Segundo portal japonês, “Mais da metade dos jovens no Japão são otakus” Um novo tipo de "otaku" tem surgido devido à evolução da internet

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Otaku
©Otaku

O portal japonês da revista Weekly Gendai publicou um artigo intitulado “Mais da metade da população jovem é “otaku…” Como as coisas mudaram nos últimos 25 anos?“, que descreveu a evolução do fanático público japonês de mangá e anime:

“Em 1990, uma pesquisa realizada por Shinji Miyadai na área metropolitana de Tóquio revelou que 13,4% dos jovens entrevistados responderam” Sim “ou” Acho que me considero “à pergunta” Você é um otaku?”. Pesquisas semelhantes foram realizadas em 2005, 2009 e 2015, e o percentual de jovens que responderam afirmativamente aumentou consideravelmente, ultrapassando 50% na última .

Se um em cada dois jovens é otaku, a categoria já não tem razão de ser. Portanto, atualmente é muito difícil definir o que realmente significa ser um otaku no Japão. Além disso, quanto ao “grau” de consumo de mangá, anime e videojogos, verificou-se um aumento notável na Área Metropolitana de Tóquio, mas parece não haver diferença entre as áreas urbanizadas e rurais neste aspecto.

Por outro lado, pode dizer-se que a percentagem que outrora se chamava “otaku”por “terem tido um hobby que consumia grande parte do seu tempo” tem vindo a diminuir. No passado, você tinha que ir a lugares como Akihabara para obter mercadorias e informações sobre a indústria, mas a introdução do conteúdo digital tornou as coisas muito fáceis para os membros da cultura otaku.

Antes ainda não dava para ter acesso a todas as séries de anime veiculadas nas emissoras de televisão, como naquela época em que a TV Tokyo não tinha emissoras afiliadas em nenhuma prefeitura e, portanto, a série que ela exibia não chegava lá. Porém, com a chegada dos serviços de streaming, que possuem todo o conteúdo no momento, esse problema deixou de existir.

No meu relatório, defini dois tipos de otaku que existem hoje: primeiro, os tradicionais otakus do tipo “consumidor”, que consomem o conteúdo da indústria de forma solitária, sem que isso os afete de forma alguma; no entanto, hoje em dia também está surgindo uma espécie de “otaku social”, que compartilha seus gostos com os amigos ou mesmo com seus parceiros românticos, o que é definitivamente o produto de ter ultrapassado os 50% nas pesquisas mais recentes.”

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.