Sopa and Pipa: Como isso poderá afetar o modo que consumimos animes e mangás! Vamos esclarecer brevemente sobre o assunto, para que você entenda e tenha sua opinião sobre o caso.

Dalton Silveira
(Fundador & CEO)
@odaltonsilveira

Já não é de hoje que tentam acabar com a internet, mas, pode-se dizer que o SOPA e o PIPA são os que estão mais perto de conseguir. É provável que você tenha ouvido muito falar sobre essas duas siglas, mas vamos esclarecer elas um pouco agora.

Google

SOPA significa Stop Online Piraty Act ou Lei de Combate à Pirataria Online e se trata de um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e visa um ‘controle’ sobre o que é postado na internet, desde vídeos comuns de Youtube até arquivos em sites de torrent, como o Pirate Bay.

PIPA significa Protect Intellectual Property Act ou Ato de Proteção à Propriedade Intelectual e é o projeto de lei do Senado dos Estados Unidos, mas que visa um controle sobre sites do resto do mundo. De acordo com a lei, o governo teria poder para bloquear o acesso aos domínios infratores e processar motores de busca (Google, Bing) ou até blogs que mantenham um link para os domínios infratores, já que mesmo sendo bloqueados, ainda poderiam manter acesso através do código Ip. Além disso, o governo ainda teria poder para cortar os fundos de renda que um site infrator pode ter, como serviços de propaganda.

Tentar acabar com a pirataria? De certa forma, está certo, mas esses projetos de lei podem acabar fazendo muito mais do que isso. Os sites de conteúdo pirata não deixariam de existir, só deixariam de aparecer novos, ou seja, os sites que você freqüenta poderiam ser acessados ainda, mas eles teriam de tomar ainda mais cuidado com o conteúdo postado e novos sites teriam de passar pelo filtro do governo antes de tudo e, se for permitido, você teria um site como o governo deixaria você ter. Assim, qualquer conteúdo poderia ser visto como pirata. Domínios como Youtube, Tumblr, Soundclound podem ser visto como uso indevido de conteúdo, quando você, por exemplo, faz um videolog e coloca uma música de fundo de uma banda conhecida ou até desconhecida, se você não possuir os direitos sobre ela, já pode ser considerado pirataria e quem ficaria responsável seria o site onde você colocou seu vídeo.

Mozilla

Outro grande problema seria a segurança na internet, pois para os projetos de lei serem funcionais teriam que modificar o funcionamento interno da rede e especialistas acreditam que qualquer mudança nos registros da web, até mesmo nos nomes de domínio, podem acarretar em uma internet menos segura e mais instável.

Você pode pensar que isso não irá lhe afetar, mas lembre-se bem de alguns detalhes. Se você adora falar com seus amigos pelo Facebook ou postar coisas no Twitter, com essas leis, as redes sociais vão começar a analisar suas postagens antes delas serem liberadas, na melhor das hipóteses. Para os otakus, é quase certo afirmar que inúmeros fansubs e tradutores independentes simplesmente desativariam por conta de possíveis processos que receberiam, caso a lei fosse copiada pelo Brasil.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.