Junji Ito: motivos para ler Um dos melhores mangakás de terror em todos os tempos.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
© Junji Ito

Introdução

Apesar de acompanhar One Piece e ler alguma coisa diferente vez ou nunca, não sou o maior leitor de mangá. Realmente tenho preguiça de parar tudo que estou fazendo e ler (em geral mesmo, até livros); até porquê muito dos mangás que eu comecei a ler ganharam boas adaptações. (olhando para você Boku no Hero Academia)

Mas existem alguns autores que me tiram da cadeira. Aliás, ao contrário, me colam na cadeira e não me deixam sair até eu terminar de ler. Um deles é o Junji Ito; que, apesar de não ser um dos mangakás mais conhecidos, ele é um dos mais amados pelos fãs de horror.

Motivos

Existem diversos motivos para esse amor, um dos principais é obviamente a sua arte inconfundível; encaixando o surrealismo de um Salvador Dali e os traços extremamente técnicos e detalhados de um Kentaro Miura. Tal mistura de surrealismo com arte detalhada e marcante é o que traz tanto impacto a suas obras; cada virada de página é uma surpresa hipnotizante e perturbadora.

© Junji Ito

Outra razão é o quão única suas histórias são. Desde maldições com espirais, até uma brecha que aparece no meio de uma montanha. Com uma grande influência de H.P. Lovecraft, ele normalmente parte de ideias simples e sem muitas pretensões. Mas, apesar da premissa rudimentar, o que realmente importa é o desenvolvimento do enredo; que por muitas vezes é tanto grotesco quanto emocionante, fazendo você chorar e ficar agoniado ao mesmo tempo.

Conclusão

Tanto o horror, quanto os traços tradicionais japoneses de mangá nunca me foram muito atraentes; mas nada do Junji Ito é tradicional; sejam as histórias ou os seus desenhos. Por isso que eu recomendo dar uma chance a ele mesmo que não curtam horror ou mangá; porque ele vai ser diferente de qualquer coisa que tu já viu.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.