Protestam contra a sexualização feminina em animes e jogos Uma ativista criticou propagandas de metrô

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Anime
© Anime

Kanako Otsuji é uma ativista japonesa dos direitos LGBT e ex-membro da Assembleia Legislativa da Prefeitura de Osaka, de 2003 a 2007, então uma das apenas 7 mulheres na Assembleia de um total de 110 membros. Em maio de 2013, depois que um dos membros de seu partido renunciou a seu assento na Dieta (ramo legislativo do Japão), Otsuji tornou-se o primeira membro abertamente gay da Dieta Nacional, embora ela só tenha ocupado este assento até julho deste ano.

Pois bem, deixando de lado as apresentações, esta política partilhou nas suas redes sociais uma atualização com uma série de fotografias tiradas no interior da Estação JR Osaka, no Japão, criticando a colocação de diversos “posters com conotação sexual”.

Saída Mido-suji da Estação JR Osaka. Anúncios como este… Japão em 2022, ilustrações de mulheres sexualizadas serão orgulhosamente anunciadas nas saídas das estações?”, escreveu ela.

Kanako Otsuji
© Kanako Otsuji
Kanako Otsuji
© Kanako Otsuji
Kanako Otsuji
© Kanako Otsuji
Kanako Otsuji
© Kanako Otsuji
Kanako Otsuji
© Kanako Otsuji

As ilustrações, aliás, correspondem a uma colaboração entre o jogo Mahjong Soul para smartphones da Yostar e a franquia Saki Zenkoku-hen (Saki: The Nationals), uma série de mangá e anime já conhecida por seus personagens, que são garotas do ensino médio e têm seios absurdamente grandes.

Saki Zenkoku-hen
©Saki Zenkoku-hen

Certamente é bastante curioso que cartazes desse tipo tenham sido colocados em um espaço público de uma estação de trem (geralmente aparecem em Akihabara), e a política continuou sua reclamação:

“A saída Mido-suji da estação JR West Osaka é uma das principais entradas para Osaka e é um espaço público usado por muitas pessoas. Os anúncios neste espaço público, por exemplo, neste caso, mostraram o desconhecimento da mercantilização da sexualidade feminina (sexualização), mostrando mulheres com roupas sugestivas, com a roupa quase desabotoada, e expondo os seios, coxas e virilha indecente. Isso pode ser um tipo de “assédio ambiental”. Também fiquei surpresa por ter passado pelos padrões de publicidade.”

“A responsabilidade social das empresas de publicidade para com a igualdade de gênero está sendo questionada. Lembre-se de que os personagens do mangá ‘Saki’ são meninas do ensino médio e aparecem até sem calcinha. Ler ou não ler mangá, assistir ou não assistir anime é uma escolha individual. Jogar esses jogos e suas colaborações também é uma escolha pessoal. Você não pode se opor à existência dessas obras, amá-las e apreciá-las.”

“Expressei minha surpresa com os anúncios mencionados, que mostram uma marcada mercantilização da sexualidade feminina, mas não fiz referência a qualquer regulamentação. Acredito que a regulamentação da publicidade por lei ou portaria deve ser comedida e prudente. Acho que esse tipo de representação publicitária foi uma cena que mostrou que a igualdade de gênero no Japão não foi alcançada.”

“Esperava uma discussão sobre os direitos das mulheres, como a assimetria entre homens e mulheres e a mercantilização da sexualidade feminina na publicidade em espaços públicos, mas a resposta que recebi, curiosamente, tornou visível a situação atual no Japão. Ações legais serão tomadas em caso de ameaças e ameaças de morte que estão fora de questão.”

Claro, sua crítica também recebeu comentários contra ela:

  • ‘Você diria o mesmo sobre a Marcha do Orgulho Gay? Se você mudar sua atitude por considerações políticas, você não passa de uma farsa. Gostaria de saber a sua opinião então.’
  • ‘É realmente um anúncio estereotipado. Acho vergonhoso que no Japão, onde o empoderamento das mulheres é significativamente baixo, esse tipo de representação das mulheres (especialmente as menores) em público seja desconhecida.’
  • ‘E onde está o erótico? Preciso saber sua perspectiva sobre sexualidade, senhora ativista.’
  • ‘A sexualização também pode incluir o elemento de ‘conexão’ e o elemento de ‘beleza humana que atrai o sexo oposto’. Se você evita ‘ser sexual’, esteja ciente de que isso pode resultar de sua própria sexualidade. Não fale sobre a esfera pública em termos de sua própria sexualidade, como sua propensão a não gostar de pessoas LGBTQ ou sua tendência a não gostar de outras imagens.’
  • ‘Você sente alguma contradição em suas ações, ao criticar ‘ilustrações de sexualização em público…’ e depois divulgá-las sem modificações no Twitter, onde qualquer um pode vê-las, aumentando assim o número de pessoas que veem as ilustrações que você critica como sexuais? ‘ .
  • ‘É bonito e brilhante. Não vejo nada de errado com essas ilustrações… Bem, se você vai expressar seus sentimentos de que elas são inapropriadas, por que não criou este post para ocultar as imagens? Isso não é ‘crítica razoável’? Você se contradiz espalhando o que julga errado.’
  • ‘Se você tem tempo para postar besteiras sobre sexualização, por que não começar a ajudar mulheres reais?’

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.