Obras boas mas que não valem a pena começar agora Confira, aqui, algumas obras com grandes e complexas histórias para iniciantes.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Toei Animation/Eiichiro Oda

Existem obras maravilhosas com um bom enredo, personagens carismáticos e um desenvolvimento espetacular. Mesmo com tantas vantagens, algumas obras hoje em dia não são mais atrativas para aqueles que desejam começar a consumi-las agora.

Hoje vou falar um pouco dessas obras – tanto mangás como animes – que, embora sejam espetaculares, existe algum fator dificultando o ingresso de um novo público.

One Piece

©Toei Animation/Eiichiro Oda

Sinopse

One Piece começa quando Gol D. Roger, o Rei Dos Piratas, que, possuiu tudo nesse mundo, antes de ser executado, diz que escondeu o seu tesouro em algum lugar da Grand Line, um oceano extremamente perigoso. Desde então, muitos piratas se aventuram pela Grand Line para tentar encontrar o tesouro chamado One Piece. Um deles é Monkey D. Luffy, o garoto que, acidentalmente, comeu uma das Akuma No Mi, a Gomu Gomu No Mi (Fruta da Borracha). E agora ele pode esticar seu corpo como se fosse uma. A jornada dele começa atrás de companheiros e um barco, que, ele vai conseguindo pouco a pouco, pois tem um objetivo: tornar-se o Rei Dos Piratas.                                                                                                                                 

Detalhes técnicos

One Piece é escrito e ilustrado por Eiichiro Oda com capítulos “serializados” pela Shounen Jump (Weekly) no Japão, e pela Panini no Brasil. É publicado desde 1997; conhecido mundialmente e sendo um dos mangás mais vendidos do mundo; em 2017, o mangá já havia vendido 360 milhões no Japão e 70 milhões fora do país (segundo Anime News Network).

Atualmente, a obra tem 83 volumes lançados no Brasil e 90 lançados no Japão. Sendo amada pelos fãs. O anime tem o score de 8.53, votada por 440.856 usuários sendo atualmente ranqueada na posição 90 do MyAnimeList. Já o mangá, com o score de 9.03, ocupa o sexto lugar da lista de mangás do mesmo site.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Quando uma história é muito grande, é normal que existam arcos ruins; embora os fãs desgostem de alguns, a perda de qualidade não é um fator que dificulta o ingresso dos iniciantes no consumo da história. Mesmo que existam arcos fracos, os próximos compensam em qualidade, sendo uma obra com mais arcos bons do que ruins. A grande questão é a quantidade, tanto do mangá quanto do anime, são quase 1000 capítulos e mais de 900 episódios que exigem um investimento grande de quem está começando. Os números acabam por intimidar qualquer pessoa e a qualidade da obra não é o suficiente para incentivar o público; gerando a desistência do ingresso no universo.

Hunter x Hunter

©Madhouse/Yoshihiro Togashi

Sinopse

A série conta a história de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, um caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas.

Contudo, ao contrário da maioria dos Hunters, que, procuram fama e dinheiro, o herói da história tem uma motivação maior para querer ser um caçador – encontrar seu pai – um dos mais famosos hunters do mundo.

Mas não é qualquer um que pode se tornar um Hunter. Para poder praticar essa reconhecida profissão, é necessário ter uma licença especial – e para tirá-la é preciso passar – e sobreviver – a exames com milhares de inscritos. Uma vez aprovado, e com sua licença Hunter em mãos, o caçador passa a ter direito a acessar áreas restritas; também à informações secretas e consegue acumular facilmente uma grande fortuna de acordo com seus feitos. Incluindo ir atrás de Hunters que usam seus poderes para objetivos escuros.

Detalhes técnicos

Hunter x Hunter é considerado, por muitos, como um dos melhores shounens já criado. A obra é escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi, o mesmo autor da conhecida obra Yu Yu Hakusho. Hunter x Hunter é “serializado” pela Shounen Jump (Weekly) no Japão, e pela JBC no Brasil. O mangá já vendeu mais de 65 milhões de cópias em seu país de origem com 35 volumes, enquanto a JBC publicou a obra até o volume 34.

