Segundo animador “a indústria de anime ‘está acabada'” O mal pagamento seria o principal motivo da recaída

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Anime
©Shirobako

Uma atualização anônima postada no serviço Hatelabo foi compartilhada em fóruns de comentários no Japão, onde um ex-trabalhador da indústria de anime revelou todos os problemas que existem, observando que ‘atualmente a indústria de anime está acabada‘. Seu longo post escreveu:

Eu larguei meu emprego na indústria de anime. Vou aproveitar o fato de que sou anônimo e vou revelar todas as verdades sombrias enquanto me mantenho escondido. Honestamente, a indústria de anime acabou. Qualquer um tentando entrar agora deve reconsiderar. Em primeiro lugar, não há dinheiro a ser feito. Você conhece os comitês de produção? Mesmo que você compre mercadorias, CDs ou qualquer outra coisa, o dinheiro vai para o comitê de produção. O estúdio de animação só ganha o que o comitê lhe dá. Eu nem acho que Ufotable vai ganhar os milhões que muitos acreditam com “Kimetsu no Yaiba”.

O reconhecimento do nome da Ufotable pode ter aumentado, mas apenas os custos de produção vão acabar subindo. É a Shueisha e os outros níveis altos que estão se enchendo de dinheiro. Além disso, o dinheiro que pode ser ganho com animes originais é muito limitado. Ainda assim, fazer anime original é a melhor opção. A propriedade original pertence ao estúdio, então todos os produtos derivados pertencem ao estúdio, então há uma sensação de “ganho extra”. É como Koyoharu Gotouge, parte do dinheiro que “Kimetsu no Yaiba” gera vai para o autor. Então, por que os estúdios de animação não criam suas próprias histórias e as vendem?

Claro que muitos pensam isso, mas a verdade é que ninguém está interessado em animes originais. Sendo original, é difícil para qualquer um prestar atenção até que seja transmitido. Além disso, fazer animes originais é ainda mais caro porque nós mesmos temos que preparar os roteiros, e não há garantia de que você será capaz de cobrir essas despesas no futuro. Além disso, se o anime original falhar, esse é o seu fim.

Shirobako
©Shirobako

No trabalho de animação, às vezes ligo para outras empresas do meu setor, mas quando olho na lista telefônica da empresa, vejo que muitas delas estão falidas. Se você ligar para 10 empresas, pelo menos uma delas entrará em colapso. Existem muitas pequenas empresas de animação. É um momento em que a distribuição de streaming está no auge e os Blu-rays não estão vendendo bem. Por isso, não temos escolha a não ser apostar em obras originais, que não são muito rentáveis ​​mesmo que sejam bem sucedidas, mas que podem gerar alguma renda apenas para o estúdio.

Agora estou trabalhando em muitos títulos conhecidos para várias empresas, mas a realidade não é tão diferente em todos os lugares. Naturalmente, o processo de produção é exaustivo. Animação é um trabalho que é feito de animadores fazendo desenhos, mas os animadores recebem um salário ridículo para começar. As pessoas neste meio geralmente ganham cerca de 250 ienes por cada quadro que fazem. Mas quanto tempo você acha que normalmente leva para desenhar um homem ou uma menina falante e vestido? Se fosse feito por um amador, ele não seria capaz de traçar uma linha decente mesmo que passasse uma hora. Mas se você fizesse oito quadros em oito horas por dia, 250 x 8 seriam 2.000 ienes (quase US$ 13).

É um salário que faria rir um funcionário de uma loja de conveniência. Assim, durante a entrevista, será perguntado se você se muda para a casa de seus pais. Você também pode ser perguntado se vai morar em um dormitório. A razão é que se não for, você não terá nada para comer. Assistência Social? Algo assim é impossível aqui. Digamos que você se formou em um trabalho de animação e conseguiu um emprego como artista original (a pessoa que faz os quadros principais que serão preenchidos com os intermediários). Eles geralmente ganham entre 5.000 e 7.000 ienes por corte. Um corte é como uma pausa em uma cena.

Existe também um processo chamado layout, que é como uma arte antes do desenho original, então esse salário inclui isso. Depende de muitas coisas, então você não vai fazer nem um corte por dia. Quais são as expressões faciais? Quais são os movimentos? Eles estão corretos? É antinatural? Ele se destaca do fundo? E assim sucessivamente farão as correções. Há muitas coisas para pensar. Animação desenhada à mão é um trabalho árduo.

