Shonen Jump+ Editor revela nova ferramenta de suporte de IA para criação de mangá A luta entre IAs e profissionais continua

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Shonen Jump+
© Shonen Jump+

Em meio à alta tensão entre ilustradores e dubladores com IA, o editor-chefe da Shonen Jump+, Yuta Momiyama, revelou uma nova ferramenta de suporte de IA para ajudar na criação de mangás em 11 de maio de 2023.

Momiyama foi ao seu Twitter para apresentar a nova ferramenta chamada ‘ComicCopilot’, que utilizou o ChatGPT para ajudar o mangaká com a ‘tediosa tarefa de criação de mangá’, além de fornecer consultas para ter ideias.

Foi desenvolvido em colaboração com o departamento editorial do JUMP+ da Shueisha.

Shonen Jump+
© Shonen Jump+

Embora alguém possa pensar por que não usar o ChatGPT diretamente, para eles o criador Kensu respondeu dizendo que “ há muitas pessoas que dizem que não podem usá-lo [ChatGPT] por causa de sua interface em inglês ou porque permite que eles escrevam muito livremente, então acho que seria benéfico apenas por esse motivo. O que ele pode fazer é simplesmente dar suporte às partes da produção do mangá que são um pouco problemáticas.

Por exemplo, ajustar o diálogo. Uma história em quadrinhos deve ter um texto bom, claro e direto nos balões de fala. Eles realmente precisam tentar cortar um único caractere ou pensar em várias frases.

A ferramenta AI vem com uma variedade de recursos, como ajudar a criar um tema, título do mangá, nome do personagem, sugestões de diálogo, nome para um movimento especial, feedback sobre a ideia, entre outros.

Shonen Jump+
© Shonen Jump+

Na imagem acima postada por Momiyama, a IA pode ser vista sugerindo vários temas, como uma história de detetive em que um professor particular resolve um caso misterioso que ocorre em torno de um aluno, e também aquela em que o espírito de um famoso escritor de detetives do passado dá dicas e ensina o tutor e os alunos a resolver casos.

A ferramenta pode ser usada pelos artistas de mangá iniciantes que publicam seus trabalhos no Shonen Jump Rookie.

Através do ComicCopilot, a Shonen Jump espera ajudar os artistas de mangá a criar novos trabalhos um após o outro e tornar a indústria do mangá ainda mais emocionante, e também ajudar a expandir a criatividade humana usando a tecnologia de ponta.

A ComicCopilot usa o conhecimento e a opinião dos editores da Shonen Jump+ para fornecer o melhor serviço para o aspirante a mangaká.

No passado, Oda havia usado o ChatGPT para ajudar a criar uma ideia de enredo super divertida para o mangá One Piece

O uso de IA na indústria foi altamente debatido, com os ilustradores denunciando os usuários de software de IA geradora de imagens por usarem seus trabalhos sem permissão, e também fizeram um apelo em relação à violação de direitos autorais de seus trabalhos pela IA .

Fonte: Aqui! e Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.