual ‘age usando uma imagem de avatar como se fosse uma fantasia‘. Portanto, as declarações difamatórias feitas contra seu alter ego gerado por computador também caluniaram a mulher, concluiu Ishimaru.

A mulher publica vídeos como YouTuber Virtual ou VTuber, mas mantém seu nome e rosto verdadeiros escondidos do público. Sua conta no Twitter é muito popular e tem mais de um milhão de seguidores, o que confirma que é Houshou Marine da agência Hololive Production. De acordo com a sentença, um anônimo postou mensagens depreciativas em maio de 2021 em um fórum online gratuito criado para falar sobre mulheres. Essas mensagens incluíam: ‘Ela não pode ser ajudada porque é uma idiota‘ e ‘Ela é mentalmente imatura porque não tem mãe’. A mulher entrou com uma ação judicial contra um provedor de serviços de Internet, que alegou que as mensagens prejudicavam sua reputação e exigia que o provedor revelasse a identidade do indivíduo que postou as mensagens para proceder legalmente.

O provedor de Internet argumentou que as mensagens ‘podem ser direcionadas a um avatar, mas não à mulher‘, mas o tribunal disse que a linguagem e o comportamento do avatar são da própria mulher e refletem suas experiências. A mulher realizou um ato de expressão através do avatar, disse o tribunal. “Mesmo que o insulto tenha sido direcionado a um avatar na superfície, pode-se reconhecer que foi direcionado a uma pessoa que trabalha com o avatar, então foi a mulher que foi difamada”, disse o tribunal. O Tribunal Distrital de Tóquio tomou uma decisão semelhante em março deste ano em um caso de difamação envolvendo outro caso de VTubers.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.