Citrus | EP 5 – Amar é estranho, certo?! O anime ganhou mais profundidade dramática quando conhecemos um fato doloroso sobre Yuzu.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Passione/Saburoeta

Citrus | Episódio 5 – Amor secreto

Quando um enredo consegue funcionar em volta de um drama, tudo é muito bom. Muita gente não gosta desse gênero, entretanto, temos que concordar em um ponto. Normalmente, as histórias dramáticas, quando bem-feitas, geram enredos surpreendentes. Citrus chegou, para quem não conhecia o mangá, como uma obra que seria abastecida de cenas yuri. Essa impressão é totalmente equivocada, uma vez que, o anime se constrói mais como um drama – estruturado muito bem – do que como um shoujo-ai.

Esse episódio frisou ainda mais a ideia. Ele tem um início cômico. Assistir a Yuzu brigando com a Momokino foi hilário. Foi aquela típica briga acirrada de duas colegiais por alguém que gosta. O ponto alto foi a indiferença de Mei. Ela é uma personagem meio distante. Achei justo a recusa dela para com as duas. Resultado disso tudo foi uma conversa. A mesma levou a um entendimento: opa! Teremos um episódio divertido. Nunca tirem conclusões precipitadas nos primeiros minutos. Aprendi isso na marra.

Encontro?

Yuzu pretendia visitar o pai, então ela aproveitou a oportunidade e chamou a presidente para ir junto. Uma boa tática, certo? Quem nunca usou uma desculpa para ficar perto de alguém que gosta? O bom foi esse encontro, mesmo que indireto, ter acontecido. Como eu disse, a fórmula era para um episódio muito divertido. Todavia, ele conseguiu aproximar Mei e Yuzu, mas não de uma forma alegre, se assim podemos dizer.

©Passione/Saburoeta | Hoje na sessão da tarde: Mei e Yuzu em São Paulo

Mas essa aproximação, como eu disse, soou dolorosa. Como descrever o sentimento que a cena passou? A verdade sobre o pai de Yuzu foi triste. Esse fato tirou o episódio do status de divertido para feels. O interessante é como o roteiro faz isso bem. Tudo sempre segue um ritmo natural. O destaque dessa cena foi o sorriso da protagonista para presidente. Sem palavras.

Momokino sendo repreendida e a decisão de Yuzu

O que torna a Yuzu uma personagem diferenciada? Seu carisma e, principalmente, seu caráter. Há uma cena de repreendimento de Mei para com a Momokino. A vice-presidente leva uma bronca no meio da rua. Juro que eu ri nessa parte, mas a reação da Yuzu me fez mudar de ideia. Se fosse aqueles animes clichês, a protagonista teria mostrado a língua para a adversária. Quem disse que ela fez isso?

As coisas começam a ganhar certa proporção depois que a protagonista chega a uma conclusão. Mei não precisa de um amor. Ela precisa de uma família. Que cena marcante! É triste ver a Yuzu, mesmo que temporariamente, deixando para trás os seus sentimentos para o bem coletivo. Ela mesmo diz: amar é coisa de doido!

©Passione/Saburoeta

Essa decisão favoreceu até a Momokino. Depois de um incidente com a presidente, Yuzu repreende sua paixão por ser tão má com a vice-presidente. Nobre essa atitude? Acho essa palavra até pouco demais. Entretanto, há um avanço muito considerável. Yuzu amadureceu como personagem. Essa evolução certamente dará boas coisas a ela.

©Passione/Saburoeta | Yuzu repreendendo Mei

Retorno

O episódio termina com a volta de um homem. Um retorno chocante por sinal. Eu esperava qualquer coisa no final, menos isso. Agora, finalmente, teremos uma evolução proporcional para Mei. Acho que é uma personagem que tem muito a demonstrar ainda. E esse homem que apareceu será a peça chave para isso. Ansiedade para a semana que vem ficou ainda maior.

Em linhas gerais, esse episódio foi acima da média. Desenvolveu personagens e teve um drama aprofundado. Eu gosto de enredos assim. Nos resta saber como Mei irá reagir com o retorno dessa pessoa e, de fato, o papel de Yuzu nessa possível reconciliação.

E você, caro leitor? O que achou desse episódio de Citrus? Deixe sua nota nas estrelinhas e comente. Participe conosco! Eu vou ficando por aqui e até semana que vem.

Citrus está em transmissão todos os sábados às 2 PM pelo Crunchyroll.

Nota: A – Ótimo

©Passione/Saburoeta | Esse episódio merece o selo sorriso da Yuzu de qualidade
Essa é a nota da redação a esse episódio de Citrus. Qual a sua nota?
  • Breno Santos (Supervisor)
4.5

Resumo

E você, caro leitor?! Quantas estrelas esse episódio de Citrus está valendo? Participe conosco.

Sending
User Review
4.86 (7 votes)
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.