Review: Mario Tennis Aces Um verdadeiro clássico de volta

Dalton Silveira
(Fundador & CEO)
@odaltonsilveira


Desenvolvedora: Camelot
Distribuidora: Nintendo
Lançamento: 22/06/2018
Plataformas: Nintendo Switch
Gênero: Esportes
Lançado em junho deste ano para Nintendo Switch, Mario Tennis Aces é o oitavo game da franquia. O jogo conta com nomes famosos do universo Mario, como Luigi, Wario, Blooper, Waluigi, Daisy, Rosalina, Yoshi, Donkey Kong, Bowser, Toad e Boo.
Novos personagens são adicionados mês a mês após torneios online — Koopa Troopa foi incluído no game em julho, Blooper em agosto e Diddy Kong em setembro.
A notícia da entrada de Diddy Kong, melhor amigo do lendário Donkey Kong – criado por Shigeru Miyamoto no início dos anos 1980 – foi dada pela Nintendo em agosto. A inclusão do personagem tem papel importante para levar uma nova atmosfera ao game, que ainda divide muitas opiniões entre a crítica e os fãs.

Gráficos e extras

É um jogo que não tem gráficos exuberantes, e a proposta da franquia Mario Tennis não é essa. É um game arcade, com golpes especiais, inúmeros saltos e slow-motion e, no caso de Waluigi, até moonwalking.
Como é um game voltado muito para diversão do que simulação de um jogo de tênis, ele conta com gráficos muito animados, cenários variados (alguns que fogem do padrão de uma quadra de tênis) e personagens com poderes especiais que trazem uma atmosfera alegre ao jogo.

Tirando o fato de que os personagens podem ser desbloqueados após disputas de torneios online, o jogo não oferece muitos extras. São poucas roupas alternativas disponíveis para os protagonistas e não há um sistema de nivelamento para desenvolvimento e progressão. Isso torna o game, apesar de divertido, um pouco monótono após um período considerável de horas jogadas.

Modo online

O modo online é interessante e desafiador, mas as partidas poderiam ser mais longas — os jogos duram apenas um set. Isso diminui um pouco a relevância das estratégias nos duelos (que seriam mais efetivas se as partidas se arrastassem por mais tempo). Seria interessante se o jogo fosse lançado com um modo para personalizar a duração dos confrontos.
“Isso elimina as incríveis vitórias que você poderia ter com 90% da partida perdida. Isso quebra completamente a sensação recompensadora de lutar com unhas e dentes por mais de 20 minutos para chegar ao vencedor por uma pequena margem. Isso faz com que a jogabilidade seja muito superficial na maioria dos jogos, porque não há tempo suficiente para sentir que você está desenvolvendo uma boa estratégia contra o seu adversário”, avalia o portal Eurogamer.

Modo Aventura

Este é o primeiro Mario Tennis a ter um Modo Aventura desde o Power Tour — jogo da franquia lançado para Game Boy Advance em 2005. Ao contrário dos modos semelhantes que foram lançados anteriormente em outras plataformas da franquia, o Modo Aventura presente no Mario Tennis Aces não oferece muitas variações aos gamers.
Com exceção de algumas fases e desafios opcionais, o Modo Aventura é um pouco sem sal. Não que seja irritante, longe disso, principalmente se você está acostumado com as plataformas de Mario, mas não é nada que surpreenda.
Começando com partidas simples e rápidas contra oponentes fracos, Mario, a medida que o jogo avança, acaba enfrentando chefes que usam habilidades especiais difíceis de combater. Em resumo, é divertido, mas deixa uma sensação que essa parte do game poderia ser melhor trabalhada.

Controle alternativo

Para aqueles que não se sentem muito confortáveis com os controles tradicionais, Mario Tennis Aces oferece o “Modo Swing” controlado por movimento — bem parecido com o tênis que é jogado em Wii Sports.
Com o controle Joy-Con você pode jogar o game de uma forma mais parecida com o mundo real, balançando a pseudo raquete em variadas direções para efetuar os golpes.
Considerações finais
Mario Tennis Aces oferece muita diversão para jogar no modo multijogador e também para aqueles que são fãs do modo online. Em contrapartida, como foi destacado, é um game empolgante em certos momentos, mas que está longe de ser um simulador do esporte.
Portanto, para quem procura entretenimento multiplayer divertido, se sente à vontade com jogos arcade, é fã da franquia Mario e gosta de ambientes e gráficos muito animados, esse é um game que não decepcionará. Além disso, no quesito vendas, ele não deixa a desejar e é muito requisitado no Japão.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.