Sob pressão da Apple, um aplicativo de VTubers proíbe ‘designs sugestivos ou de aparência menor’ O app enviou um comunicado informando das alterações na política

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
VTubers
©VTubers

IRIAM (イリアム) é um aplicativo japonês para smartphones desenvolvido pela empresa VTubers ZIZAI (anteriormente conhecida como DUO Inc.) que permite tanto streaming dentro dos seus servidores como chat ao vivo e donativos dos espectadores, mas também a concepção de VTubers interessados em participar no seu espaço virtual.

Para este último, o interessado só precisa ter feito uma ilustração e um dispositivo móvel para se tornar um streamer, muito parecido com o conceito de VTubers. No entanto, aparentemente devido à pressão de uma empresa externa (presumivelmente Apple), eles atualizaram suas políticas de uso, banindo personagens com designs sexualmente sugestivos ou aparências de menores de idade.

“O processo de revisão da loja de aplicativos indicou que os padrões para monitorar o conteúdo publicado eram frouxos e para que o serviço continuasse, os padrões de revisão precisavam ser fortalecidos e aplicados rapidamente. A equipe de gerenciamento do IRIAM acredita que é muito importante permitir que os usuários se expressem de muitas maneiras diferentes. Por outro lado, partindo da premissa de que os streamers do IRIAM podem ser vistos como ‘representações de personagens fictícios, mas também como seres vivos’, acreditamos que é necessário tomar uma decisão cuidadosa sobre o âmbito de expressão no IRIAM” .

“Portanto, tentaremos encontrar um bom ponto de aterrissagem considerando os dois aspectos da cultura bidimensional, principalmente a ficção, e a sociedade real. Durante a revisão da loja de aplicativos, que levou ao aperto dos critérios de revisão, foram explicitamente apontadas expressões que pudessem induzir ou evocar a pedofilia. A este respeito, a equipe de gestão do IRIAM decidiu que, à luz das normas socialmente aceitas, da legislação e da definição nacional de “criança”, é necessário aplicar critérios particularmente rigorosos a todas as referências a menores. (até aproximadamente 15 anos)”.

“A partir desta versão, os seguintes elementos visuais serão proibidos: (1) Representações de roupas sexualmente sugestivas, como roupas que expõem muita pele, por exemplo, roupas de banho; exposição excessiva da área do peito, roupas íntimas ou outros itens; (2) Representação de expressões faciais sexualmente sugestivas ou poses como expressões sugestivas de pedofilia; (3) Representações que indiquem que o usuário seria menor na vida real; e (4) Elementos que representem menores bebendo ou fumando, com linguagem violenta ou difamatória ou qualquer outra expressão ofensiva.”

O comunicado não especifica que a Apple foi a empresa que emitiu o requisito para o projeto, mas um dos desenvolvedores do aplicativo especula que seria essa empresa, já que casos semelhantes foram relatados recentemente.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.