Review: Kiseijuu: Sei no Kakuritsu O que você faria caso acordasse e a sua mão estivesse lendo?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Madhouse

Kiseijuu em uma citação – “Shinichi, eu pesquisei o conceito de demônios e acredito que, entre todas as espécies, os humanos são os mais próximos a eles. Eles matam e comem uma grande variedade de formas de vida. Minha espécie come apenas um ou dois tipos no máximo. Nós somos bastante simples em comparação.”

Kiseijuu – Ficha Técnica

Nome Alternativo: Parasyte -the maxim-
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica, Psicológico, Seinen
Estúdio: Madhouse
Baseado em: Mangá
Número de Episódios: 24
Estreia: 2014

SINOPSE

Izumi Shinichi é um jovem de 17 anos que mora com os pais em um pacato bairro de Tóquio. Certa noite, criaturas parasitas invadem a terra, tomando os cérebros dos humanos, entrando em seus corpos pelos ouvidos ou nariz e, assim, controlando totalmente suas ações e pensamentos. Eis que um desses parasitas tenta entrar no ouvido de Shinichi enquanto ele dorme, mas falha, pois o jovem estava usando fones de ouvido. Então ele resolve adentrar pelo braço direito e fica armazenado lá, logo Shinichi o chama de Migi, dessa forma ambos são obrigados a coexistirem e acabarem com toda a carnificina provocada pelas criaturas.

©Madhouse

POR QUE GOSTEI?

A forma como os parasitas invadem a terra é algo interessante e silenciosa. Eles são inteligentes, astutos, estabeleceram um propósito e por conta disso superam os demais humanos. Eles assumem os corpos das pessoas e as controlam, ao mesmo tempo que se alimentam delas. Isso faz com que o anime nos traga bastantes cenas sangrentas e com mutilações, porém, a forma como trataram essas cenas é algo totalmente diferente do que vemos em um anime do gênero gore, por exemplo, é como se fossem mais elaboradas.

Logo nos primeiros segundos, o anime exibe um parasita devorando uma pessoa e a decapitando (com direito a muito sangue e nenhuma censura). Em seguida, surge a abertura, aliás, a abertura é outro ponto extremamente forte no anime. A música que toca é a Let Me Hear da banda Fear and Loathing in Las Vegas, essa música traz em sua letra algo bem condizente com o anime, a dominação por uma raça superior e uma possível revolta.

©Madhouse

A animação por si só ficou muito boa, o protagonista é muito bem detalhado e nota-se uma boa preocupação com as cenas de ação, já que podemos ver que foram bem animadas. Claro, os erros estão lá, mas como são poucos e a história é bem trabalhada, logo, acabamos não reparando.

Além do mais, o show aborda algumas questões de cunho filosófico. Os parasitas vieram a terra para se alimentar e o alimento deles são os humanos, isso acaba perturbando o nosso protagonista que é totalmente contra. Por conta disso, o parasita que vive em seu braço sempre o questiona sobre o por que dele não aceitar, afinal, nós humanos dominamos os outros animais e simplesmente utilizamos eles como recursos, logo, por que outra raça não pode fazer o mesmo com os humanos? Isso, pois somos conscientes e podemos pensar? Ou simplesmente porque somos egoístas? Tudo isso é “debatido” no anime entre o parasita e o protagonista.

O QUE NÃO GOSTEI?

No geral, é frustrante, pelo menos, ver os aspectos mais interessantes do anime cada vez mais divergir para cenas de luta, pois Kiseijuu é melhor quando tenta silenciosamente gerar sentimentos de desconforto através das transformações perturbadoras, e do incongruente senso de humor seco de Migi.

O relacionamento amoroso de Shinichi com a Satomi Murano (seu par romântico) fica pouco definido durante boa parte do anime, e a personalidade dele no primeiro arco é totalmente difícil de encarar. Já no segundo, é muito apática, embora tenha melhorado consideravelmente.

Também algumas cenas são pouco explicadas, deixando o espectador um pouco perdido sobre o episódio em questão. E mesmo com toda enrolação no romance, é introduzida uma segunda personagem para tentar um “triângulo amoroso” que também é pouco desenvolvido e gera apenas mais mal-entendidos.

©Madhouse

MELHORES MOMENTOS

Atenção leitor! Este trecho contém spoilers do enredo da obra. Caso não queira ser afetado, pule para o tópico “Conclusão”.
Em certo episódio, a escola de Shinichi é atacada por um parasita que pretende o matar. Logo, toda a escola entra em pânico pensando ser algum maníaco ou algo do tipo. Nisso, alguns alunos conseguem sair da escola, outros são mortos e a “namorada” do Shinichi ainda continua na escola sob o risco de qualquer momento ser morta. É então que o mesmo literalmente pula de uma janela do terceiro andar enquanto segura Murano para salvá-la. Após isso, ele volta e trava uma batalha contra o outro parasita.

Morte é o que não falta no anime, e nem o protagonista escapou. Em determinado momento, após tentar lutar na sua própria casa, ele é ferido bem no coração. E então Migi decide salvá-lo nos últimos momentos e usa seu próprio corpo para recuperar o hospedeiro. Porém, isso muda Shinichi, a partir daí vemos uma nova personalidade, mais fria e pouco humanizada.

Além do mais, sua mãe foi morta por um parasita enquanto saia de viajem, isso aumentou significativamente o desejo de Shinichi de ver os parasitas exterminados. Após a sua amiga também morrer de uma forma cruel, esse desejo dele apenas continuou crescendo.

©Madhouse

CONCLUSÃO

Esse é um excelente anime, tanto para quem curte animes gores como para quem não curte. Afinal, mesmo o anime envolvendo carnificina, todas as cenas são muito bem trabalhadas, entretanto, sempre é bom preparar o estômago.

Sobretudo, o anime se destaca bastante por seus momentos de reflexões, que realmente fazem o público pensar. Esse tipo de anime costuma chamar a atenção de espectadores mais seletos. Pessoas que gostam de uma boa história e que mesmo com elementos fictícios acaba trazendo um pouco da realidade irão gostar. Pois o anime sabe unificar muito bem esses pontos.

Caso você tenha gostado de Code Geass ou de Death Note tente assistir esse também. São animes muitos parecidos quanto ao enredo.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.