Qual a relação de personagens icônicos com jogos de sucesso? Alguns são mais importantes que o próprio jogo

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf

Os personagens icônicos são um dos motivos que fazem os jogos serem sucesso entre os jogadores, por isso, a importância de criar um personagem cativante é tão grande. Um jogo que conte com um personagem feito para cair no gosto popular acaba tendo resultados melhores, já que acaba gerando uma forte identidade para o jogo em questão. Consequentemente, atrairá mais pessoas, conquistando mais jogadores.

A importância do personagem

Há muitos personagens de jogos que foram criados a partir de filmes ou séries, dessa forma, os jogadores acabam criando uma identificação muito maior com o jogo. Com isso, os personagens ganham uma grande fama, e não são esquecidos rapidamente. Isso acontece até em jogos de cassino, onde você pode jogar rainhas encantadoras com Bitcoin, por exemplo.

Com o sucesso do personagem, as franquias de jogos também garantem o sucesso, mas para isso é preciso criar um personagem que os jogadores se identifiquem. Um jogo dificilmente  será reconhecido sem um personagem icônico, que ganhe a atenção dos jogadores. Portanto, quanto mais famosos o personagem acabar se tornando, consequentemente a popularidade do jogo irá subir também.

Sendo assim, conseguimos entender que para um jogo ser excelente ele não precisa só de uma boa história, mas também de um bom personagem. E com o grande avanço da tecnologia, podem ser criados personagens com atitude e voz para ganhar o coração de seus jogadores.

Nos dias de hoje, os jogadores acabam tendo um momento de imersão muito maior, quase entrando em uma realidade paralela. Muitas vezes essa é a ideia: fazer com que os jogadores se sintam dentro do próprio jogo.

Exemplos de personagens

Podemos notar os jogos que fazem tanto sucesso por ter uma mascote famoso, como o Super Mario, o Sonic, o Pikachu, o CJ de GTA: San Andreas, e muitos outros que têm muita popularidade por ter uma figura única. Mas o que realmente fez com que esses jogos acabassem tendo tanto destaque no mercado?

O Super Mario é um dos jogos mais antigos e mais vendidos da história, e é um dos responsáveis pela Nintendo ter se tornado o que é atualmente. O encanador ganhou a admiração dos jogadores com a sua personalidade marcante, e desde então foram mais de 200 jogos criados. Esse é um dos jogos que ajudou a criar a história dos videogames, e por mais que hoje não seja tão popular, marcou a infância de muita gente.

O Sonic Mania foi criado nos anos 90, e até hoje é um grande sucesso, pois o porco espinho Sonic cativa os jogadores, além de se ‘’dobrar’’, como se fosse uma bola, para atacar o inimigo, usando o poder de conseguir correr em uma velocidade “supersônica”.

O Pikachu, que é o mascote da franquia “Pokémon”, se tornou um ícone da cultura pop, atingindo milhões de jogadores. Com o sucesso que o anime fez no mundo todo, o Pikachu acabou se tornando um grande exemplo de um personagem que rompe as barreiras do jogo, indo muito além, e se tornando uma “febre” internacional. Não é à toa que até hoje são lançadas novas séries, filmes e jogos da franquia, que tem fãs espalhados ao redor do mundo todo.

Por conta disso, é possível perceber que um personagem marcante é realmente importante, tanto para a popularidade do jogo, como para o crescimento dos fabricantes de jogos, e para a identidade do próprio game.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.