Quantas horas trabalham os produtores de anime? Vale a pena virar um? Muitos trabalhadores da indústria se mostram insatisfeitos

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Indústria de anime
© Indústria de anime

Já é de conhecimento comum que as pessoas na indústria de anime trabalham incrivelmente longas horas. Essa é uma reputação que a indústria tem até dentro do Japão, um país que já é famoso por se trabalhar demais.

Mas quanto trabalham os profissionais de animação do Japão? Para descobrir, a Janica (Associação de Criadores de Animação do Japão) fez parceria com a editora Dai Nippon Printing para realizar um estudo das condições de trabalho na indústria de anime, coletando 382 respostas de artistas, animadores, escritores, diretores, editores e produtores. 312 forneceram informações sobre o horário de trabalho, e a média foi de 230 horas por mês.

Assumindo um mês de trabalho de 20 dias, calcula-se uma cansativa jornada de 11,5 horas por dia. A única maneira de reduzi-las para oito horas de trabalho regular por dia ou menos seria dividi-las em 29 dias, dando aos animadores apenas um ou dois dias de folga em um mês inteiro.

No lado financeiro, os 360 entrevistados que compartilharam seus dados ganhavam uma média de 4,4 milhões de ienes (US $ 40.700 ou R$ 170.400,00) por ano. Mas nem todos os profissionais de anime ganham tanto, pois cerca de 40% dos entrevistados ganham menos de três milhões de ienes por ano. O que parece ser bastante para os brasileiros, mas no Japão é só o suficiente para sobreviver pois o custo de vida do mais é mais alto que o do Brasil.

Obviamente, longas horas e baixos salários são a norma em muitos setores da indústria do entretenimento. A maioria das pessoas que seguem uma carreira em anime não está fazendo isso porque a vêem como um caminho rápido para a riqueza ou um trabalho confortável e de baixa pressão. Eles estão fazendo isso porque amam a forma de arte. Esse amor pode azedar, no entanto, quando é sobrecarregado por cargas de trabalho tão pesadas.

“Nossos horários são suficientes para fazer sua cabeça girar“, disse uma mulher de 20 e poucos anos que trabalha como animadora. “Todos os dias estou economizando, correndo às cegas para fazer o meu trabalho e me pego pensando: ‘Do que eu mais gostei no anime? Por que eu permaneço nesse setor? ‘Às vezes, não consigo mais encontrar as respostas. Está gastando toda a minha força física e mental, mais meu dinheiro e meu tempo “.

Frustrações semelhantes foram expressas por um animador de origem estrangeira na casa dos 20 anos, que se mudou para o Japão como estudante por causa de seu amor por anime e mais tarde conseguiu encontrar trabalho na indústria. “Não fui contratado para trabalhar na série de anime que eu gosto“, disse ele. “Meu horário de trabalho é tão ocupado que não tenho tempo suficiente para praticar e melhorar minhas habilidades de desenho … Meu salário é baixo e mal ganho dinheiro suficiente para comprar mantimentos, quanto mais pagar seguro ou pagar uma pensão“.

Embora a Janica tenha divulgado apenas os resultados de seu estudo agora, a pesquisa foi realizada em novembro e dezembro do ano passado. O animador nascido no exterior mencionou que, por mais difíceis que fossem suas condições de trabalho, eles estavam gradualmente melhorando em comparação com o que eram antes. Mesmo que melhorias incrementais estejam sendo feitas, a indústria de anime ainda é uma maneira muito difícil de ganhar a vida, e provavelmente continuará sendo assim por algum tempo.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.