O Jogo de Dungeons & Dragons Que Virou Anime Uma olhada nos trabalhos do criador dos animes de RPG

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
D&D
©The Record of Lodoss War/Ryo Mizuno

Se você está acompanhando a temporada de Inverno de 2017 você deve checar o anime de Grancrest Senki. O título da obra e o decorrer da história são muito parecidos com um clássico: Lodoss-tou Senki. A razão é simples: ambas são criações do escritor Ryo Mizuno, e, mesmo que em universos diferentes, o gosto de aventura dessas duas obras é muito parecido.

Há mais uma coisa em comum em ambas as obras: são baseadas em histórias de jogos de tabuleiro. Ryo Mizuno não é somente escritor, mas também é desenvolvedor de RPGs e um mestre dos jogos de Dungeons & Dragons. Vamos rever a história de Lodoss-tou Senki e sua relação com o RPG dos anos 80 que se tornou um clássico.

Fase 1: Histórias nas Dungeons

The Record of Lodoss War
©The Record of Lodoss War/Ryo Mizuno

Em seu começo, os eventos de Lodoss-tou Senki se baseavam em transcritos do RPG de tabuleiro criado por Ryo Mizuno chamado “DMed”, que conta com a participação do criador de obras de ficção científica Hiroshi Yamamoto, que atuou como o personagem Deedlit. Chamados de “replays”, os transcritos eram publicados como contos de fantasia e ficaram muito populares, mesmo entre não gamers. Os replays originais foram publicados em três partes: o grupo de Parn, o grupo de Orson e o grupo de Spark, respectivamente com os nomes dos líderes.

Os primeiros replays foram impressos em 1986. Em 1989, a equipe de Mizuno negociou com D&D para criar seu próprio sumário do jogo, com sua história própria. Chamado de Sword World, a história foca no mundo de Forcelia, onde as terras de Lodoss e seus países vizinhos existem. Mesmo que Sword World tenha um aspecto muito parecido com D&D, há algumas diferenças-chave. Por exemplo: Sword World requeria apenas dados de 6 faces, já que dados de RPG eram muito difíceis de se encontrar no Japão, na época. O mesmo continua a ser jogado no Japão, com uma segunda edição lançada em 2008.

Fase 2: Grandes Fantasias

©The Record of Lodoss War/Ryo Mizuno

O título ficou muito popular, então Mizuno decidiu transformar os transcritos (replays) em uma série de novels. Mizuno acabou por publicar um total de 7 novels – publicadas entre 1988 e 1993, acompanhando os jogadores de Sword World (Parn, Orson e Spark) em formato completamente literário. A arte foi criada por Yutaka Izubuchi.

Mais duas coleções de histórias curtas assim como duas séries foram lançadas em 1995: as pré-sequências de “Legend of Lodoss” e as continuações para as séries Lodoss-tou Senki: Next Generations.

Com a história de Lodoss e seus heróis e personagens crescendo exponencialmente, o jogo que se tornou uma série de novels passou a ser considerada uma grande saga de fantasia. Mas não parou por aí.

Fase 3: Mangá e Anime

Lodoss-tou Senki
©The Record of Lodoss War/Ryo Mizuno

As adaptações para mangá e anime começaram rapidamente com a fama explosiva da série. As OVAs de The Record of Lodoss War saíram em 1990, e seguiam um ritmo muito semelhante ao de Game of Thrones. As outras adaptações e os livros acabaram tendo finais bem nesse estilo também.

Em 1998 saiu um anime chamado Welcome to the Lodoss Island! muito parecido com o material fonte e um anime paródia mais recente, de 2014, chamado Meshimase Lodoss acompanhou fãs da série tentando recriar a história numa peça escolar. O mangá totaliza em 8 volumes, cobrindo tanto as histórias dos livros quanto dos animes de televisão.

Fase 4: Mundos além de Sword World

Legend of Crystania
©Legend of Crystania/Ryo Mizuno

O mundo de Forcelia hospeda outras terras além de Lodoss, que possuem suas próprias histórias. Legend of Crystania Rune Soldier têm suas histórias em Forcelia, mas em países diferentes de Lodoss. Rune Soldier se passa em Alecrast, um continente ao norte da ilha de Lodoss, com uma história muito mais voltada para a comédia. Já Legend of Crystania é uma história que se passa na terra de Crystania e ganhou tanto uma OVA quanto um filme. Diferentemente de Rune Soldier, Legend of Crystania serve como uma continuação direta para a história de Lodoss-tou Senki, focando o Lord Ashram e seu companheiro Pirotess, deixando Lodoss apósos eventos da série.

Fase 5: De volta aos jogos

Lodoss-tou Senki volta à suas origens graças a um MMO. Lançado em 2016, traz toda a criação de Mizuno nas formas de um RPG moderno, com uma adaptação do mundo de Forcelia que permite que os fãs experimentem a história de uma forma completamente diferente.

Essa não é a primeira adaptação para game das séries. Foram lançadas versões diferentes para PC, Game Boy, SNES e DreamCast. Teve até um Tower Defense de navegador lançado em 2012.

Séries Irmãs

©Grancrest Senki/Ryo Mizuno

Com a mais nova criação de MizunoGrancrest Senki, o escritor deixou (por enquanto) o mundo de Forcelia, mas não suas raízes. Assim como Lodoss-tou Senki, Grancrest Senki é baseado em jogos de tabuleiro. A história começou como uma light novel em 2013 seguindo o sumário de um RPG para o novo set. Não é baseado em um replay, mas segue o mesmo ritmo da campanha de um jogo de tabuleiro – o que é esperado de Mizuno com suas décadas de histórias baseadas em jogos!

Grancrest Senki é lançado todas às sextas-feiras pela Crunchyroll, no Brasil.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.