Pac-Man: 40 anos após sua estréia, game é recriado com IA pela Nvidia. A IA descobriu como o Pac-Man funciona apenas assistindo.

Pires94
(redator de noticias)
Pac-Man
© Pac-Man

A Bandai Namco Ltd. está comemorando o 40º aniversário do Pac-Man o ano todo, mas hoje é tecnicamente o grande dia: a Namco começou a testar publicamente o Pac-Man nas arcades de Tóquio em 22 de maio de 1980. Muita coisa mudou nas quatro décadas seguintes, incluindo: claro, os recursos dos computadores. A inteligência artificial avançou ao ponto de poder dirigir carros e produzir “ deepfakes” razoavelmente convincentes, tanto em áudio quanto em vídeo. Agora é entender como os videogames funcionam apenas assistindo-os sendo jogados.

A Nvidia Research anunciou hoje que produziu uma nova iteração do Pac-Man que foi gerada inteiramente pela IA. A empresa construiu um modelo de IA capaz de criar uma versão totalmente funcional e jogável do jogo de arcade seminal de 8 bits sem acesso ao mecanismo de jogo subjacente. Sem um entendimento inato da jogabilidade de Pac-Man , a IA “treinou” assistindo a sessões de Pac-Man – a versão oficial da Bandai Namco – para aprender as regras e a mecânica do jogo.

“Nós treinamos essa inteligência artificial em 50.000 episódios de Pac-Man sendo reproduzidos, sem que a IA realmente visse qualquer código ou qualquer coisa – apenas vendo pixels saindo do mecanismo de jogo”, disse Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação da Nvidia , em uma entrevista à mídia no início desta semana.

O modelo de IA em questão é conhecido como Nividia GameGAN. Ele se baseia em redes adversárias generativas (GAN), um sistema comum de aprendizado de máquina que coloca duas redes neurais umas contra as outras para aplicativos como imagens geradas por IA. A GameGAN é o primeiro GAN capaz de reproduzir um videogame por conta própria, de acordo com a Nvidia.

Confira o vídeo abaixo:

Mais sobre

O jogo teve seu lançamento original em Julho de 1980 no Japão.

Desenvolvedora: Namco. 

Fonte: Aqui.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.