Berserk: Vale a pena ler mesmo que não tenha final? Porque você deveria investir seu tempo na obra

Filipe Sales
Berserk
©Kentaro Miura / Berserk

Já faz um mais de um ano desde que o mangaká Kentaro Miura (1966 – 2021) veio a falecer. Junto dessa notícia, veio outro fator triste nessa história, que Miura não teria terminado sua maior e com certeza uma das mais adoradas obras de todo o Japão: Berserk. Sem dúvida alguma que Berserk é uma das obras mais amadas e conhecidas dentro e fora das terras nipônicas, como o mangá seinen de Dark Fantasy mais lido de todos os tempos.

Após o infeliz ocorrido, uma dúvida começou a rondar vários leitores de mangá, essa dúvida seria: “Vale a pena ler um mangá que talvez nem tenha um final?”. E é sobre isso que iremos falar hoje.

Sobre a História:

Guts é um jovem mercenário, crescendo entre campos de batalha e guerras, ele aprendeu desde cedo a empunhar uma espada e não temer a morte. Até que um dia ele acaba conhecendo Griffith, líder do “Bando do Falcão”, eles lutam e Guts perde, sendo forçado a entrar pro grupo. Os anos se passam e Guts acaba virando um dos comandantes do bando, assim se apegando ainda mais aos mercenários que ele comanda. Mas como qualquer coisa na vida, tudo que é bom dura pouco, pois Griffith faz algo que muda a vida de todos pra sempre, conhecido como o incidente do “Eclipse”.”

O mangá é dividido em seis arcos, sendo eles: O Espadachim Negro, Golden Age, Lost Children, Torre da Convicção, Falcão Milenar e Fantasia. Contando desde o surgimento até uma das últimas missões do “Espadachim Negro”, totalizando mais de 300 capítulos com um ótimo desenvolvimento de personagens.

Um dos maiores motivos para se ler seria o protagonista, que já se destaca no meio de personagens genéricos. Sua história é muito bem contada,além de que acompanhar o crescimento do personagem como um todo é sensacional. Uma das coisas que ajudou a se tornar esse destaque seria a grande espada de Guts, a nomeada “Dragon Slayer” que é um símbolo da série e um dos fatores que conquistou a curiosidade de todos.

A Arte de Kentaro Miura

Berserk
©Kentaro Miura / Berserk

A arte de Kentaro Miura é sublime pra dizer o mínimo, o nível dos detalhes é tão elevado que as vezes fica até difícil apreciar toda a beleza do mangá em um celular, sendo preferível ler a história em uma tela maior ou na sua cópia física que era a visão original do autor. Dos cenários monumentais as expressões faciais, Miura faz tudo com maestria, na minha opinião, chegando perto do detalhamento dos artistas renascentistas. Isso tudo sem falar do design de personagens, de cavalheiros até criaturas místicas e demônios, Miura não decepciona nenhuma vez. Tudo isso faz com que apenas a arte se torne um dos grandes motivos para apreciar Berserk.

Afinal, Berserk Terá um Final?

Não há nada confirmado se o mangá vai ter uma continuação ou se vão abandonar a obra. O último capítulo lançado foi o 364, ele foi publicado em dezembro de 2021 no Japão junto com uma carta da Young Animal (editora que publica Berserk). Nessa nota, dizia que eles conseguiram terminar o último manuscrito deixado por Miura com a ajuda de um membro do Estúdio Gaga, que já trabalhou com o mesmo. Após isso só deixaram um sinal de incerteza quanto a continuação da história, pois disseram que gostariam de fazer o que ele faria. Na mesma carta, eles agradecem ao fãs pelas cartas e pelo carinho para com a obra.

Berserk
©Kentaro Miura / Berserk

Considerações Finais

Com um total de 41 volumes e 364 capítulos, Berserk se tornou um mangá digno do hall da fama, mesmo com uma história que não está completa, ele vale o seu tempo. Pois mesmo sem ter um final, conteúdo é o que não falta, sem sombra de dúvidas você se sentirá intrigado por todo esse universo. Criaturas mitológicas, demônios, guerras medievais e personagens cativantes é apenas uma pequena parte do que lhe espera no mundo de Berserk.

Você já leu ou tem interesse em ler Berserk? Conta pra gente nos comentários!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.