O shounen contém dois animes. Uma versão de 1999 e outra mais completa e preferida pelos fãs que é a versão de 2011, sua posição é a quinta no MyAnimeList com o score de 9.11 sendo votado por 430,882 pessoas. Já o mangá, está na posição 40 com a nota de 8.70 – avaliado por 51.099 usuários.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Para quem começa pelo anime não tem o que temer; a animação de 2011 ainda é uma ótima pedida mesmo 7 anos depois. Ali ainda existe uma história magnífica, com uma animação consistente e nostálgica. O carisma dos personagens também é preservado e as cenas de ação continuam empolgantes. O problema está para aqueles que desejam iniciar o consumo da mídia pelo mangá, tanto scan quanto mídia física sofrem por conta do autor.

Togashi é conhecido pelo problema de coluna e a obra sofre pelos constantes hiatos causados pela saúde do autor. Em 10 anos de publicação , a obra passou por inúmeras pausas, tendo uma delas demorado mais de dois anos. Recentemente, em entrevista, Togashi comentou sobre o final de Hunter x Hunter:

Eu também preciso pensar em encerrar Hunter x Hunter de uma vez por todas. Houve muitas vezes em que ele parou de aparecer nas páginas da Shonen Jump e tenho a certeza de que as pessoas estão a perguntar o que eu estou a fazer. Mas assim como um comediante não aparece na TV às vezes, ele ainda está a trabalhar em outro lugar, e eu estou trabalhando todos os dias.
Às vezes eu não tenho a certeza do que vai expirar primeiro, o mangá ou eu.”

É difícil para os fãs ler tal afirmação deixando-os preocupado quanto ao fim da obra – se realmente conseguirão ler – as escolhas que o autor tomará. Se ele ficará responsável apenas pelo roteiro, enquanto passará os desenhos para outro artista; e com a própria saúde do autor que é tão querido pelo público.

Berserk

©Liden Films/Kentaro Miura

Sinopse

Guts é um guerreiro errante e antigo Comandante da Tropa de Assalto da renomada unidade mercenária conhecida como o: “Bando do Falcão”. Ele, agora, caça criaturas demoníacas chamadas Apóstolos. Humanos que fizeram um pacto com um grupo de arquidemônios conhecidos como “A Mão de Deus”; que exige o sacrifício de qualquer coisa; ou pessoa que for mais chegado a eles em troca de um poder sobrenatural incrível.

O próprio Guts carrega uma Marca do Sacrifício vinda deste mesmo ritual; ele é uma das poucas pessoas que sobreviveram a tal, entretanto, demônios são atraídos incessantemente até ele onde quer que vá. Com a Marca se tornando mais dolorosa e sangrenta; conforme a proximidade e o poder de seus adversários. Depois de uma briga de infância problemática no bando mercenário de seu pai adotivo, Guts é recrutado pelos Falcões por seu carismático líder Griffith.

Detalhes técnicos

Berserk é considerado, por muitos, a obra prima do Seinen e um título obrigatório para quem deseja colecionar mangás do tipo. A obra é escrita e desenhada por Kentaro Miura desde 1989 – sendo publicada até hoje. É publicada no Japão pela Young Animal e no Brasil pela Panini. No Japão, a obra já vendeu 27 milhões e fora dela 8 milhões de cópias, atualmente, o mangá está em seu volume 24 com o volume 25 já aparecendo em prévias do check-in da editora Panini.

O anime de Berserk está atualmente na posição 4866, com o score de 6.68 tendo votos de 71.784 usuários no MyAnimeList. O grande brilho está no mangá onde ele ocupa a primeira posição com a nota de 9.31 sendo avaliado por 95.713 usuários.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Berserk é um caso complicado. A maioria dos fãs não gosta do anime por conta das escolhas feitas pela produção, a arte em 3D ao invés do 2D já foi um quesito que revoltou muito o público. Dowgrade da animação e uma condução ruim foram os fatores que gerou revolta daqueles que assistiram o anime e não gostaram da adaptação de uma obra tão aclamada. Para iniciantes, o anime, mesmo que não seja indicado, pode ser uma porta para o conhecimento do enredo.

A grande dificuldade, na realidade, está para aqueles que gostam de ter a obra física em mãos. No caso de Berserk, a maior indicação é que as pessoas leiam por meio de scans encontrados na internet; pois Berserk é uma obra muito amada e para colecionadores é algo que não pode faltar na coleção. A tiragem baixa e a busca quase imediata; assim que sai da editora – deixa muitos volumes, como; 13, 19 e 22 – raros. Para quem está começando, é difícil encontrar os números e, quando encontram, estão em um valor abusivo que muitas vezes não vale à pena.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.