New Normal: Romance em meio a um mundo em pandemia A história acompanha dois jovens que, por conta de uma pandemia, são privados de viverem certas experiências

Welerson Silva
(Redator do Blog)
@welcr_silva
New Normal
©New Normal

Rondando alguns perfis no Instagram, me deparo com New Normal. Aparentemente um mangá bobo slice-of-life de romance. Afinal, de fato é o que ele é. Entretanto, algo mais me chamou a atenção quando fui atrás para saber mais sobre o título. New Normal é um mangá sobre pandemia.

Um dos aspectos que mais nos fazem sentir próximos ou mesmo participantes de algo é a familiaridade. E este mangá consegue este feito. Porém, só é possível pelo momento que todos nós estamos passando neste momento: a própria pandemia. Outrora, em circunstâncias normais, talvez não seria tão familiar para nós.

Aqui acompanhamos a vida de dois jovens, Hata e Natsuki. Embora eles tenham conhecimento sobre como o mundo era antes da pandemia e de toda a mudança que ela acarretou, o novo mundo em que eles vivem não permite uma série de coisas. E assim acompanhamos a jornada desses estudantes em desfrutar do proibido.

New Normal vale a pena?

Sinceramente? Sim. É uma história agradável. E como supracitado, o elemento da familiaridade funciona muito bem. É fácil entendermos as motivações dos personagens, alguns diálogos ou mesmo os sentimentos denotados ali. Tudo isso porque pudemos e ainda podemos sentir na vida real o que é tudo aquilo abordado na história.

De fato, a tônica de New Normal está na pandemia e em como ela é trabalhada ao longos dos capítulos. Todavia, também há outro gênero interessante que me chama bastante a atenção e que talvez também possa chamar a sua: o romance. New Normal é um mangá de romance. Não somente isto, é um romance com triângulo amoroso.

New Normal
©New Normal

Embora seja uma pegada legal e que geralmente funciona muito bem para mim, também não surpreende tanto. E este, talvez seria um ponto negativo para a história. Não o único, mas no próximo tópico eu discorro mais sobre isto. A questão é que os personagens de New Normal não cativam. E claro, isto é puramente subjetivo.

Mas quando se lê uma história, a premissa é de que aquele que esteja consumindo possa sentir algo além de simplesmente apatia. Claro que há quadros lindos que fazem determinadas sensações serem mais espetaculosas e aí sim nos fazer sentir algo a mais. No entanto, no geral, não consegui ficar tão imerso com os personagens como gostaria.

Isto não faz nenhum sentido neste mangá!

Já foi comentado acerca da falta de emoção dos personagens. Outro ponto que me chamou bastante a atenção enquanto eu estava lendo New Normal, e que não fez nenhum sentido para mim, foi os personagens admitirem nunca terem visto o rosto de ninguém, exceto família, por baixo das máscaras. E isto em hipótese alguma.

Simplesmente não faz sentido algum. E podemos dizer isto com propriedade, afinal usamos máscaras diariamente. E é totalmente impossível não vermos alguém sem, mesmo que seja por um breve momento. Mas aí que está o charme de New Normal. Visualizar a pessoa sem máscara, neste novo mundo, é o mesmo que vermos uma pessoa nua na “nossa realidade”.

New Normal
©New Normal

O mangá enfatiza bastante este conceito de ser algo “sagrado” e que somente a pessoa certa pode ver a boca de uma pessoa. E, como esperado, se alguém ver a boca de uma pessoa sem consentimento, é quase como infligir uma grande desgraça na vida dela. Enfim, é algo bem íntimo e importante. Mas enfim, mesmo passando esta ideia, ainda assim achei meio nada a ver.

Finalizando as primeiras impressões de New Normal

Leia! Está é a recomendação que eu deixo para você. É um mangá agradável e que vale a pena o seu tempo. Tem esses pequenos problemas que foram mencionados, mas como supracitei, é algo subjetivo. Talvez toda a narrativa funcione contigo. E se funcionar, grande benefício para ti.

Mas de toda forma, o mangá é legal. Atualmente está em fase de publicação, o que pode ser um pouco desagradável para alguns. Mas pelo que percebi, a periodicidade das traduções está bem acelerada e não morta como em muitos outros títulos por aí. Em síntese, dê uma chance para New Normal.

New Normal
©New Normal

ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.