Obras boas mas que não valem a pena começar agora Confira, aqui, algumas obras com grandes e complexas histórias para iniciantes.

Henrique Meireles
(Redator de Blog)
©Toei Animation/Eiichiro Oda

Existem obras maravilhosas com um bom enredo, personagens carismáticos e um desenvolvimento espetacular. Mesmo com tantas vantagens, algumas obras hoje em dia não são mais atrativas para aqueles que desejam começar a consumi-las agora.

Hoje vou falar um pouco dessas obras – tanto mangás como animes – que, embora sejam espetaculares, existe algum fator dificultando o ingresso de um novo público.

One Piece

©Toei Animation/Eiichiro Oda

Sinopse

One Piece começa quando Gol D. Roger, o Rei Dos Piratas, que, possuiu tudo nesse mundo, antes de ser executado, diz que escondeu o seu tesouro em algum lugar da Grand Line, um oceano extremamente perigoso. Desde então, muitos piratas se aventuram pela Grand Line para tentar encontrar o tesouro chamado One Piece. Um deles é Monkey D. Luffy, o garoto que, acidentalmente, comeu uma das Akuma No Mi, a Gomu Gomu No Mi (Fruta da Borracha). E agora ele pode esticar seu corpo como se fosse uma. A jornada dele começa atrás de companheiros e um barco, que, ele vai conseguindo pouco a pouco, pois tem um objetivo: tornar-se o Rei Dos Piratas.                                                                                                                                 

Detalhes técnicos

One Piece é escrito e ilustrado por Eiichiro Oda com capítulos “serializados” pela Shounen Jump (Weekly) no Japão, e pela Panini no Brasil. É publicado desde 1997; conhecido mundialmente e sendo um dos mangás mais vendidos do mundo; em 2017, o mangá já havia vendido 360 milhões no Japão e 70 milhões fora do país (segundo Anime News Network).

Atualmente, a obra tem 83 volumes lançados no Brasil e 90 lançados no Japão. Sendo amada pelos fãs. O anime tem o score de 8.53, votada por 440.856 usuários sendo atualmente ranqueada na posição 90 do MyAnimeList. Já o mangá, com o score de 9.03, ocupa o sexto lugar da lista de mangás do mesmo site.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Quando uma história é muito grande, é normal que existam arcos ruins; embora os fãs desgostem de alguns, a perda de qualidade não é um fator que dificulta o ingresso dos iniciantes no consumo da história. Mesmo que existam arcos fracos, os próximos compensam em qualidade, sendo uma obra com mais arcos bons do que ruins. A grande questão é a quantidade, tanto do mangá quanto do anime, são quase 1000 capítulos e mais de 900 episódios que exigem um investimento grande de quem está começando. Os números acabam por intimidar qualquer pessoa e a qualidade da obra não é o suficiente para incentivar o público; gerando a desistência do ingresso no universo.

Hunter x Hunter

©Madhouse/Yoshihiro Togashi

Sinopse

A série conta a história de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, um caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas.

Contudo, ao contrário da maioria dos Hunters, que, procuram fama e dinheiro, o herói da história tem uma motivação maior para querer ser um caçador – encontrar seu pai – um dos mais famosos hunters do mundo.

Mas não é qualquer um que pode se tornar um Hunter. Para poder praticar essa reconhecida profissão, é necessário ter uma licença especial – e para tirá-la é preciso passar – e sobreviver – a exames com milhares de inscritos. Uma vez aprovado, e com sua licença Hunter em mãos, o caçador passa a ter direito a acessar áreas restritas; também à informações secretas e consegue acumular facilmente uma grande fortuna de acordo com seus feitos. Incluindo ir atrás de Hunters que usam seus poderes para objetivos escuros.

Detalhes técnicos

Hunter x Hunter é considerado, por muitos, como um dos melhores shounens já criado. A obra é escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi, o mesmo autor da conhecida obra Yu Yu Hakusho. Hunter x Hunter é “serializado” pela Shounen Jump (Weekly) no Japão, e pela JBC no Brasil. O mangá já vendeu mais de 65 milhões de cópias em seu país de origem com 35 volumes, enquanto a JBC publicou a obra até o volume 34.

O shounen contém dois animes. Uma versão de 1999 e outra mais completa e preferida pelos fãs que é a versão de 2011, sua posição é a quinta no MyAnimeList com o score de 9.11 sendo votado por 430,882 pessoas. Já o mangá, está na posição 40 com a nota de 8.70 – avaliado por 51.099 usuários.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Para quem começa pelo anime não tem o que temer; a animação de 2011 ainda é uma ótima pedida mesmo 7 anos depois. Ali ainda existe uma história magnífica, com uma animação consistente e nostálgica. O carisma dos personagens também é preservado e as cenas de ação continuam empolgantes. O problema está para aqueles que desejam iniciar o consumo da mídia pelo mangá, tanto scan quanto mídia física sofrem por conta do autor.

