Recomendações de animes antigos A antiguidade da animação japonesa que merece ser conhecida.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic

Ashita no Joe (1970)

Sinopse:

Tange Danpei é um boxeador frustrado. Largou os ringues quando perdeu a visão de um dos olhos, e desistiu de ser treinador quando foi traído por seu discípulo. Desde então, vive uma vida de miséria, andando com mendigos e enchendo a cara o dia inteiro.

Um dia, chega um jovem à cidade onde Tange mora. Violento, orgulhoso, aproveitador e mentiroso, Yabuki Joe arranja brigas, trapaceia, rouba e mente. No entanto, sua força e agilidade em suas brigas de rua despertam a atenção de Danpei, que vê em Joe o potencial para se tornar um grande boxeador, talvez, até mesmo, um campeão.

Prosseguindo

Antes de tudo, quero deixar claro que entre os animes aqui citados, esse aqui é, de longe, o meu favorito. Ele possui o protagonista com o desenvolvimento de melhor qualidade que já pude presenciar. O autor Kajiwara Ikki conseguiu transformar um cara filho da p*** em uma pessoa muito melhor; de maneira gradual e totalmente natural.

Essa, para mim, é a maior virtude da obra: a naturalidade. A maneira que a história se desenrola e as atitudes que os personagens tomam são fidedignas à de uma pessoa real, mas ainda assim contam com um toque épico necessário para empolgar quem assiste. As lutas de boxe também conseguem passar uma boa carga emocional. Vale salientar que o final do anime é simplesmente extraordinário e tocante.

©Tokyo Movie Shinsha

Contudo, devido ao fato de ser realmente muito antigo, o visual é extremamente datado. Ainda assim, a direção do Dezaki Osamu é primorosa, contando também com uma marcante trilha sonora. Para a época, aquilo era incrível.

Ashita no Joe constitui-se também como uma das obras mais marcantes para o Japão. Ele serviu de molde para muita coisa que veio depois, e não é difícil encontrar referências em vários animes ao enérgico Joe e sua rivalidade com Rikiishi Tooru.

No ano de 2018, foi exibido Megalo Box, uma homenagem aos 50 anos de AnJ. Apesar de também ser ótimo, só é superior ao seu antecessor em âmbitos técnicos e audiovisuais, resultado natural do avanço tecnológico.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.