Studio Ghibli: Saiba mais a respeito da influência dos filmes de anime sob o design de games. Nos últimos 10 anos, artistas se inspiraram em Totoro, Princess Mononoke e muito mais.

Pires94
(redator de noticias)
Studio Ghibli
© Studio Ghibli

Podemos não ser capazes de entrar nos mundos retratados nos filmes do Studio Ghibli, mas muitos designers de jogos esperavam se aproximar o máximo possível, criando experiências inspiradas nos belos quadros de estúdio. Do “botão de abraço” de A Boy And His Blob aos gloriosos pratos de Battle Chef Brigade, aqui estão alguns exemplos de videogames que se inspiraram nos filmes do Studio Ghibli.

My Neighbor Totoro: O jogo original de 1989 da NES, A Boy and His Blob: Trouble on Blobolonia, tinha mais em comum com ET do que com My Neighbor Totoro. Nele, um garoto atrevido e rebelde fazia aventuras com uma bolha alienígena que mudava de forma e adorava jujubas. Anos mais tarde, o estúdio independente WayForward garantiu os direitos de refazer o jogo para o público da metade dos anos 2000.

“Ao fazer A Boy Boy And His Blob, pensei muito em My Neighbour Totoro e nas conexões entre Satsuki, Mei e Totoro”, disse Marc Gomez (diretor de arte do projeto) à Polygon“Eu queria capturar o máximo possível essa conexão sem palavras, bem como a maravilha infantil de explorar seu próprio quintal.”

Ori And The Forest Spirit: Era manhã de Natal de 2010 em Viena, ÁustriaThomas Mahler, que no início daquele ano havia deixado a Blizzard Entertainment e cofundado o empreendimento independente Moon Studios. “Ainda estava deitado na cama. Liguei a TV e eis que um dos canais transmitia Princess Mononoke. Disse ele à Polygon, seria “o mesmo dia em que a idéia de fazer Ori nasceu”. Foi exatamente o que ocorreu posteriormente, a origem de Ori And The Blind Forest, o aclamado jogo de plataformas de 2015 da Moon Studios, bem como sua amada sequência de 2020, Ori And The Will of the Wisps .

Mas de volta a 2010, Mahler estava saindo, aproveitando suas férias com um ótimo filme do Studio Ghibli“Sem nada melhor para fazer, eu assisti por um tempo”, disse ele. “Então a cena em que o príncipe Ashitaka está sendo ajudado por kodamas, pequenos espíritos da floresta, a atravessar uma floresta apareceu, e eu fiquei encantado novamente.”

Esses momentos acabaram servindo como influências importantes para a equipe de design de Ori. “Fomos influenciados por todo o pacote”, disse Mahler.

Battle Chef’s Delivery Service: Desde os pães dourados recém-assados ​​no Kiki’s Delivery Service até as refeiçôes “boas demais para serem verdadeiras”, das quais os pais de Chihiro comem em Spirited Awayos filmes do Studio Ghibli retratam algumas festas visualmente impressionantes. Eric Huang, diretor de arte do jogo puzzle de culinária Battle Chef Brigade de 2017, citou essas delícias animadas de aparência saborosa como uma de suas inspirações de design. Kiki’s Delivery Service foi o principal filme de Ghibli que me inspirou enquanto eu trabalhava no jogo, mas há toques de Howl’s Moving Castle e Spirited Away também”, disse Huang.

Nausicaä Of The Island Of Mutazione: Nausicaä of the Valley of the Wind um dos primeiros filmes de Miyazaki que abriu o caminho para a fundação do Studio Ghibli, acontece mil anos depois de uma guerra apocalíptica. A joia indie de 2019 Mutazione, do estúdio indie dinamarquês Die Gute Fabrik, também é uma história de uma garota navegando em um mundo pós-apocalíptico. O jogo pegou várias pistas de design de Nausicaä e outros filmes do Studio Ghibli, com seus designers citando paralelos em termos de visual, narrativa e até mesmo design de som.

Confira as imagens abaixo:

A Boy and His Blob;

Studio Ghibli
© Studio Ghibli

Ori And The Forest Spirit;

Studio Ghibli
© Studio Ghibli

Battle Chef’s Delivery Service;

Studio Ghibli
© Studio Ghibli

Nausicaä Of The Island Of Mutazione;

Studio Ghibli
© Studio Ghibli

Mais sobre:

O Studio Ghibli foi fundado em 15 de junho de 1985, em Tóquio no Japão.

Fundadores: Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki, Isao Takahata, Yasuyoshi Tokuma. 

Fonte: Aqui. 


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.