Grand Blue: o que o torna diferente das comédias convencionais? Seria esse um novo jeito de fazer humor no Japão?

Leticia Santana
(Redatora de Blog)
©Zero-G/Inoue

Título: Grand Blue
Título Alternativo: Grand Blue Dreaming
Gênero: Slice of life, Comédia, Seinen
Estúdio: Zero-G
Número de episódios: 12
Estreia: 2018 | Temporada de Verão

Você é daqueles que adoram um besteirol americano? E se for um besteirol japonês? Ah, duvida que exista? Então, vamos fiquem comigo!

Grand Blue é uma série de animação japonesa, adaptada de um mangá com o mesmo título. É escrita por Kenji Inoue, e ilustrada por Kimitake Yoshioka.  A adaptação da série foi produzida pelo estúdio Zero-G, dirigida por Shinji Takamatsu, e contará com apenas doze episódios; iniciados na temporada de verão de 2018.

No anime, acompanhamos a rotina de Iori Kitahara, um jovem que, aos 20 anos, foi estudar na Universidade Izu; em uma pequena cidade litorânea: (Península de Izu) na companhia de seu tio e dono de uma loja de mergulhos com o mesmo nome da série, Toshio Kotegawa, e de duas primas, Chisa Kotegawa e Nanaka Kotegawa.

Para surpresa do protagonista, no mesmo dia de sua chegada, Iori conhece os veteranos, Shinji Tokita e Ryūjirō Kotobuki; em uma situação não muito agradável aos seus olhos. Mais tarde, já na universidade, Iori conhece o colega e calouro Kōhei Imamura, que, assim como Kitahara, passa a ter a vida virada de cabeça para baixo pelos membros veteranos do clube universitário; o qual são “obrigados” a participar.

©Zero-G/Inoue

Uma típica comédia norte-americana

Então você se questiona: o que há de tão especial nesse anime que o distingue de outras comédias? Muito bem, irei pontuar alguns aspectos:

  • A primeira coisa que se observa, é a clara semelhança do anime com uma comédia bem-escrachada – tipicamente americana: onde a história segue estudantes universitários, que vivem de farra e bebedeira, e têm como uma das prioridades conquistar garotas. Como consequência desse comportamento, acabam por se envolver em todo tipo de situação constrangedora.
  • Segundo: os personagens principais masculinos são totalmente desprovidos de inteligência cognitiva; apenas se sobressaindo em atividades que envolvem esportes ou coisas desnecessárias: (como conseguir levantar a saia de uma das personagens femininas com uma bola de beisebol).
©Zero-G/Inoue
  • Terceiro: o excesso de sexualização, tanto masculina, quanto feminina; onde os personagens, por muitas vezes, aparecem com apenas uma tarja (no caso do anime, eles utilizam um círculo) para censurar os órgãos genitais; ou apenas fazem uso de roupas íntimas. Entretanto, esse recurso utilizadoassim como em comédias americanas, tem mais a intenção de ridicularizar os personagens do que mesmo de sensualizá-los.
  • Quarto: linguagem contendo palavrões e frases de duplo sentido. Esse, sem dúvida, é um dos recursos mais recorrentes em comédias norte-americanas, e Grand Blue o utiliza com bastante maestria.

E então? Depois de tantas comparações, podemos considerar que o plot de Grand Blue se assemelha a algum besteirol americano o qual você já possa ter assistido?

©Zero-G/Inoue

Outros temas abordados

         Beleza, mas esse anime só fala de bebedeira e mulher?

Não, o anime também aborda o tema mergulho, (daí o título Grand Blue, se referindo ao mar ou oceano) ou seja, se você curte esportes aquáticos ou pelo menos simpatiza com eles, com certeza vai adorar ver como o oceano e a biodiversidade marinha é retratada na animação, pois elas são lindamente representadas.

Além disso, no meio das falas dos personagens, aparecem algumas lições de vida, e até mesmo frases de incentivo como, por exemplo: “se você apenas fizer o que sabe, nunca chegará a lugar algum” ou “ninguém gosta de ouvir os outros falarem coisas negativas sobre o que gostam”. Além, é claro, de ser super divertido, pois muitas vezes as expressões dos personagens se tornam bastante caricatas, chegando a se assemelhar aos titãs de Shingeki no Kyojin. Somando a tudo isso, possui uma das endings mais engraçadas da temporada.

©Zero-G/Inoue

Para finalizar, acredito que Grand Blue entrará para a lista de comédias mais divertidas da temporada, por seu humor escrachado, e totalmente diferente dos quais estamos habituados. Com certeza, vale muito a pena dar uma olhada nessa animação, por mais que o riso seja algo particular de cada pessoa, acho pouco provável você não conseguir sorrir com uma cena ou outra desse anime super divertido e maravilhoso.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

9
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
Pekun-samaLetícia Santana de SousaPedro Henrique Novaes SantosJhonatan SBJulioo Cesar Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Quitter
Visitante
Quitter

Isso de personagens masculinos pelados frequentemente e com censura também existe em Gintama kkk, que também é besteirol na maior parte do anime

Letícia Santana de Sousa
Visitante
Letícia Santana de Sousa

Verdade, também acompanho Gintama, percebo que ele trabalha mais em cima de paródia e referência de outras obras pra montar o seu humor, além de possuir alguns arcos mais serios. Já em Grand Blue, o que temos é o puro e simples besteirol.

Julioo Cesar
Visitante
Julioo Cesar

Melhor comedia do ano e temporada

Letícia Santana de Sousa
Visitante
Letícia Santana de Sousa

Olha, eu também acho.

Jhonatan SB
Visitante
Jhonatan SB

Que coincidência horas atrás eu me achei lendo esse manga no App da crunchyroll, achei bem divertido. Posteriormente vou assistir o anime.

Letícia Santana de Sousa
Visitante
Letícia Santana de Sousa

Ainda não li o mangá, só acompanho o anime, mas tenho certeza que deve ser tão divertido quanto.

Pedro Henrique Novaes Santos
Visitante
Pedro Henrique Novaes Santos

Sem duvida a melhor comédia DO ANO. Eu não dava muitas risadas consecutivas em um anime desde o Konosuba. Pena que vão ser apenas 12 episódios.

Letícia Santana de Sousa
Visitante
Letícia Santana de Sousa

Pois é, eu também achei pouquíssimos episódios. O jeito agora é torcer por uma nova temporada.

Pekun-sama
Visitante
Pekun-sama

Grand Blue poderia ter segunda temporada ou ser de audiência, era ótimo…