Animes Podem Transformar Vidas Um pouco da minha história e do poder dos animes sobre mim.

Daniel Orien
(Redator de Blog)
@odanielorien
Kimetsu no Yaiba
© Kimetsu no Yaiba/Ufotable

Nem sempre tenho criatividade para escrever textos. Não é toda semana que me veem ideias ótimas e maravilhosas que mudarão o universo otaku e a visão de vocês, leitores, sobre determinados assuntos. Na verdade, escrever semanalmente sobre o mesmo tema é difícil. Requer muita vontade, esforço, paciência e dedicação. É preciso saber lidar com os obstáculos e os imprevistos do dia a dia. Sem falar nos bloqueios criativos que vez ou outra aparecem.

Não é todo dia que estamos bem. A vida na verdade, se trata mais de como lidamos com os problemas e frustações do que com as vitórias. E é mais ou menos sobre isso que quero falar hoje: O entretenimento (mais precisamente, os animes) podem ajudar ao superarmos as dores que aparecem nas nossas vidas¿

Uso minha vida como exemplo. Não tenho vergonha de esconder minhas feridas ou as dores que tive que superar até chegar ao ponto de escrever esse texto para vocês. Viver dói, principalmente se você tiver dificuldades em lidar com as dores. Nunca foi nos prometidos que a vida seria fácil. Cada um reage de uma forma diante das dificuldades que se encontram a frente.

Boku No Hero
© Boku No Hero/Bones

Ao passar por problemas e situações, que na época achava insuportáveis, tive nos animes o meu grande e maior suporte. O meu apego, a minha vontade de seguir em frente, muito foi alimentado pelo que eu via e escutava. Cada cena, cada dialogo, aqueciam e ainda aquecem meu coração, transformando as cenas, que assistia, em motivação para viver.

Não vou entrar no mérito do que passei e quando passei. Mas, ao contrário de muitos de vocês, tive minha adolescência um pouco afastado dos animes, pra não dizer bastante (Tenho 26 anos, façam as contas kkkk). Acabei abandonado aquilo que sempre me trouxe alegria e prazer, por conceitos de vida que nunca fizeram sentido pra mim (embora tentasse seguir o que me era imposto), seja pra ser aceito ou para conseguir me encaixar ou me enxergar dentro de um grupo. E a verdade? Ser ou tentar ser o que não somos nos definha e mesmo que, aos poucos, nos mata.

O vazio em mim crescia, parte por tentar ser quem eu não era e por tentar me encaixar em grupos que não condiziam com o que eu acreditava. A outra parte, se dava pelo sentimento de solidão. Quando me enxerguei no fundo do poço, comecei a enxergar novamente quem era o Daniel de verdade. Aqui se deu a virada de chave.

Decidi então viver pelo o que eu acredito e fazendo as coisas que tanto amava. Me dediquei a assistir a maior quantidade de animes possível e a ousar escrever sobre. Fiz das minhas redes sociais um diário sobre tudo que via, minhas opiniões sobre determinadas series e episódios e mergulhei de cabeça nisso. O que posso dizer? Os animes podem mudar a vida de toda e qualquer pessoa.

Hunter x Hunter
© Hunter x Hunter/Madhouse

Sou motivado todo dia pelos conceitos motivacionais ensinados em Naruto. Sempre sou impactado pela moralidade que exala na mentalidade do All Might. Aprendi a valorizar a vida e tudo o que está ao meu redor, como é mostrado em Given e Orange, por exemplo. Saí do buraco que hoje acredito eu mesmo ter ajudado a cavar, graças ao impacto que as obras japonesas tiveram e tem em minha vida.

Fiz amizades através dos animes, criei e cultivo vínculos, dou minhas opiniões, sou xingado por vocês quando critico algo que a maioria gosta kkkkkkk. Hoje, além de escrever para sites de anime, ainda possuo uma loja de mangás novos e usados. O que eu quero dizer com isso tudo? Se apegue ao que você ama! Não crie guerras por opiniões divergentes (espero que elas estejam entro do bom senso), cuide das pessoas, cuide de si, seja o protagonista que você tanto queria ser e mude o rumo da sua vida e de outros.

Ah, e quero deixar claro que cada pessoa possui uma experiência de vida diferente. Minha visão sobre a minha culpa, na dor que eu sentia, não quer dizer que você, também, é o culpado pela sua dor e pelos seus problemas. Cada história possui um fator diferente, ok?

Haikyuu
© Haikyuu/Production I.G

Ao ler esse texto, você até pode pensar que perdeu seu tempo ou que tudo isso que foi dito não importa pra você, mas tenha uma ideia em mente: isso importará para alguém. Não importa a sua dificuldade, o problema que você tem enfrentado, a dor que você tem sentido. Saiba que você pode sair dessa e que você não estar sozinho.

Se ajude, se não for o bastante, peça ajuda, mas principalmente, cultive dentro de você as pessoas e as coisas que você ama. São elas que serão sua base e seu alicerce quando a dor apertar. E a minha base e meu alicerce, possuem animes e personagens pra dar e vender!!

Acredite, você sairá dessa pra melhor!!

Espero ter de alguma forma ajudado você a ter esperança, assim como Konoha tem suas esperanças voltadas ao grande Hokage: Naruto. Grande abraço e se cuidem!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.