Luto – Morre José Santana, uma lenda da dublagem Conheça a carreira de um dos grandes destaques da área!

Josué Fraga Costa
(Redator)
José Santana
©José Santana

Foi anunciado no Instagram do Comentário Nerd o falecimento do ator, locutor e dublador José Santana, aos 83 anos de idade no dia 7 de setembro na cidade do Rio de Janeiro. A causa de sua morte não foi divulgada por sua família.

O início de carreira

José Santana Gomes nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1941, e aos cinco anos de idade mudou-se para Resende, quando o pai tornou-se funcionário público. E em Resende aos 15 anos já começava na comunicação, quando foi locutor em corridas de cavalos e apresentador local pela Rádio Agulhas Negras.

Entre 1956 e 1969 se estabeleceu na comunicação pelas rádios, tendo passagens por:

  • Rádio Relógio;
  • Rádio Eldorado;
  • Rádio Guanabara;
  • Rádio Nacional.
José Santana
©José Santana

Além de sua locução, atuou também como rádio-ator na época, o que lhe proporcionou vários trabalhos. E foi pela Rádio Nacional, a maior emissora de rádio da época que em 1972, a convite de Milton Rangel e Cauê Filho, José ingressou no ramo da dublagem.

Com apenas quatro anos de mercado, estabeleceu-se como diretor de dublagem na Herbert Richers. O primeiro destaque de sua atuação foi a voz na locução da série animada da Hanna-Barbera, Superamigos, com a famosa chamada “Enquanto isso, na Sala de Justiça…”.

Posteriormente, ficou marcado pela sua direção de dublagem na Telecine, onde estabeleceu a chamada “padrão de qualidade Telecine. Foi um dos responsáveis pela transição do analógico para o digital na dublagem, e um dos diretores mais aclamados pelos dubladores.

Trabalhos marcantes

Superamigos
©Superamigos

Além de Superamigos, foi a voz do lendário Leão da Montanha, outro clássico da Hanna-Barbera nos anos 70. Já nos anos 80, José foi a voz de verdadeiros sucessos do cinema e das séries. Dublou Hector Elizondo em Um Tira da Pesada, Shere Khan — o tigre em Mogli – O Menino Lobo (Delart), além de ser a voz de Chuck Norris em Walker, Texas Ranger (1993-2001), Braddock: O Super Comando (1984), Comando Delta (1986), e O Voo do Dragão.

Dublou Starscream em Transformers, tanto na animação dos anos 90, quanto nos filmes mais recentes. Ainda nos anos 90, foi a voz de muitas animações:

  • Starscream — Transformers G1, Armada e filmes live-action;
  • Noturno — X-Men: A Série Animada;
  • Duke — G.I. Joe / Comandos em Ação;
  • Tony Gordo — Os Simpsons;
  • Seymour Skinner — Os Simpsons;
  • Duas-Caras — Batman: A Série Animada.

Nos anos 2000 também se destacou em outras animações, quando fez Zuba, pai de Alex Madagascar 2: A Grande EscapadaSherlocão — Dog City, e também foi a voz de Doc na série de sucesso Todo Mundo Odeia o Chris.

Todo Mundo Odeia o Chris
©Todo Mundo Odeia o Chris

Animes e jogos

Nos animes teve atuações em Yu Yu Hakusho, como Makintaro e Shachi, e Trigun (anos 90) com vozes diversas. Halo 3 e Halo 5 como a voz de Thel ‘Vadam, sendo sua única aparição nos jogos. Além de seus trabalhos na Herbert Richers e Telecine, dirigiu estúdios como: Audio Corp, Audio News, Drei Marc e Som de Vera Cruz.

Últimos trabalhos

Em 2023, foi a voz do Sopapo em Cuphead – A Série, e com a exibição no Adult Swim, sua voz também esteve presente como narrador nas animações da Sociedade da Virtude. E não deixou o seu trabalho de direção na dublagem nos últimos anos.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *