Comparativo – Fullmetal Alchemist x Fullmetal Alchemist Brotherhood Qual o melhor?

Josué Fraga Costa
(Redator)
Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist

E temos uma nova série de textos na Anime United, esta série de textos serão comparativos entre animes, mais do que somente fazer uma análise mais detalhada, é importante determinar qual entre eles impactou mais em seu segmento, e as regras desta nova série de textos são bastante simples:

Regras

  • Os animes comparados tem de ser exatamente do mesmo gênero, não valendo comparar animes como slice of life com shounen, etc;
  • Vale comparar animes remakes com seus equivalentes originais;
  • Não vale comparar temporadas de animes com temporadas de outros animes, tão pouco entre si, animes serão analisados completamente, incluindo ovas, filmes (se derivado do anime), e temporadas completas;
  • Filmes serão comparados com outros filmes, animes em séries com outros animes em série, etc;
  • Ganha o anime que consegue ter mais critérios a favor.

Os critérios também são básicos, sendo eles:

  • Adaptação (se for anime adaptado de algum material fonte, games, mangás, etc);
  • Trilha Sonora (incluindo aberturas e encerramentos);
  • Animação;
  • Cinematografia (takes de cenas e sequenciamento das cenas);
  • Dublagem (se dublado);
  • Feeling (a capacidade da obra de te deixar vibrado com ela);
  • Originalidade.
Fullmetal Alchemist Brotherhood
©Fullmetal Alchemist Brotherhood

E para dar um pontapé inicial na saga, falarei de uma série considerada uma das melhores dos animes de todos os tempos, uma que cito constantemente em minhas matérias, Fullmetal Alchemist. Shounens como este estão se tornando raros, ainda mais um que conseguiu ter na primeira versão de 2003, 51 episódios em quatro temporadas. Fullmetal Alchemist: Brotherhood em 2009 feio com incríveis 64 episódios, e ambos têm seus pontos de existirem. A primeira versão conta quase toda a estória, porém tem conteúdos próprios da autora, Hiromu Arakawa, escolhendo um final alternativo para a obra, já que o mangá ainda não tinha acabado na época, tendo sido finalizado somente em 2010, quando o Brotherhood estava em exibição, e que pode pegar mais conteúdo do mangá, seguindo ao conteúdo original com mais precisão.

Adaptação

Fullmetal Alchemist: Brotherhood
©Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Como adaptação, não tenho dúvidas, Fullmetal Alchemist: Brotherhood sai como vencedor nessa. É claro que ele foi lançado já no final do mangá e não à toa, veio para concluir a boa obra que é, seguindo com seu final original.

Trilha Sonora

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist leva a melhor aqui, suas aberturas e encerramentos tem mais impacto e memória afetiva neste que vos fala, não que Brotherhood não tenha, mas as de Fullmetal Alchemist são ainda mais lembradas, de Brotherhood, Yui – Again é a única que tem uma lembrança primária mais viva, enquanto o primeiro tem pelo menos três icônicas, fora que a trilha sonora dos episódios vejo que casam melhor com o tom da obra.

Animação

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist

Um empate técnico, muitos são os que falam que é impossível comparar designs de um carro dos anos 20 com um dos anos 2000, mas o que poucos falam é da proporcionalidade, e nestes termos, ambas as animações são belas, apesar de estarem separadas somente por 6 anos, dá pra ver as diferenças entre ambas, desde a paleta de cores e efeitos de iluminação, até uma polida nas linhas dos personagens e cenários, mas cada uma foi lançada com o melhor de suas respectivas épocas em termos de animação.

Cinematografia

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Brotherhood ganha aqui novamente, pois com o conteúdo completo em suas mãos, conseguiu introduzir certas cenas que o primeiro não teve chance, mas principalmente, se você conseguiu assistir primeiro ao Fullmetal Alchemist e depois ao Brotherhood, e começar a reparar nas cenas que o segundo fez, notará a similaridade nos takes das cenas entre ambos, mas você percebe do trato melhor que o segundo conseguiu fazer com mais conteúdo fonte.

Dublagem

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist

Novamente há um empate, apesar de que eu prefira a dublagem do Scar da primeira versão, a maior parte das vozes foram mantidas, seja do Mustang, seja do Hughes, ou dos irmãos Elric. A dublagem do primeiro foi carregada para o segundo com a mesma boa qualidade das vozes e interpretação.

Feeling

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Como feeling, ou seja, o apego que temos com as cenas e tudo mais, sou tendencioso com o primeiro Fullmetal, pois eu creio que mesmo que tenha sido sujeitado a criar episódios sem o material fonte, o tom da obra é melhor trabalhado lá, um tom mais forte e pesado nos episódios, quem viu o segmento da Rose sabe do que falo, mas o impacto inicial do primeiro foi mais forte do que no segundo, fora que o primeiro tem conteúdos originais que são impagáveis, quem não se lembra da cena da luta de admissão ao exército de alquimistas do Ed com Roy Mustang? É hilária, bem animada, e só está na primeira versão.

Originalidade

Fullmetal Alchemist: Brotherhood
©Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Brotherhood ganha aqui por uma pequena margem, eu poderia dar um empate justo, pois o que o primeiro fez não foi de se jogar fora, ter a audácia de se criar um final alternativo é uma sacada muito boa, ainda mais contando com o detalhe que é uma adaptação para vender mais mangás, fora que ele só altera o final, o Hughes morre em ambos, a garotinha é fundida com o cachorro, os homúnculos seguem os mesmos.

Porém, Brotherhood é a ideia original do que a obra realmente deveria ter sido, os acontecimentos finais, onde Ed consegue seu braço e sua perna, além do corpo do Al, e a ideia da obra é única até os dias de hoje, não tendo um concorrente de ideias até hoje é algo que poucos conseguem, como as comédias românticas, várias nasceram após Urusei Yatsura, muitas incríveis, como Tomo-chan, Kaguya-sama: Love is War, mas como Urusei Yatsura, com a mesma proposta e ideia, não há, isso é o que define a originalidade da obra.

Veredito

Fullmetal Alchemist
©Fullmetal Alchemist

Cansei de ver pessoas falando de maneira equivocada, para dizer o mínimo, sobre o primeiro Fullmetal Alchemist, que ele é “desnecessário”, que não vale a pena em vê-lo, mas sem ele, não conheceríamos o que a obra é, por mais que Brotherhood tenha feito um trabalho melhor com o conteúdo fonte, sem o primeiro, estaríamos preparados para ver o segundo? Fora que como anime, o primeiro Fullmetal Alchemist é uma experiência única se compararmos com outros animes de seu tempo, abordando assuntos diversos na jornada dos irmãos Elric, fora que vendo ao primeiro, entendemos melhor o segundo, ainda mais sabendo que o segundo tem o final e tramas originais.

Não entenda errado, não é que um não deva ser visto por conta do outro, ainda mais com uma pequena margem de vitória de Fullmetal Alchemist: Brotherhood sobre a sua primeira versão, mas vale pontuar o valor real que ambas as obras tem para o todo de Fullmetal Alchemist, ambas as animações são incríveis, com uma originalidade altíssima, a boa qualidade de sua dublagem, e o enredo fenomenal da obra. Eu recomendo que você assista ambos, primeiro ao Brotherhood e depois ao primeiro, você conseguirá entender melhor o que esta obra  como um todo representou para o universo dos animes, e por quê falam tanto delas até os dias de hoje.

E quais suas escolhas? Comente qual leva a melhor em cada critério destacado, e aumente a discussão!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.