Hayao Miyazaki está se aposentando Aos 72 anos, Hayao Miyazaki irá se aposentar da produção de filmes.

O presidente do estúdio Ghibli, Koji Hoshino, anunciou neste domingo que o fundador do estúdio e cineasta mundialmente conhecido, Hayao Miyazaki vai se aposentar das produções de longa-metragem. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa no Venice Filme Festival na Itália, um dos três festivais de cinema mais prestigiados do mundo. O anúncio do estúdio não descarta a possibilidade de Miyazaki trabalhar em projetos menores ou outros empreendimentos.

O 11º filme de Hayao Miyazaki, Kaze Tachinu, vem sido exibido no Japão desde dia 20 de julho. O filme foi indicado ao cobiçado premio Leão de Ouro no Venice Filme Festival 2013, que está acontecendo desde o dia 28 de agosto e irá até o dia 7 de setembro.

Miyazaki ganhou destaque na década de 1970 com os animes para televisão Lupin III, Future Boy Conan e Sherlock Hound. O seu primeiro longa-metragem como diretor foi Lupin III: Castle of Cagliostro, em 1979. Ele, então, adaptou o início do seu próprio mangá Nausicaä of the Valley of the Wind (Nausicaä do Vale dos Ventos) em 1984, antes de ele e Isao Takahata fundarem o estúdio Ghibli.

No estúdio Ghibli, Miyazaki dirigiu os longas-metragens Laputa: Castle in the Sky, Tonari no Totoro, Kiki’s Delivery Service, Porco Rosso, Mononoke Hime, Spirit Away (A Viagem de Chihiro), Howl’s Moving Castle (O Castelo Animado), Ponyo e Kaze no Tachinu. Ele também co-produziu alguns projetos dirigidos por Takahata, assim como os projetos experimentais On Your Mark, Ghibli Museum Shorts, Mei and the Kitten Bus e Mr. Dough and the Egg Princess.

O filme Spirit Away (A Viagem de Chihiro) até hoje ainda é o filme com a maior bilheteria japonesa, mesmo 12 anos após a sua estréia em 2001. Ele também ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003.

Em uma entrevista para o programa ?-sama no Brunch na emissora japonesa TBS, Miyazaki revelou a possibilidade de uma continuação para o filme Nausicaä. No entanto, ele deixaria esse projeto hipotético nas mãos do key animator e diretor de Evangelion, Hideaki Anno.

 

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.