Pokémon é ruim ou não? Como pode Pokémon, um anime tão ruim, ter feito tanto sucesso?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Pokémon, para quem não sabe, foi um anime muito popular e muito amado aqui no Brasil mais ou menos entre os anos de 1999 e 2001. Antes que você comente ai em baixo que a fama deste anime se estendeu por mais tempo, eu já adianto que estou falando do momento de maior popularidade. Foram lançados inúmeros brinquedos (cards, álbuns de figurinhas, tazos, bonequinhos, entre outros produtos). O desenho nesta época foi acompanhado por praticamente todas as crianças que não perdiam um episódio por nada neste mundo.
Pokémon
©Satoshi Tajiri

Porém, o tempo passou e muitas destas crianças chegaram na adolescência. Esses jovens chegaram então a infeliz conclusão de que o anime é muito ruim. Argumentam que a série é repetitiva, sem ritmo, desinteressante e boba. Quando são questionados sobre quem é melhor, Pokémon ou Digimon, logo dizem que o segundo pois apresenta um enredo muito superior, com desenvolvimento de personagens, episódios menos previsíveis e sem tanta enrolação. Contudo, eu posso lhes afirmar que essa impressão, de que Pokémon é um anime ruim e que Digimon é muito melhor, é uma meia verdade, e eu vou provar isso para vocês.

Mas como assim uma meia verdade? Sim, se você levar em considerações os pontos listados acima, você irá concluir que Digimon é melhor que Pokémon e ponto. Porém você está olhando com olhos de um adolescente/adulto, e verdade seja dita: Pokémon é um anime voltado para um público Kodomo (infantil). Isso não significa que ele não possa ser apreciado por outros públicos, só que a intenção na sua construção é pegar um público diferente do que você, otaku ranzinza, pertence.

Se você analisar, perceberá que ser um mestre Pokémon é tudo que uma criança gostaria de ser: um jovem que parte em uma aventura pelo mundo sem supervisão, domesticando animaizinhos e resolvendo todos os conflitos num formato de disputa/brincadeira. Tudo é muito divertido, muito incrível e muito fácil. Você ai que já acampou sabe que é muita ilusão ter conforto dormindo no relento. Mas no Pokémon parece que é até mais confortável do que dormir numa cama. Em fim, o desenho apresenta uma visão de mundo muito atrativa para uma criança de 10 anos, instigando a imaginação e a curiosidade de um serzinho que literalmente ficar preso em um mundinho casa-escola.

Pokèmon
©Satoshi Tajiri

Por fim, sobre enredo, ritmo, desenvolvimento de personagens… para o público infantil, isso não é importante. E antes que alguém comente ai embaixo “mas digimon também tinha tudo isso”, lembre-se que eu não falei que Digimon é ruim ou que é pior do que pokémon. Estou apenas desmistificando a impressão de que Pokémon é inferior como desenho.

Acho que é isso. Muito obrigado para quem leu até aqui. Eu ficaria muito grato e honrado se pudesse ler sua opinião ai embaixo. Sou aberto a críticas, sugestões e até a xingamentos. Forte abraço.

ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.