Uzaki-chan – Ilustração da personagem causou polêmica para a Cruz Vermelha Mais uma polêmica feita por ocidentais e desapercebidas pelos japoneses

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Uzaki-chan Wants to Hang Out
© Uzaki-chan Wants to Hang Out

No início deste mês, estourou um debate on-line sobre uma das promoções atuais da Sociedade da Cruz Vermelha japonesa. Até 31 de outubro, os voluntários que doaram sangue podiam receber um arquivo plástico transparente decorado com personagens da série de mangá Uzaki-chan Wants to Hang Out, mas alguns questionaram se a representação da personagem era muito sexualizada para uma organização humanitária convencional.

Uzaki-chan Wants to Hang Out
©Uzaki-chan Wants to Hang Out / Sociedade da Cruz Vermelha japonesa

A ilustração atraiu críticas pela mídia social ocidental, com o debate se espalhando posteriormente para os meios de comunicação japoneses. No entanto, a Sociedade da Cruz Vermelha japonesa desde então afirmou que não considera que o uso da obra de arte constitua assédio sexual. A promoção não foi suspensa nem alterada, e nesta semana um doador bastante apropriado contribuiu para a causa, já que o criador e artista de Uzaki-chan, Take, fez ele próprio, uma doação de sangue.

Sinto muito por ter colocado as pessoas encarregadas da doação de sangue em uma situação tão difícil”, disse o tweet em sua conta oficial, “mas finalmente fui doar sangue.” . O recibo de doação mostra que Take forneceu 400 mililitros de sangue tipo A positivo para uma instalação em Tóquio na segunda-feira, 28 de outubro.

Os fãs ficaram felizes em ver o autor doando para a instituição de seu personagem, agradecendo a ele por contribuir com os esforços para salvar vidas da Sociedade da Cruz Vermelha japonesa. Misturado com todos os comentários positivos, no entanto, estava um de olhos afiados que percebeu que o recibo mostra que esta era sua 14ª vez em doação de sangue.

Como também foi observado no recibo, essa foi a primeira doação desde 2015, e a última antes disso em 2008. Embora suas 14 doações mostrem que ele está ciente da necessidade de sangue, essas longas lacunas também falam sobre como indivíduos informados e atenciosos podem abandonar o hábito de fazer doações. Isso pode ser um fator que contribui para o desejo da Sociedade Japonesa da Cruz Vermelha de parcerias visuais e anime / mangá atraentes para manter o problema ativamente na mente das pessoas, especialmente se isso as ajudar a obter um pouco do sangue otaku.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.