Shirobako
©Shirobako

Embora desenhar pessoas em movimento seja libertador, pode desmoronar rapidamente se você não pensar em muitas coisas. Eles não parecem se mover nem parecem parar. A cor parece enrugada. O movimento parece retroceder. Ainda assim, eu apreciaria se alguém pensasse nessas várias dificuldades e as desenhasse corretamente. Animadores não ganham muito dinheiro. Se ele pensasse sobre isso, ele não seria capaz de sacar à taxa de um corte por dia. Mesmo que ele tentasse o seu melhor, seriam apenas alguns milhares de ienes, o que não é muito para comer decentemente. Então o que você deveria fazer? sair.

Aqueles que passaram pelo trabalho duro e doloroso desse processo e se tornaram diretores de animação ou gerentes de projeto devem ser capazes de fazer os trabalhos que os animadores líderes também fazem. Você tem que carregar tudo. É comum ter que redesenhar do zero porque o material não é satisfatório. Animadores japoneses não são mais tão bem pagos, e o número de pessoas que querem ser animadores está diminuindo rapidamente. Muitas pessoas desistem mesmo que entrem.

Antes, as pessoas brincavam que teria sido melhor enviar o trabalho para o exterior, mas chegou a um nível em que não é mais uma piada. Se falarmos do nível mais baixo, as pessoas do exterior são melhores que os animadores japoneses. Se houvesse um cronograma de produção poderíamos melhorar, mas isso não existe mais. Não há gente. Não há cronograma. Não há orçamento porque não há perspectiva de ganhar dinheiro. Você não pode conseguir boas pessoas sem um orçamento, então alguns bons perdem seu tempo consertando os desenhos dos bandidos e deixam a indústria quando se cansam. Este é o estado atual da indústria de animação. É comum ouvir que uma série de televisão, em especial, leva um mês para fazer um único episódio.

Shirobako
©Shirobako

(…) Quando estou ocupado, costumo terminar o trabalho em 12-13 horas, então se eu praticar colorir por 4-5 horas, ir para a cama, acordar e ir trabalhar, eu consigo. É ainda mais eficiente se você passar a noite. Portanto, sacos de dormir estão sempre disponíveis no estúdio. Não há ninguém na indústria que se preocupe com o processo de produção, então as reuniões devem ser marcadas de manhã cedo ou tarde da noite, dependendo da disponibilidade de outros funcionários. E basicamente, você tem que estar lá para essas reuniões. Algumas pessoas saem por causa de doença mental, outras por causa de lesões físicas, outras porque desaparecem de repente. Existem todos os tipos de pessoas.

Os gestores já abandonaram a ideia de treinar pessoal e apenas ordenam: “Se saíram, substituam-nos”. Você pode pensar que é demais, mas mesmo Kyoto Animation, que é considerado melhor, não é muito diferente. No entanto, a Kyoto Animation está em uma situação muito melhor do que outras empresas porque seus funcionários são devidamente treinados.

Quanto ao resto, a hora extra não é paga. Eles fazem você bater o ponto, mas na realidade você continua trabalhando. Muitas empresas estariam acabadas se o Ministério do Trabalho descobrisse. Você pode trabalhar longas horas por um salário baixo, jogar sua vida fora e ainda ter esperança. Mas mesmo que você se torne um diretor, não pense que ganhará muito mais do que o resto. E se você é um freelancer, pode não sobrar nada depois dos impostos.

E de volta às mesas, os produtores apenas olham por cima dos ombros e culpam todos os outros quando a produção está atrasada. Diga-lhes para obter primeiro pessoas, orçamentos e horas decentes. Hoje não há ninguém decente no regime freelancer. Estamos em uma indústria onde não há nada decente e o futuro é muito sombrio. Mesmo assim, certamente este ano haverá novas contratações.

De minha parte, renuncio e volto a ser uma pessoa normal. Que só os loucos permaneçam trabalhando naquele inferno. Sim, esta é ‘a orgulhosa animação japonesa’. Quando você já passou por lá, você só pode rir disso. Acho que a experiência é valiosa, mas não recomendo. Pense duas vezes se quiser entrar aqui.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.