Togashi é conhecido pelo problema de coluna e a obra sofre pelos constantes hiatos causados pela saúde do autor. Em 10 anos de publicação , a obra passou por inúmeras pausas, tendo uma delas demorado mais de dois anos. Recentemente, em entrevista, Togashi comentou sobre o final de Hunter x Hunter:

Eu também preciso pensar em encerrar Hunter x Hunter de uma vez por todas. Houve muitas vezes em que ele parou de aparecer nas páginas da Shonen Jump e tenho a certeza de que as pessoas estão a perguntar o que eu estou a fazer. Mas assim como um comediante não aparece na TV às vezes, ele ainda está a trabalhar em outro lugar, e eu estou trabalhando todos os dias.
Às vezes eu não tenho a certeza do que vai expirar primeiro, o mangá ou eu.”

É difícil para os fãs ler tal afirmação deixando-os preocupado quanto ao fim da obra – se realmente conseguirão ler – as escolhas que o autor tomará. Se ele ficará responsável apenas pelo roteiro, enquanto passará os desenhos para outro artista; e com a própria saúde do autor que é tão querido pelo público.

Berserk

©Liden Films/Kentaro Miura

Sinopse

Guts é um guerreiro errante e antigo Comandante da Tropa de Assalto da renomada unidade mercenária conhecida como o: “Bando do Falcão”. Ele, agora, caça criaturas demoníacas chamadas Apóstolos. Humanos que fizeram um pacto com um grupo de arquidemônios conhecidos como “A Mão de Deus”; que exige o sacrifício de qualquer coisa; ou pessoa que for mais chegado a eles em troca de um poder sobrenatural incrível.

O próprio Guts carrega uma Marca do Sacrifício vinda deste mesmo ritual; ele é uma das poucas pessoas que sobreviveram a tal, entretanto, demônios são atraídos incessantemente até ele onde quer que vá. Com a Marca se tornando mais dolorosa e sangrenta; conforme a proximidade e o poder de seus adversários. Depois de uma briga de infância problemática no bando mercenário de seu pai adotivo, Guts é recrutado pelos Falcões por seu carismático líder Griffith.

Detalhes técnicos

Berserk é considerado, por muitos, a obra prima do Seinen e um título obrigatório para quem deseja colecionar mangás do tipo. A obra é escrita e desenhada por Kentaro Miura desde 1989 – sendo publicada até hoje. É publicada no Japão pela Young Animal e no Brasil pela Panini. No Japão, a obra já vendeu 27 milhões e fora dela 8 milhões de cópias, atualmente, o mangá está em seu volume 24 com o volume 25 já aparecendo em prévias do check-in da editora Panini.

O anime de Berserk está atualmente na posição 4866, com o score de 6.68 tendo votos de 71.784 usuários no MyAnimeList. O grande brilho está no mangá onde ele ocupa a primeira posição com a nota de 9.31 sendo avaliado por 95.713 usuários.

Por que é uma obra ruim para iniciantes?

Berserk é um caso complicado. A maioria dos fãs não gosta do anime por conta das escolhas feitas pela produção, a arte em 3D ao invés do 2D já foi um quesito que revoltou muito o público. Dowgrade da animação e uma condução ruim foram os fatores que gerou revolta daqueles que assistiram o anime e não gostaram da adaptação de uma obra tão aclamada. Para iniciantes, o anime, mesmo que não seja indicado, pode ser uma porta para o conhecimento do enredo.

A grande dificuldade, na realidade, está para aqueles que gostam de ter a obra física em mãos. No caso de Berserk, a maior indicação é que as pessoas leiam por meio de scans encontrados na internet; pois Berserk é uma obra muito amada e para colecionadores é algo que não pode faltar na coleção. A tiragem baixa e a busca quase imediata; assim que sai da editora – deixa muitos volumes, como; 13, 19 e 22 – raros. Para quem está começando, é difícil encontrar os números e, quando encontram, estão em um valor abusivo que muitas vezes não vale à pena.

SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • Hiccky

    particularmente a única que eu n recomendo dessas 3 é one piece , ao rushar uma obra vc acaba percebendo os vícios na narrativa do autor , que passam desapercebidos pra quem acompanha semanalmente . one piece tem muitos desses arcos uns 5/6 extremamente parecidos e desnecessariamente extendidos.

    • Jumanji God

      Fala isso pq viu que nem uma batata

      • Hiccky

        se eu vi que nem uma batata e achei essa quantidade de semelhança ,imagine se eu tivesse visto do jeito “certo”. para de ser burro e passar vergonha mano pqp .

  • Tiago Ocieto

    Vão tomar no cu, os melhores são os não indicados, são longos porque são melhores, é abusurdo essa matéria, eu comecei one piece quando já tinha mais de 800 episódios, vi todos, sem parar, mangá tbm li do zero, arco ruim? A pegada sempre foi a mesma até hoje, vão plantar batata e ainda são pagos pra isso, o mundo vai acabar mesmo, filhos da puta!

  • Falou pouco, mas falou bosta, tds eles são ótimos para se assistir, aff alguém de um prêmio para o redator dessa matéria.

