Assistindo Neon Genesis Evangelion 24 anos atrasado Um dos animes mais icônicos da década de 90, como foi a experiência de alguém novo a história?

Giovanni Demarchi
Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax/Tatsunoko Produtions

Um dos animes que estavam na minha longa lista, após a notícia de a Netflix iria disponibilizar em seu acervo, resolvi riscar este da lista, e descobrir o porquê este é um dos clássicos da década de 90.

Primeiras impressões

Confesso que após minhas primeiras impressões achei que o anime seria estilo um monstro por semana, com desenvolvimento das personagens ocorrendo em paralelo, e no começo houve pouco que me fizesse pensar o contrário mas como as lutas eram muito bem animadas, e eu queria poder me gabar de pensar que o Eva 01 era a mãe do Shinji então não senti vontade de parar por aí, no meu caso quando o 12º anjo apareceu foi o ponto que realmente comecei a me interessar.

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax/Tatsunoko Produtions

Rei

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax/Tatsunoko Produtions

Considerando-a como personagem o que posso falar dela é que ela existe. antes de assistir a série ouvi pessoas dizendo como foi a exploração do relacionamento da Rei com o Shinji antes da Asuka, mas honestamente não houve muito disso, no início do anime ela mal aparece e muito menos possui uma personalidade, traços disso se mostram, mas no final ela nunca exibe muito este aspecto, não considero ela uma personagem e sim uma ferramenta de enredo utilizada no final.

Asuka

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion / Gainax / Tatsunoko Produtions

Na primeira vez que assisti a falta de personalidade da Rei me deixou a ponto de esperar ansioso para as falas da Asuka, após rever para escrever este blog ficava ansioso para hora que ela parava de falar, especialmente para momentos menos focados em ação ou nos que estava mais distantes do final da história. Ela começa a ser uma personagem interessante após a luta contra o 13º anjo, antes disso para mim ela é bem irritante mesmo sendo a melhor das personagens femininas que pilotam um Eva.

Shinji

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax /Tatsunoko Produtions

Outro caso que mudei de opinião depois de rever, na primeira vez não achei algo ruim sobre o fato dele não querer pilotar o Eva, afinal além da responsabilidade também há o fato da falta de motivo para ser ele a fazer isso, sem nunca ter sido aprovado por seu pai, ele o chamar apenas para arriscar sua vida, foi compreensível a rejeição, fora os motivos que o fizeram voltar a ter essa rejeição novamente no decorrer do anime. Mas na segunda vez que assisti, por já saber o caminho a ser trilhado comecei a entender o porquê dos memes, mas ainda sim compreensível na minha opinião.

A cena do elevador

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax/Tatsunoko Produtions

Todos já devem ter sua opinião ou ouvido a de alguém mas, quem nunca encontrou alguém que não conhece ou não gosta no elevador e ficou em silêncio que atire a primeira pedra, no mais após ser rejeitada pelo Eva 02 o orgulho de Asuka continua a sofrer, e como ela nunca foi de levar desaforo, ela responde agressivamente, em nenhuma das vezes que vi essa cena achei ela um problema, ainda se formos levar em conta um possível argumento de ela é tão longa para usar o tempo do episódio, ainda insisto em discordar.

Neon Genesis Evangelion
©Neon Genesis Evangelion/Gainax /Tatsunoko Produtions

Sendo sincero, a meu ver quem tem problemas com essa cena não estava prestando atenção na história, já tendo quase matado seu amigo, Shinji agora se encontra tendo de matar a primeira pessoa que disse  que o amava, não entendo muito (ou alguma coisa) sobre direção mas acho que posicionar a câmera na perspectiva que alguém poderia estar vendo a cena foi algo interessante, mostrando o quanto foi difícil para que ele apertasse a mão sem mostrar a relutância.

Conclusão

Ao início Neon Genesis Evangelion me pareceu ter se tornado um clássico por ter feito coisas antes que, para o tempo, poderiam ter sido novas, mas conforme a história se desenrolou fiquei feliz em saber que este não será esquecido tão cedo, e me ajudou a entender aspectos sobre eu mesmo, e agora tendo assistido consigo me ver recomendando para outros.

E você? Faz parte dos novos fãs ou dos antigos? Se lembra de como foi a experiência de ter visto a obra pela primeira vez? Compartilhe nos comentários.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.