Entrevista com o ilustrador de Evangelion Confiram a entrevista feita com o ilustrador de Evangelion, Yoshiyuki Sadamoto.

O site Anime News Networks realizou uma entrevista com o character designer, Yoshiyuki Sadamoto que tem trabalhado em projetos de animação do estúdio Gainax desde The Wings of Honnêamise, que estreou em 1987, porém é conhecido por ser o ilustrador da adaptação em mangá de Neon Genesis Evangelion. Desde então, ele também trabalhou em projetos de cinema com Mamoru Hosoda e da franquia .hack.

Lembrando que essa é uma tradução independente (fonte).

ANN: Você finalizou recentemente o mangá de Neon Genesis Evangelion. Como é terminar um projeto no qual você investiu em 18 anos?

Yoshiyuki Sadamoto: Eu gosto de trabalhar em mangás, agora que finalmente terminou, fez-me aliviar um pouco o estresse (Risos). Até o quinto volume do mangá eu estava trabalhando muito duro para isso. Após isso, comecei a trabalhar em diferentes projetos de animação, tais como FLCL, Gunbursters 2 e filmes do Hosoda, então, os lançamentos dos mangás após isso foram um pouco mais lentos. No entanto, mesmo que os lançamentos estivessem mais lentos, tornou-se fácil de fazer, porque eu tinha outros projetos para se concentrar. Era menos estressante.

ANN: O que o manteve motivado para terminar o mangá de Evangelion?

Yoshiyuki Sadamoto: Minha abordagem à vida é que, quando você começar algo, você tem que terminá-lo. Para mim, não pareceu que eu estava trabalhando na série por muito tempo, por que eu tinha que terminá-lo como eu queria. Então, não era como uma obrigação.

ANN: Você projetou os personagens para o filme Wolf Children de Hosoda. Como é trabalhar em uma produção com Hosoda?

Yoshiyuki Sadamoto: Trabalhar com o Hosoda-san é muito diferente do que trabalhar com outros diretores. Pro exemplo, antes de se encontrar com ele, os projetos foram apresentados ao diretor de animação. Então, o que você vê na tela não é diretamente o que eu submeti para o filme. Rostos e expressões dos personagens são projetados por subdiretores do projeto. O que eu desenhei é mais uma orientação dos personagens para a equipe. Outra coisa, eu não encontrei a equipe do filme. Você pode perguntar por quê? Bem, sempre que Hosoda-san está trabalhando em um projeto, ele constrói uma equipe à medida que avança, então eu não sabia com quem eu estava trabalhando ao criar os desenhos. Os projetos são concluídos em cerca de uma a duas semanas, por isso, leva apenas um curto período de tempo, mas é muito intenso. Eu tenho que terminar um monte de esboços durante esse tempo.

ANN: Como é trabalhar em um dos filmes de Hosoda comparado a trabalhar nos filmes da série Rebuild of Evangelion?

Yoshiyuki Sadamoto: As grandes diferenças entre os dois são as preferências de design. Por exemplo, quando eu estou trabalhando em Evangelion, Hideaki Anno me pede para mudar um pouco o design ou alterar as opções de cores. Anno está procurando algo muito diferente do habitual, enquanto Hosoda não pede mudanças. Hosoda pode estar à procura de algo mais usual, como o trabalho do Studio Ghibli. Ele não pode estar procurando por apelo Otaku nos projetos. Anno puxa inspiração de animação a partir de sua infância e pode querer mostrar algo mais emocionando e demonstrar suas paixões de infância em seus projetos. Essas são as grandes diferenças entre o trabalho de cada diretor.

ANN: Recentemente você desenhou figurinos para o grupo idol Momoiro Clover Z. Como são os character designs comparados à figurinos para pessoas reais?

Yoshiyuki Sadamoto: Bom, a King Records é a produtores de Evangelion e Momoiro Clover Z. A King Records me pediu para fazer alguns esboços, e daqueles pequenos esboços fizeram os figurinos (mostra esboços em seu celular). Isto é o que eu fiz, mas o produto final foi um pouco diferente.

ANN: Figurino é algo que você gostaria de fazer no futuro?

Yoshiyuki Sadamoto: É realmente interessante, porque você tem que pensar em um monte de coisas quando você cria fantasias. Você tem que pensar em como o traje é feito antes de criar os desenhos. Se você não tem isso em mente enquanto desenha, será mais difícil. Mas eu acho que seria divertido fazê-lo novamente.

ANN: Você já trabalhou com a Gainax em The Wings of Honnêamise. Como foi a experiência?

Yoshiyuki Sadamoto: Comecei a trabalhar no projeto logo após entrar na universidade de telecomunicações. Eu estava no curso por cerca de seis meses, mas não deu certo. Então fui convidado para trabalhar em Honnêamise na Gainax com a Bandai como produtora. Eles investiram um pouco de dinheiro, que era ao mesmo tempo, surpreendente e assustador. Isso colocou muita pressão em mim. Eu achei que o trabalho era mais difícil a cada dia, mas no final, os desenhos e a animação criaram um grande filme. Talvez seja meu filme favorito.

ANN: É isso que te inspirou a voltar no renascimento do filme Aoki Uru?

Yoshiyuki Sadamoto: Neste momento, não estamos sentindo que ele vai ser um verdadeiro renascimento, mas um novo projeto criado dentro do universo de Honnêamise. O filme terá uma história de ficção cientifica baseado no mundo do filme anterior.

ANN: Existe algo em particular em Aoki Uru pelo qual você está animado?

Yoshiyuki Sadamoto: Eu gostaria que ele se tornasse um filme tão grande como Honnêamise. A equipe principal do filme também poderá trabalhar em uma adaptação do mangá, que será diferente do filme. Estamos atualmente à procura de parceiros de negócios para o filme.

ANN: Há alguma mensagem que você gostaria de mandar para os fãs do seu trabalho no Japão e no exterior?

Yoshiyuki Sadamoto: Espero que os fãs leiam e gostem do final do mangá de Evangelion. O último volume será publicado no ano que vem. Por favor, acompanham meus futuros projetos.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of