  • Shiro

    Coisa mais ridícula que já vi. Deixar de ver uma coisa pelo seu tamanho é tão ignorante que nem vale a pena falar sobre.

  • Issei Hyoudou

    Mano, so falou bosta. Eu assistir naruto todo em poucos meses e não pulei um Filler, dps comecei a ver one piece e já tô no episódio 403 em menos de 1 mês (+ou-)

  • David Ribeiro

    Acho a isso foi melhor do que amarrar uma melancia no pescoço
    Tá feliz agora babaca ?
    Falou merda só pra repercutir né.
    Não assisti todos estes animes, mas dizer q uma obra não compensa de ser lida ou assistida
    Vai se fuder seu zoio do cu ?

  • Jefferson Jurandi

    Não concordo, eu realmente tinha receio de ver one piece por que o traço não me agradava mas bastou ver dois episódios naquele dia que só restava tédio que em um mês já estava em dia no episódio 607, quando é bom sempre vale a pena ver, e por coincidência hoje mesmo estou revendo one piece para poder apresentar para minha esposa e ela está adorando, já estamos no arco de impel down e isso em pouco mais de um mês, hoje assistimos menos por causa dos filhos e do trabalho, mas nada nos impede de ver uns 10 episódios por dia e nas folhas uns 30, quando é BOM sempre vale a pena.

  • Hks

    O que dizer desse blog que mal conheço e jamais voltarei.

  • Toujou-san

    No caso de One Piece eu até pensei em começar a ver o anime/Mangá quando ele estivesse finalizado, mas um amigo meu me falou tão bem dele que decidi assistir e hoje sou fã e tenho quase todos os volumes do manga adoro bastante, eu acho bem ridículo não recomendar um manga por causa da quantidade de capítulo pode acontecer o mesmo que aconteceu comigo em outras pessoas, então não deixem de amar uma obra por de quantidade de capítulo leiam/assistam sem medo.

    • matheus xavier

      A única coisa decepcionante em One Piece é o dia em que você chega no ep/cap atual e tem que esperar uma semana pra ver mais …
      Todo o resto da experiência é única e simplesmente incrível!

  • Weslley Latobar

    que porra foi essa que eu li !? q demência

  • Anthony Bernardes

    Por que ofender os caras que fizeram a matéria? Eles apenas escreveram o que pensam. Pessoal aqui parece até petista que fala de “amor”, porém cospe e quer ver o Bolsonaro morto.
    Não é porque a obra é grande, mas sim por causa da existência de arcos ruins e uma animação normal. Você acha que é melhor um iniciante assistir um anime que prende(como SAO, que tem uma história simples, cenas de ação impactantes, com animação bem feita e OST absurda, além de estar nos melhores serviços de streaming) ou One Piece(história grande e complexa, animação decadente, OST excelente também, porém não no mesmo nível de SAO)?

    Acho esse site uma verdadeira porcaria, aliás, todos os sites brasileiros desse ramo são uma porcaria, com exceção de um redator ou outro que consegue escrever algo realmente bom, MAS ofender alguém por causa de ter uma opinião contrária?

  • haynny hyuuga

    One piece, finamente terminei de ver hoje os episódios postados

  • elias silva

    Criei uma conta aqui só para dizer uma coisa, a postagem mais ridícula e idiota que eu já vi, isso não é digno de se chamar de página, como ousam a postar esse conteúdo repletos de melhores animes seus bastardos?

  • elias silva

    Tá feliz agora babaca criador do conteúdo bosta? Criou isso porque sabia que iria ter várias repercussões em relação ao assunto, eu quero que você sefodam por serem idiotas o suficiente para criar essa merda sem sentido, na moral mesmo, vão se fuder idiotas!

  • Savanna-chan

    Nada disso nau concordo com isso, eu to começando One Piece agora e é maravilhoso to ep 234. É to amando é só comecei faz uma semana querido, nau acho que a quantidade de cap atrapalhe nau, muito pelo contrario faz com que vc se interesse nele pois ativa a sua curiosidade pra saber o motivo que levou a ter tantos ep. Por que se nau tivesse audiência, nau teria toda quantidade de ep que tem. Se o anime é realmente bom, assista nau se deixe levar por quantidade ep nau. Amo Hunter x Hunter tmb, to quase terminando, Bersek já foi, e é maravilhoso recomendo todos eles. É ainda falo que vc nau vai se arrepender de investir nesses animes, assim como outros tmb com muito ep como Katekyo Hitman Reborn.^-^

  • Igor Xavier

    “Kaizoku Oni Ore Wa Naru” (Luffy)… “Saisho Wa Guu Jan Ken Guu” (Gon)… “Só me sinto vivo quando estou usando a minha espada.” (Guts)…

  • Igor Xavier

    Me add no Pokemon Go 7091 4274 5378. Obg

  • Gabriel Vieira

    Posso afirmar de experiência pessoal, que one piece vale sim a pena, conheci a obra quando passava no sbt, e comecei a ler o mangá em 2015 e nunca parei de acompanhar, então quem quiser assistir eu recomendo muito.

  • Prid Yuri

    Que revolta kkkk