Segundo jornal, filme de Kimetsu no Yaiba não rendeu muito para a autora Especialista indica que os direitos dos criadores da obra é desvalorizado nesses casos!

Matheus Henrique
(redator de noticias)
Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

Em matéria da Business Journal, em entrevista com o escritor e especialista japonês Hotaka Sugimoto confirmou que a receita do filme de Kimetsu no Yaiba é pouco rentável para Koyoharu Gotouge.

O especialista explica que apesar do filme alcançar os recordes de bilheteria, acumulando 265 milhões de dólares (27,5 bilhões de ienes), o valor é repartido em contrato para criadora, editora e o comité de produção.

Sugimoto observa que Gekijouban Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen é a primeira obra serializada em filme de Gotouge, o que a intitula como uma escritora novata no ramo e o pagamento adiantado pelos direitos autorais são extremamente baixos.

Outro detalhe que destaca na Business Journal é a decisão de desenvolver o filme, a qual foi tomada enquanto a popularidade de Kimetsu no Yaiba ainda estava crescendo, o que pode reduzir a renda para a autora.

Tendo em conta estes fatores, Sugimoto estima que no máximo a taxa dada à Shueisha pelos direitos da história foi de apenas cerca de 4 milhões de ienes (38 mil dólares), com apenas 2 milhões de ienes (19 mil dólares) indo para Gotouge diretamente pelo filme anime.

Kimetsu no Yaiba
©Kimetsu no Yaiba

Sugimoto observou que como a Shueisha é uma das três empresas no comitê de produção do filme – incluindo Aniplex e Ufotable-, eles receberam uma quantia considerável de volta dos lucros de bilheteira, em comparação com outros comitês de produção que podem ter mais de 10 parceiros. Isto ocorre depois dos cinemas também receberem a sua parte.

Shueisha repassar esses lucros para Gotouge dependerá do seu contrato com a editora, que não foi divulgado ao público. Hideaki Sorachi, o criador de Gintama, mencionou no Volume 51 que “independente de quantas pessoas assistam ao filme ou de quanto seja o lucro bruto, nem um único iene vai para o autor. Recebemos apenas uma taxa de licença inicial”.

Sugimoto acrescentou que, como uma escritora mais nova na Weekly Shonen Jump, o contrato de Gotouge provavelmente não teria nenhum pagamento de royalties embutido para o lançamento nos cinemas de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer).

A baixa taxa de direitos de 4 milhões de ienes para a editora tem vários fatores envolvidos, não apenas porque Gotouge é “nova” na cena do mangá, mas também no sistema geral em vigor. De acordo com a Japan Writers ‘Association, o limite superior pago antecipadamente a um editor para uma história a ser adaptada é de 10 milhões de ienes (96 mil dólares), embora os pagamentos de royalties possam ser incluídos no contrato entre o editor da história original e a produtora, que então pode ser repassada ao criador original com base no seu próprio contrato entre ele e a editora.

Um editorial publicado pela Nikkei Entertainment afirmou que 7 milhões de ienes (67 mil dólares) é uma “grande taxa (de direitos)” e que geralmente 2 a 4 milhões de ienes são pagos a uma editora pelos direitos de uma história mangá para adaptação.

Por outro lado, as histórias que têm origem na Weekly Shonen Jump parecem ter alguns benefícios para os escritores, mesmo que sejam “escritores mais novos”. Mari Yamazaki, a criadora de Thermae Romae (lançado na Comic Beam), disse num programa em 2013 que recebeu apenas 1 milhão de ienes (9.630 dólares) como uma “taxa de uso original” para a adaptação para filme live-action em 2012. O filme live-action foi o segundo filme japonês de maior bilheteira daquele ano, com 5,98 bilhões de ienes (57,5 milhões de dólares) de bilheteira no Japão.

 

No entanto, Gotouge pode realmente receber alguns royalties de “taxas de uso secundário” em relação ao filme. Sugimoto explicou que uma “exibição no cinema é classificada como uma ‘taxa de uso original’, que geralmente é apenas um pagamento inicial, mas os direitos do DVD/BD são classificados como ‘taxas de uso secundário’. Nesses casos, o criador original receberia alguns royalties baseados em DVDs e Blu-rays alugados e vendidos (lançamentos digitais não são considerados)”

Em média, o criador original de uma obra – seja de um mangá, livro ou nove – receberia 1,75% como royalties na compra de um lançamento de um DVD/BD no Japão e 3,35% do aluguel da sua obra. Em 2013, o presidente da C&I EntertainmentOsamu Kubota, explicou que um filme de sucesso poderia render mais de 10 milhões de ienes (96 mil dólares) em “taxas de uso secundário” para os criadores ao contabilizar 10.000 vendas de DVD e 10.000 aluguéis. A empresa de Kubota produziu a popular série de filmes live-action de Samurai X.

Sugimoto observou que, devido a vários fatores, como streaming e vendas digitais, os fluxos de receita da “taxa de uso secundário” diminuíram nos últimos anos. Diretores e argumentistas também recebem essas “taxas de uso secundário”, pois são reconhecidos como autores de um filme ao lado do criador original.

O especialista conclui que, embora os royalties brutos de bilheteria possam não ser pagos ao criador original, é uma situação win-win-win para a produtora, a editora e o criador original porque as vendas do trabalho original aumentam se um filme for um sucesso – como é o caso para Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), onde as vendas do mangá aumentaram para recordes, vendendo mais de 82 milhões de cópias físicas só em 2020! Os produtos vendidos nos cinemas no Japão também dão comissão ao criador original, dando alguns royalties sobre essas vendas.

Sinopse:

Japão, era Taisho. Tanjiro, um bondoso jovem que ganha a vida vendendo carvão, descobre que sua família foi massacrada por um demônio. E pra piorar, Nezuko, sua irmã mais nova e única sobrevivente, também foi transformada num demônio. Arrasado com esta sombria realidade, Tanjiro decide se tornar um matador de demônios para fazer sua irmã voltar a ser humana, e para matar o demônio que matou sua família. Um triste conto sobre dois irmãos, onde os destinos dos humanos e dos demônios se entrelaçam, começa agora. 

Mais sobre:

O mangá de Koyoharu Gotouge já inspirou um anime de televisão que estreou em abril de 2019. Os principais membros da equipe da série anime estão retornando para a sequência. A TOHO e a Aniplex estão lidando com a distribuição do filme. Haruo Sotozaki (Tales of Zestiria the X, Tales of Symphonia the Animation) dirigiu o anime na Ufotable (Fate / Zero, Kara no Kyoukai, Katsugeki: Touken Ranbu) também foi creditada pelos scripts. Akira Matsushima (Maria Watches Over Us, Tales of Zestiria the X) foi o designer de personagens, com Miyuki SatouYouko Kajiyama e Mika Kikuchi servindo como designers de sub-personagens. Yuki Kajiura (Sword Art Online, Fate / Zero, Madoka Magica) e Gou Shiina (Tales of Zestiria the X, Juni Taisen: Zodiac War, God Eater) compuseram a música. Hikaru Kondo produziu a série. O mangá estreou na revista Weekly Shonen Jump em fevereiro de 2016. A série de mangás está inspirando um novo jogo para smartphone intitulado Kimetsu no Yaiba: Keppuu Kengeki Royale além de um jogo de ação separado para PlayStation 4, intitulado Kimetsu no Yaiba: Hinokami Keppuutan. Além disso, o mangá inspirou dois romances e uma peça de teatro.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.