Grandes personalidades dos mangás esportivos

Dalton Silveira
(Fundador & CEO)
@odaltonsilveira

Os mangás esportivos criam lendas e servem de inspiração para milhões de jovens. Alguns personagens dessas obras ficaram marcados no imaginário popular. Ozora Tsubasa e Tatsuma Takeshi, por exemplo, são personalidades que estão no rol dos mais famosos do mundo esportivo fictício.

Para relembrar a história de algumas das lendas dos mangás com o esporte como pano de fundo, separamos personagens que precisam ser lembrados.

Ozora Tsubasa

Aportuguesado como “Oliver”, o grande Ozora Tsubasa é sem dúvida uma lenda dos mangás (e animes) esportivos. Sua saga foi muito popular na TV brasileira entre as décadas de 1990 e 2000.

Um jovem jogador japonês que sempre teve o sonho de brilhar nos grandes palcos do futebol, os mangás de Capitão Tsubasa começaram a ser publicados ainda na década de 1980 e estão em vigência até hoje (com o “Rising Sun”).

Em 2005, a TV Asahi fez uma enquete para eleger o melhor anime da história e Capitão Tsubasa ficou com a honrosa 41ª colocação. Neste ano, o novo remake já entrou no ar.

Ippo Makunouchi

Da superação das ruas até chegar aos ringues profissionais, Ippo Makunouchi tem uma das mais emblemáticas histórias dos mangás esportivos. A trajetória começa quando o então adolescente passa a ter o lendário boxeador Takamura como mentor.

Com muita superação, raça e vontade de vencer, Ippo supera as probabilidades e caminha até ao estrelato do boxe profissional. O mangá, chamado Hajime no Ippo, começou a ser publicado em 1989 e segue até hoje com mais de 100 volumes.

Nikaidou Hiroshi

Assim como no boxe ou vôlei, o poker não é muito representado nos mangás. No entanto, a trajetória de Nikaidou Hiroshi ficou marcada no rol das grandes personalidades fictícias.

O mangá “Poker King” foi publicado em 1986 e conta a história de Hiroshi rumo a Las Vegas para tentar se tornar um dos melhores do mundo nas mesas do poker. No caminho, ele encontra oponentes de diferentes personalidades que tornam cada duelo interessante. Por se tratar de um esporte estratégico e emocionante, a carreira de Hiroshi é contada com muito afinco.

Um ponto interessante é que a história de Hiroshi nas mesas é passada de maneira didática para os fãs. É bom conhecer as regras desse esporte e saber a classificação das mãos para entender melhor o que se passa, mas se trata de um mangá em que o leitor pode ser um leigo no poker e ainda assim se entreter com a obra.

Goro Honda

Um dos grandes personagens do mangá de beisebol chamado Major, Goro Honda tem a história acompanhada desde a juventude até se tornar um profissional na liga japonesa de beisebol.

O mangá é muito detalhista, mergulha no mundo do beisebol e Honda é um personagem que ganha muita vida com o passar dos volumes. O mangá original foi publicado entre 1994 a 2010, e a segunda versão segue em andamento desde 2015.

Tetsuya Kuroko

De acordo com a enquete realizada no site em 2016, Tetsuya Kuroko foi eleito pelos leitores como o maior protagonista dos animes de esporte. Sua lendária reputação, claro, também se estende aos mangás.

Entre 2008 a 2014 o mangá Kuroko no Basket foi publicado e a trajetória de Kuroko eternizada. Um jogador de características físicas frágeis, mas extremamente habilidoso nos passes e na percepção geral do basquete, Kuroko foi retratado na história como um jogador de grande técnica.

Tatsumi Takeshi

A maioria dos protagonistas dos mangás esportivos é composta por jogadores, mas no mangá Giant Killing o enredo é totalmente diferente. O autor Masaya Tsunamoto narra a caminhada de Tatsumi Takeshi, um treinador de futebol que recebe uma proposta para comandar a equipe japonesa do East Tokyo United (ETU).

Takeshi tem uma identificação muito grande com o ETU. O mangá conta que ele atuou na equipe como jogador quando era mais novo e foi um ídolo lá, no entanto, quando vira treinador do time, a situação é complicada com a equipe em má fase no campeonato.

Um dos pontos mais legais é que Takeshi não é um treinador convencional. Para motivar seu time, ele utiliza métodos divertidos e entretém a torcida com personalidade.

Como o mundo dos mangás parece infinito com tantas opções, talvez conhecendo um pouco desses personagens como mostramos acima pode ser o necessário para você decidir qual será o próximo mangá esportivo para ler.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.